Black Friday Confira 10 Dicas Para Aproveitar A Data Para Alavancar As Vendas

Black Friday: confira 10 dicas para aproveitar a data para alavancar as vendas

A data mais importante do ano no e-commerce brasileiro está chegando. A Black Friday, que desde 2010 vem se consolidando nestas terras tupiniquins, exige que as marcas se preparem bem para aproveitar todo o potencial de vendas.

No ano passado, o evento registrou crescimento de 23% nas vendas totais, sendo movimentados R$ 3,5 bilhões somente no e-commerce. E em 2019 não promete ser diferente: a estimativa é que 370 mil pessoas façam compras virtuais pela primeira vez, enquanto 68% dos usuários que consumiram nos anos anteriores devem fazer o mesmo nesta edição. A previsão é de que, no total, o faturamento da Black Friday em 2019 chegue a R$13,5 bilhões, segundo a consultoria de mercado GfK.

O Black Friday surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, e instaurou a tradição das famílias de fazer compras após o feriado de Ação de Graças, na última sexta-feira de novembro. A data oferece produtos e serviços com descontos que chegam a até 90%. No Brasil, o evento ganhou notoriedade a partir de 2010, especialmente no e-commerce, segmento no qual a Black Friday brasileira surgiu e ainda predomina.

Faltando pouco mais de um mês para o dia global de promoções, você sabe qual é o impacto da data no comércio? Mais importante: sua empresa está preparada para a ocasião? Trouxemos algumas dicas do que fazer para bombar nas vendas da Black Friday em 2019. Vem com a gente!

        1. Planeje descontos reais

Embora a desconfiança do consumidor brasileiro venha caindo ano a ano, cerca de 35% dos consumidores ainda não acreditam que os descontos da Black Friday sejam reais. No início, era recorrente que algumas empresas utilizassem a data apenas como chamariz, sem dar descontos reais. Tal situação levou que os brasileiros apelidassem o evento de “Black Fraude”, popularizando slogans como “tudo pela metade do dobro”. Contudo, a consolidação de práticas como uso de agregadores de preço e reclamações em sites específicos e nas redes sociais reduziu esse tipo de situação. Ainda assim, a prática persiste em algumas empresas: em 2018, o site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações referentes a data, sendo a maioria por propaganda enganosa e maquiagem de preço.

Deste modo, quando for planejar os preços a serem praticados durante a data, aposte na profundidade: é muito melhor dar grandes descontos em alguns produtos do que dar pequenos descontos em uma grande variedade. Deste modo, sua marca fica associada positivamente ao evento e evita que, o que deveria ser um chamariz para alavancar suas vendas, seja um tiro no pé na credibilidade da sua marca.

       2. Planeje toda a campanha

Planejamento. Sim, realmente acreditamos que o planejamento (com alguma margem para o improviso inteligente) é a chave para qualquer negócio. Assim, mais do que pensar em descontos reais, avalie direitinho toda a campanha que a sua marca irá lançar durante a Black Friday: quais produtos colocará em promoção (os que estão parados no estoque? os que têm maior margem para desconto? Os produtos-isca, porta de entrada para outras vendas?), quantos e-mails serão enviados, quais estratégias de marketing digital etc.

       3. Invista em marketing digital

A consolidação da Black Friday nos últimos anos tornou os consumidores mais influenciáveis a seguir tendência e adquirir produtos devido ao evento, favorecendo o cenário para investir em marketing digital. Com estratégias bem definidas, as marcas devem usar o conhecimento que têm do seu público a fim de impactá-lo com descontos atrativos pelo maior número de canais possível (redes sociais, YouTube, sites e blogs). Em 2018, os sites de busca motivaram a compra de 25% dos usuários, seguido pelas redes sociais, com 19% das escolhas (Facebook 53%, Instagram 32%, Google+ 7%, YouTube 4%, WhatsApp 2% e outros 2%). Destes, 80% se disseram satisfeitos com a compra indicadas nas redes. Assim, planejar uma estratégia integrada, utilizando ações como marketing de afiliados, possibilita estar presente em diversas plataformas, convertendo mais usuários, gerando aumento de cliques e vendas para a marca.

