Confira Cinco Dicas Essenciais Para Impulsionar Sua Estratégia Digital

Confira cinco dicas essenciais para impulsionar sua estratégia digital

Com essas dicas em mente você terá mais segurança para investir em marketing digital e garantir os melhores resultados para sua empresa

Em tempos de relacionamento online, investir em marketing digital se tornou uma decisão fundamental para alavancar os negócios de uma empresa, seja esta de pequeno, médio ou grande porte. Porém, o investimento aleatório em marketing digital não faz milagre. Para se diferenciar em um mercado altamente competitivo, você empresário (a) precisa entender bem como funciona o marketing digital e evitar, acima de tudo, custos desnecessários. Acreditamos que se deparar com despesas indesejáveis não é o que você quer, correto?

Dessa forma, o primeiro passo é estudar a fundo o marketing digital, entendendo suas particularidades e avaliar como aplicá-lo em sua empresa. Temos bastante material sobre o assunto disponível aqui no blog e te convidamos a ler o passo a passo para realizar um planejamento de marketing digital eficiente.

Se você já tem um planejamento montado, está agora ciente das estratégias digitais mais assertivas e, enfim, preparado (a) para colocá-las em prática. Você está no caminho certo, mas talvez surjam algumas dúvidas nessa etapa do processo. Então, você começa a questionar se as estratégias vão de fato funcionar, se os resultados serão alcançados, se seus estudos e observações seguem coerentes com seus objetivos, e com as preferências e necessidades do consumidor.

Para sanar essas e outras dúvidas, trazemos aqui cinco dicas essenciais para você obter os melhores resultados. Essas dicas se aplicam a quaisquer ações online que você venha a desenvolver e independe se foram pensadas a curto, médio ou longo prazo. Tenha em mente essas cinco dicas e garanta a execução eficaz de seu planejamento de marketing digital.

 

Dica #1 – Ouça seu público-alvo

Essa pode ser considerada a mais importante das dicas. Com a transformação digital, o consumidor assume um lugar de destaque no desenvolvimento das marcas, onde sua voz tem poder e influencia no fortalecimento ou enfraquecimento da imagem de uma empresa. Com acesso a todo tipo de informação, o cliente compara dados, está mais exigente e demanda transparência e atendimento qualificado.

Essa alteração radical no comportamento do consumidor tem forçado as empresas a mudarem sua maneira de gerenciar os negócios e, claro, a ressignificar sua relação com o público. A postura agora é estar atento ao que o cliente diz, ao que ele deseja e rejeita, com o intuito de proporcionar-lhe experiências diferenciadas. Seguir a trajetória do seu target te coloca um passo a frente para identificar as melhores possibilidades de agir, para que o consumidor tenha sempre na memória a sua empresa como referência.

Uma estratégia que viabiliza o contato direto com o cliente é Inbound Marketing, que consiste no reconhecimento e alcance de um público segmentado. Por meio de conteúdos relevantes você atrai clientes em potencial, cria um relacionamento sólido com eles, estimula um maior engajamento e mantém uma comunicação contínua. Hoje você deve considerar que a relação com o cliente deve ser duradoura e não somente atingir objetivos pontuais. A ideia é reter o consumidor a ponto de torná-lo um porta-voz regular da sua marca.

 

Dica #2 – Marque presença com conteúdo qualificado

De nada adianta investir em um blog ou em perfis de rede sociais e não atualizá-los. Hoje em dia o item mais valioso para os clientes é informação. Para fortalecer uma marca na internet, a dica é produzir conhecimento que vai além da venda de um produto ou serviço. O consumidor não se interessa mais pela abordagem direta de “compre”. Ele quer ser conquistado e valorizado durante o processo de persuasão. É nesse momento que o investimento em marketing de conteúdo deve ser priorizado.

O marketing de conteúdo se divide nas etapas de atração, engajamento e conversão. No primeiro momento você produz conteúdo com base nas preferências e necessidades do seu público. Com esses dados em mãos, você passa a produzir conteúdo que responda as dúvidas dos usuários, como forma de atraí-los ao seu blog ou página no Facebook ou canal do YouTube. A mídia a ser usada é definida de acordo com o comportamento do seu público.

