planejamento de marketing digital

Como fazer o planejamento de marketing digital e obter sucesso

Para entender a importância de um planejamento de marketing digital e sua relação com o bom andamento dos negócios, é fundamental saber como os processos e campanhas estão intimamente ligados a um calendário bem organizado.

Nesse contexto, vamos trazer um pouco da realidade do que ocorre no dia a dia da Digitalents.

Nos últimos tempos, a agência atuou em diversos projetos, estruturando jornadas estratégicas com os mais variados objetivos – e foi possível auxiliar empresas a encontrar um caminho eficaz para alcançar suas metas.

Compreender o funcionamento de um planejamento de marketing digital, significa visualizar cada passo dessa estrutura, de forma a entender como cada etapa é relevante na busca dos melhores resultados.

Diagnóstico

A fase de diagnóstico é a que antecede um planejamento de marketing digital. É através dela que são feitas as avaliações minuciosas de cada aspecto do seu negócio, no que diz respeito ao atual status da marca na internet e diante dos concorrentes. Aqui serão avaliados pilares como:

Presença digital

Como a marca já é vista no ambiente digital. Como o público encara sua atuação, que tipos de resultados já foram obtidos. Aqui é sempre interessante ressaltar que, mesmo que a empresa não possua uma presença online, as pessoas já interagem com ela – nas redes sociais próprias, nos canais de avaliação, de reclamação ao consumidor etc.

Análise de mercado

Quais as melhores práticas em marketing digital que o segmento de seu negócio vem produzindo no mercado? E, mais: o que a concorrência já fez ou está fazendo sobre o assunto? Como impactar de forma inovadora esse tópico?

A partir daí, abre-se espaço para a etapa que é o tema deste artigo: como fazer o planejamento de marketing digital.

Planejamento de marketing digital

Abaixo estão algumas das principais etapas que envolvem esse tipo de processo.

Objetivos

Um importante ponto de partida é saber onde se quer chegar, mas com algumas premissas que devem ser obedecidas:

  • É fundamental que sejam metas com especificidade, capazes de serem mensuradas;
  • O tempo/prazo que melhor atende aos interesses do seu negócio deve estar definido nessa fase.

Canais

Em tempos multiplataforma, a escolha dos canais para as ações constitui em fase importante do planejamento de marketing digital. Uma marca jovem, por exemplo, não deve direcionar campanhas inteiras ou quantias consideráveis de impulsionamento financeiro à plataforma Facebook. No entanto, o público do Instagram, nesse caso, pode fornecer uma resposta mais assertiva.

Persona

A definição de persona vai além do público-alvo. Significa estabelecer características verossímeis a tipos de audiências que podem se interessar por seu produto ou serviço. Nesse perfil estão descrições de comportamento, dores, características demográficas, financeiras etc. Uma boa definição de persona adianta muito nas etapas de um planejamento de marketing digital de sucesso.

Orçamento

Como você já deve saber, apesar de as redes sociais e os buscadores da internet terem sido inicialmente conhecidos por sua gratuidade, hoje em dia, comercialmente falando, as entregas dependem diretamente de mecanismos de impulsionamento.

Isso significa que os conteúdos só são entregues para um número maior de pessoas, conforme a utilização de anúncios pagos. O que favorece uma outra característica importante dessa relação comercial, que é a segmentação.

O seu conteúdo “aparece” para determinadas pessoas, que podem ser definidas nas plataformas com base nas personas pré-definidas.

Dentro desse universo, se faz necessário até quanto está disposto a gastar para alcançar o que foi definido lá no início, nos seus objetivos.

A Digitalents possui um time especializado nesse tipo de correlação.

Estratégias e implementação

São etapas que consistem nas definições de caminhos que serão trilhados e, em seguida, como será colocada em prática a estratégia.

Essa fase se baseia em um planejamento de marketing digital robusto, amplamente alinhado com um calendário, que vai definir cada um dos processos envolvidos, em áreas que vão do conteúdo à estrutural, como desenvolvimento de sites, layouts, identidade visual etc.

Monitorar e mensurar

Esse é um grande diferencial da Digitalents: não basta colocar a obra no mundo, é preciso entender como cada uma das etapas estão se desenvolvendo.

Trata-se de um acompanhamento contínuo, domínio das ferramentas e recursos de Analytics e entender se as metas e objetivos estão dentro do alcance do que foi programado.

É uma etapa importante, também, para mudanças drásticas na condução dos trabalhos – é a chance de mudar o rumo de uma campanha evitando, assim, problemas no futuro.

Uma das principais vantagens de um planejamento de marketing digital é a possibilidade de fazer ajustes constantes.

Principais erros de um planejamento de marketing digital

Com a nossa experiência de mercado, é possível afirmar que são muitas as desvantagens de não ter um planejamento de marketing digital ou, ainda, ter um que seja mal feito.

Não executar ou fazer de forma incompleta cada uma das etapas implica em resultados negativos no decorrer das operações.

Uma das reclamações que mais ouvimos de clientes é a de que o investimento financeiro feito na campanha não rendeu os leads esperados. Esse tipo de atitude costuma desanimar setores inteiros, fazendo com que empresas deixem de olhar para o digital de forma mais positiva.

Por isso a necessidade de ter uma consultoria que acompanhe cada etapa desse planejamento, pois é uma chance de que cada item seja contemplado sob a devida atenção.

É como o alicerce de uma grande obra, em que cada pedaço tenha robustez para dar conta de sustentar toda a estrutura no decorrer da campanha.

E você? Já tem um planejamento de marketing digital para a sua empresa?

Gostaria de uma conversa para entender cada uma dessas etapas e, ainda, fazer um diagnóstico inicial?

Fale com a Digitalents e nosso time estará à disposição para lhe auxiliar na busca dos melhores resultados.

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