    4. Desenvolva uma pré-campanha

Vamos bater novamente na tecla: planejamento é chave. Para que tudo funcione com maior fluidez na Black Friday, diversas marcas utilizam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e testando plataformas e estratégias de marketing pouco tempo antes da Black Friday em si. Essa iniciativa pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, ajuda a identificar possíveis falhas e refinar as personas, e, claro, potencializa as compras no dia da Black Friday. Além disso, essa pré-campanha torna a marca mais reconhecida e com aumenta as chances de ampliação da base de clientes. É interessante desde já começar a preparar as imagens dos produtos que serão ofertados na campanha, para evitar erros e correrias de última hora. A pré-campanha também ajuda as pessoas ficarem sabendo que haverá descontos e conseguirem planejar as compras que desejam.

     5. Crie uma Landing Page específica

Uma boa estratégia de marketing para a pré-campanha da Black Friday é criar uma Landing Page específica para captar o contato de potenciais consumidores. A página pode conter recursos como aviso de estoque limitado, um cadastro para receber as promoções em primeira mão já na quinta-feira e/ou exclusivamente por e-mail. Uma LP pode ser o diferencial que vai fazer você sair na frente dos seus concorrentes.

     6. Promova uma campanha de e-mail marketing

Essa é tradicional, mas funciona: segmente seus clientes por interesses e histórico de compras e promova campanhas de e-mail marketing específicas para as ofertas selecionadas. Não esqueça de preparar as campanhas com antecedência (planejamento, meu amigo), testando valores, links e responsividade do e-mail.

     7. Analise os dados

No mundo do big data, utilize os dados a seu favor. Caso tenha participado de outras edições da Black Friday, provavelmente sua empresa tem dados relevantes que devem ser analisados para atingir os resultados desejados nesta campanha. Enquanto, informações sobre vendas são necessárias para adequar sua meta de faturamento, dados como número de acessos simultâneos e interação da audiência nas redes sociais ajudam a preparar a infraestrutura necessária para atender bem a demanda. E  ah, obviamente: analisar as estratégias de divulgação do ano anterior, ajuda a entender o que funciona ou não no seu marketing digital. Para quem vai participar da Black Friday pela primeira vez, também vale a dica: basta fazer uma análise mais ampla de como os seus concorrentes participaram da edição anterior. Estudar os dados é essencial para quem quer aproveitar melhor a oportunidade de vendas e atingir a persona adequada com uma maior precisão.

     8. Prepare o suporte em tempo real

Na mesma vibe da análise de dados: prepare a infraestrutura necessária para atender a demanda. Lembre-se que o movimento em seu site deve ser bem acima do usual caso durante a Black Friday. Mais tráfego é igual a mais clientes. Com o aumento de visitantes simultâneos é natural que cresça também a quantidade de potenciais clientes com dúvidas sobre determinados produtos ou serviços. Não esqueça de deixar uma equipe de prontidão para monitorar mídias sociais e o site, de modo a não deixar o cliente aguardando. Há ferramentas também, como Olark e Zopim, que podem ajuda a tirar essas dúvidas rápidas.

     9. Aprimore suas plataformas

Mais do que uma oportunidade para alavancar as vendas, a Black Friday deve ser um modo de ampliar seus leads e aprimorar suas plataformas. Para isso, é importante verificar a descrição do site e inserir o máximo de informações sobre o produto que conseguir: de medidas até vídeos-demonstração. Uma boa descrição é importante para o rankeamento e pode ser a diferença no final para que o consumidor opte por sua marca – afinal, caso não encontre as informações que deseja no seu site, é possível que o consumidor as procure na loja concorrente.

    10. Faça um atendimento de excelência

A máxima das boas vendas continua funcionando durante a Black Friday: mesmo que nem sempre o consumidor tenha razão, cabe a sua marca atendê-lo da melhor maneira possível. Um atendimento rápido e eficiente é essencial para que o consumidor opte pela sua marca e feche o negócio.

Anotaram as dicas? então bora zerar o estoque! Boas vendas 😀

 

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