Na era digital, contratar ou terceirizar? Avalie e tome a melhor decisão!

Na era digital, contratar ou terceirizar? Essa é uma questão essencial para investir em marketing digital na sua empresa; veja os cenários que você deve analisar antes de fazer sua escolha

 

Você empresário (a) que começou a investir no marketing digital, pode se deparar com uma dúvida relevante: contratar profissionais para integrar sua equipe ou terceirizar esse serviço? Bem, não podemos dizer que essa pergunta traz uma resposta fácil. É preciso avaliar uma série de variáveis, analisar os mais diversos cenários, ponderar questões essenciais para, enfim, tomar uma decisão que seja mais favorável para seu negócio.

 

E vale ressaltar que essa decisão não precisa ser definitiva. Talvez ela caiba melhor num determinado momento da empresa e, após novos estudos e pesquisas, outras decisões devem ser tomadas. Existem vantagens tanto na contratação quanto na terceirização e cabe ao (à) gestor (a) refletir com cautela antes de fazer um investimento, para evitar prejuízos posteriores.

 

Pode ser que, para dar início ao trabalho de marketing digital, seja mais interessante terceirizar o serviço, com o intuito de impulsioná-lo. Contar com a expertise de profissionais e agências de comunicação do mercado te dará mais segurança para acompanhar o planejamento e alcançar os resultados. Com o tempo, a demanda de contratar uma pessoa para sua equipe interna pode surgir e, eventualmente, você se sentirá confiante para considerar essa decisão.

 

Abaixo listamos algumas variáveis importantes para você ponderar antes de decidir pela contratação ou terceirização. Acompanhe!

 

Urgência da demanda

Quando você identifica as melhores estratégias digitais para sua empresa, percebe que há ações mais urgentes do que outras. Nesse ponto, você precisa ter o tempo como seu aliado, até porque as mudanças no ambiente online são constantes e você não quer ficar para trás.

 

Encontrar, entrevistar e contratar profissionais capacitados pode ser uma tarefa demorada. Realizar um treinamento para sua equipe interna se especializar nas áreas requeridas pode tornar prolongado um processo que precisa ser feito com certa brevidade. E, algumas vezes, você percebe que nenhum de seus funcionários se adéqua para assumir as novas demandas e um treinamento pode ser inútil e dispendioso.

 

Num cenário como esse, a melhor alternativa é terceirizar o serviço, buscando profissionais ou agências especializadas na sua principal necessidade. Isso é sinônimo de qualidade na execução das atividades e maior garantia de que os resultados estabelecidos serão alcançados.

 

Caso as demandas não sejam urgentes e virão a ser aplicadas a médio e longo prazo, investir na contratação de profissionais para integrar a equipe interna é uma boa decisão. Dessa maneira, você poderá acompanhar de perto o desempenho das novas pessoas do seu time e tê-las próximo é eficaz para otimizar ações que exigem uma resposta mais rápida.

 

Conhecimento

Talvez você pense que ter uma equipe focada em marketing na sua empresa seja suficiente para se inserir no mundo virtual. O ponto a ser levado em consideração é saber se as pessoas do setor possuem todo o conhecimento necessário para pensar e aplicar as estratégias digitais. Além disso, cabe analisar se sua empresa possui a estrutura adequada e as ferramentas essenciais para atender às novas exigências. É sempre importante lembrar que o marketing voltado para o universo online possui características e necessidades próprias. Portanto, conhecê-las e dominá-las antes de tomar decisões é fundamental.

 

Dessa maneira, para impulsionar o marketing digital, indicamos a realização de parcerias com profissionais ou agências experientes. Há muitas pessoas altamente qualificadas em marketing digital, que acumulam expertise em diversos segmentos e apresentam um portfólio diversificado de atendimento, o que lhes dá uma valiosa vivência de mercado.

 

Se você acredita que é viável aproveitar os talentos que já integram sua equipe e realizar capacitações seja até mesmo uma maneira de valorizá-los e dar espaço a para que cresçam na empresa, investir internamente acaba sendo a melhor saída. Ou se você percebe que integrar novos profissionais pode favorecer o ambiente de trabalho, pela questão da renovação de ideias e projetos, a contratação é uma estratégia válida.

 

Disponibilidade

Contratar profissionais para trabalhar diretamente com marketing digital permite que você tenha uma equipe sempre à disposição na empresa. Trabalhos com redes sociais, por exemplo, que requer uma interação mais direta e instantânea, pode ser melhor desempenhada por uma pessoa da equipe interna. Isso porque se trata de um profissional que conhece mais a fundo os procedimentos e os valores de sua empresa, com capacidade para oferecer soluções e respostas de forma mais ágil e eficiente.