Ao atrair o consumidor, o próximo passo é estimular o engajamento dele por meio da estratégia call-to-action, ou chamada para ação. O engajamento pode acontecer na forma de curtida, comentário ou até mesmo em um clique para fazer download de e-books que trazem conhecimentos mais completos. E, por último, a conversão se faz quando o relacionamento alcança tamanha maturidade que a ação de oferecer produtos e serviços se torna natural e o consumidor não se sente coibido, mas valorizado pela oferta que recebe. É isso o que chamamos de otimização de conversão (CRO – Conversion Rate Optimization). É a arte de converter usuários em consumidores sem precisar aumentar a verba para isso.

 

Dica #3 – Faça regularmente a análise de dados

Essa terceira dica está relacionada com as anteriores porque fazer a mensuração das ações que você aplica no marketing digital vai te dar suporte para aprimorá-las ou alterá-las, se necessário. Se o seu target não está satisfeito com alguma ação, ele vai manifestar essa opinião de imediato e, com certeza, ele fará isso na internet. O consumidor sabe que um comentário de apenas 140 caracteres pode reverberar em um alcance e velocidade jamais imaginados antes, e em pouco tempo a imagem da sua marca vai sofrer algum tipo de desgaste.

Se esse desgaste não for percebido a tempo, pode se tornar uma crise de imagem de grande proporção, em que será necessário investir verba para contratar profissionais em busca de reverter a situação. Essa verba a mais afeta o orçamento da empresa e a bola de neve só cresce. Então, para evitar chegar em uma situação drástica assim, que tal antever cenários de risco e transformar ameaças em oportunidades?

Outra vantagem da análise de dados é ter acesso a informações valiosas que vão balizar as estratégias digitais. Ao invés de atirar no escuro, viabilize ações baseadas em dados concretos. Dessa maneira, investir em ferramentas que façam essa análise de dados é indispensável para alavancar os resultados.

 

Dica #4 – Tire maior proveito das ferramentas online

Existe uma gama infindável de ferramentas online que contribuem para potencializar sua estratégia. É importante você conhecê-las a fundo, para tirar o maior proveito de cada uma. Claro que não há necessidade de usar todas as ferramentas disponíveis, mas de selecionar aquelas que melhor atendam à determinada ação digital. Por exemplo, vamos considerar que você iniciou o processo do marketing de conteúdo e se encontra agora na etapa de conversão. Uma ferramenta que pode ser uma aliada nesse momento é o email marketing.

No estágio da conversão você já tem um relacionamento com seu público e a intenção é torná-los fiéis à marca. O email marketing é um meio qualificado para estreitar a relação. O consumidor não vai estranhar receber mensagens da marca, já que espontaneamente cedeu seus contatos para, por exemplo, fazer o download de um e-book. Na verdade, a tendência é dele encarar essa aproximação de forma positiva, como se estivesse a receber notícias de um amigo querido, que lembrou dele para compartilhar algo de suma importância.

Existem algumas técnicas que tornam o email marketing uma ferramenta agradável e isso vai desde o título da mensagem à linguagem usada, passando pelo conteúdo que agrega valor. É sempre relevante deixar claro que, se o usuário tiver interesse em não mais receber aquelas mensagens, ele pode descadastrar o recebimento. Mas a maneira como você aborda esse assunto faz diferença. Revelar que aquele remetente vai fazer falta pode fazê-lo repensar a decisão de, em apenas um clique, fragilizar uma relação que levou algum tempo para se consolidar.

 

Dica #5 – Conte com o apoio de uma equipe capacitada

E nossa última dica, e não menos importante, é se alicerçar de uma equipe altamente capacitada. Essa equipe pode ser composta por funcionários internos ou terceirizados. Já abordamos esse assunto, se melhor contratar ou terceirizar profissionais para cuidar do marketing digital, e recomendamos a leitura. Ter um time ao seu lado dá a segurança e garantia de que o planejamento de marketing digital vai ser executado com eficiência. Além disso, você pode delegar as funções mais regulares para a equipe enquanto ganha tempo para se concentrar no relacionamento com potenciais clientes.

Você pode contar com o apoio dos Digital influencers para intensificar a relação com o consumidor. Sabe aquela história de que uma pessoa segue a recomendação de um amigo ou familiar para adquirir determinado produto ou serviço? Pois os Digital Influencers são pessoas que possuem certa notoriedade na internet e o que dizem é facilmente assimilado pela audiência. Dessa maneira, ter esses influenciadores digitais como parte de sua equipe é uma ação valiosa para reverberar a imagem de sua marca.

 

Temos dica bônus também!

Marketing digital significa atualização contínua. A internet é um ambiente de constantes mudanças e manter-se atualizado te coloca passos à frente da concorrência.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe esse conhecimento!

 

 

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