 

Quando se trabalha com terceirizados na era digital, a distância, em alguns casos, pode não contar a favor. Dessa maneira, ter pessoas por perto para dar conta de algumas ações e projetos é mais eficaz e pode evitar, até mesmo, ruídos na comunicação. Porém, ter uma equipe interna exige uma supervisão presencial mais constante. Essa função pode, às vezes, tomar muito o seu tempo ou o tempo de pessoas em posições estratégicas, que poderiam estar envolvidas em demandas mais pontuais da empresa.

 

Quando terceiriza o trabalho de marketing digital, você não estará todos os dias ao lado da equipe, mas, em compensação, ficará mais seguro quanto à execução do serviço porque terá à disposição um grupo de profissionais comprometidos em entregar o melhor. Isso te livra de lidar com obrigações trabalhistas ou acompanhar a produtividade de cada funcionário, lhe permitindo investir energia e tempo em outras estratégias relacionadas ao seu negócio.

 

Custos

O que custa menos: contratar funcionários fixos ou contratar profissionais de fora? Se você está tendo dificuldade em identificar uma pessoa com o perfil ideal ou se sua empresa é pequena e conta com uma estrutura simples, investir na terceirização se apresenta como o melhor caminho.

 

A ideia é que você feche negócio com profissionais experientes ou uma equipe que tem o conhecimento requerido para desenhar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática. Num curto prazo, o retorno sobre esse investimento pode ser maior do que o de uma contratação.

 

Para contratar uma pessoa, é preciso levar em consideração os encargos trabalhistas, como impostos, férias, alimentação, transporte, pagamento do 13º salário, dentre outros. Além disso, será necessário ter disponíveis algumas ferramentas fundamentais do marketing digital, como programas online, plataformas de mídia e softwares. Para atender uma equipe maior, talvez você tenha que comprar móveis e equipamentos novos e até mesmo, alugar outro espaço.

 

Se você terceirizar o trabalho, o valor pode ser muito menor em comparação à manutenção de um setor inteiro. Se for preciso, por exemplo, reduzir o orçamento destinado ao marketing digital, basta apenas ajustar o contrato, sem se preocupar com a demissão de funcionários.

 

Olhando de forma superficial, parece que a terceirização é a escolha mais interessante para reduzir custos. Porém, a longo prazo, pode ser mais barato e mais simples contratar e manter uma staff interna, que estará inserida na cultura organizacional da empresa e pode crescer ali dentro, do que assumir as despesas de manter uma equipe sem vínculos com você.

 

O ponto mais importante é avaliar as vantagens e desvantagens das duas modalidades com base num melhor custo-benefício.

 

Visão do negócio

Ter uma equipe interna traz a vantagem de que ela estará totalmente imersa no seu negócio, conhecendo a fundo toda a atividade da empresa, seus pontos fortes e fracos. Pessoas que prestam o serviço de fora nem sempre adotam a política da empresa de maneira convincente e isso pode vir a causar desgastes e desmotivação dos entre colaboradores internos e externos.

 

Porém, a terceirização tem o benefício de atrair profissionais com experiência em diversos segmentos do mercado, o que pode ser útil para enxergar os desafios da empresa por um novo viés, apresentando ideias inovadoras e soluções mais rápidas, eficazes e duradouras.

 

Modelo híbrido

Algumas empresas têm adotado um modelo misto de contratação efetiva e terceirização porque há algumas atividades do marketing digital que são melhor desenvolvidas pela equipe interna e outras que são melhor executadas por profissionais de fora. Por exemplo, trabalhar as oportunidades de novos negócios e atendimento ao cliente são duas funções que podem render mais quando realizadas pelos colaboradores fixos. Já produção de conteúdos online relevantes e execução de ações “braçais”, que se caracterizam pelo grande volume e frequência, podem ser repassadas para uma equipe externa assumir.

 

Acreditamos que, após analisadas as abordagens feitas acima, você tenha condições mais seguras e embasadas para decidir pela contratação ou terceirização do serviço de marketing digital. O mais importante antes de tomar qualquer decisão para sua empresa é estudar as possibilidades, avaliar as oportunidades e ameaças, e perceber quais escolhas potencializam as forças e neutralizam as fraquezas do seu negócio.

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