6 Maneiras Para Jornalistas Atuarem Com Marketing Digital

6 maneiras para jornalistas atuarem com marketing digital

Da gestão de mídias sociais à criação de e-mail marketing, muitas das habilidades jornalísticas podem ser aproveitadas nas estratégias digitais de uma empresa

Jornal, Rádio, TV, Internet ou assessoria. Já se foi o tempo em que as únicas opções de atuação de jornalistas estavam relacionadas ao binômio Redação x Assessorias de Comunicação. Na Era da Transformação Digital, novas demandas e mercados surgem a todo tempo. Dentro desse cenário, o marketing digital tem se mostrado um campo importante para os jornalistas do século XXI. E por isso lançamos a pergunta: o marketing digital é ou não é um aliado do jornalismo?

Não há dúvida de que podemos dizer que sim. A combinação jornalismo e marketing digital tem tudo para dar certo. As habilidades inerentes dos jornalistas podem ser muito úteis na hora de uma empresa aplicar o marketing digital. Isto porque a principal estratégia utilizada nesta área é o cerne do trabalho jornalístico, ou seja, o conteúdo.

Contudo, vale destacar aqui, que é muito mais relevante o modo de gerar este conteúdo: o jornalismo cultiva uma forma peculiar de produção de conteúdo que utiliza uma escrita fluida para capturar a atenção do leitor. Essa é uma habilidade muito especial quando se quer produzir conteúdo com valor agregado, que não está focado em vender um produto, mas em gerar  conexão com o consumidor –  estratégia que, podemos dizer, é o “coração” do marketing digital.

Já destacamos em muitos de nossos artigos que é através da criação e manutenção do relacionamento com o cliente que sua marca vai se destacar no mercado. Quando você ganha autoridade em seu ramo de atuação, consequentemente amplia e fortalece sua imagem perante o consumidor, que passa a ser o defensor da sua marca.

Conteúdo: estratégia-chave de marketing digital para a reputação da sua empresa

Qual é a primeira coisa que você pensa quando lembra das marcas Coca-Cola ou Netflix? Apostamos que dificilmente tem a ver com o produto final que cada uma vende. Pode ser que a Coca-Cola te lembre almoços de domingo em família, natais ou o acompanhamento perfeito daquela sua lasanha predileta. Já a Netflix pode ser associada ao descanso daquele dia cansativo, aos comentários sobre a próxima maratona de séries no grupo de amigos ou até mesmo mesmo as tecnologias disruptivas, que reinventam o jeito de uma empresa fazer negócios.

O que as grandes marcas têm em comum? Elas oferecem ao consumidor muito mais do que apenas o produto ou serviço que produzem: elas são capazes de criar memórias afetivas, conexão, fidelidade. O consumidor 4.0 quer muito mais do que um produto acessível e com qualidade. Ele quer vivenciar experiências de uma empresa que esteja conectada com seus valores de mundo, que reverbere suas estórias.

De acordo com a organização Content Marketing Institute, 70% dos consumidores preferem saber mais sobre uma corporação por meio do conteúdo que ela fornece do que por uma propaganda. Esse conteúdo é relevante para construir a imagem que vai sempre se conectar com o consumidor, o que auxilia na construção da reputação corporativa. No contexto da Transformação Digital, não há profissão que esteja mais apta a contar histórias do mundo real pensando nas necessidades do leitor do que o jornalismo e não há melhor forma de fazê-lo do que utilizando as estratégias de Marketing Digital. É ou não um casamento perfeito?

Como jornalistas podem impulsionar o marketing digital

Em um artigo intitulado “A Revolução do Marketing de Conteúdo”, o prestigiado periódico Harvard Business Review afirmou que grandes marcas estão angariando jornalistas para produzir marketing digital porque “jornalistas treinados e escritores são os melhores profissionais para sintetizar informação, capturar a atenção do leitor e sustentar um padrão editorial crítico”.

Ron Lieback, CEO do ContentMender, traz alguns argumentos do “porquê” as áreas de Marketing Digital devem absorver as habilidades desenvolvidas pelos jornalistas. Para ele, um dos pilares sagrados para escrita jornalística, as perguntas básicas que devem ser respondidas em uma matéria (O quê? Quando? Como? Onde? Por que? Quem?), devem ser reaproveitadas no planejamento de conteúdo em marketing digital.

Ele defende que cobrir todas essas perguntas em um conteúdo assegura que se tenha todo material necessário para responder questões e resolver problemas dos consumidores – os dois principais elementos de qualquer campanha de marketing digital. Independente de qual seja o formato – blog, imagem, vídeo, infográfico, um conteúdo online bem-sucedido deve tentar responder essas seis questões, considerando que “quando” e “onde” são as menos importantes nesta equação para o marketing digital.

Lieback lista outros fatores que indicam como os jornalistas também podem auxiliar na construção de uma reputação corporativa sólida ao criar conteúdo de marketing digital. São eles:

  • Credibilidade – É preciso que o conteúdo produzido seja verídico e tenha qualidade.
  • Clareza – Se você quer se conectar com seu público, seja o mais claro possível, não importa quão denso seja o conteúdo.
  • Equilíbrio – Conteúdos qualificados são focados na conexão com o leitor, nas suas questões, necessidades e problemas. Está fora de cogitação a ênfase excessiva nos serviços e produtos da empresa.
  • Familiaridade com escritas de nicho – Tenha conhecimento especializado e domine a melhor linguagem para se comunicar.
  • Timing perfeito – Esteja ciente de que é preciso encontrar o equilíbrio entre o cumprimento de deadlines e o momento certo para tratar dos assuntos mais atuais, de apresentar o que é tendência no mercado digital.
  • Boa escrita e agilidade – Escrever com agilidade não significa escrever mal. É importante desenvolver a prática constante da escrita, com vistas a melhorar a qualidade e otimizar o tempo de produção de cada conteúdo.

6 áreas de atuação para jornalistas no marketing digital

Todos os argumentos que trouxemos até aqui podem gerar a falsa impressão de que as habilidades jornalísticas podem ser bem aproveitadas apenas no desenvolvimento de conteúdo para mídias e produtos digitais. De fato, essa é uma ótima área de atuação para esses profissionais. Porém, não é a única. Conheça logo abaixo seis maneiras para os jornalistas atuarem no marketing digital. E ainda temos um bônus: saiba como o marketing digital pode auxiliar na construção de carreira dos jornalistas.

Atuação #1 – Gestão de mídias sociais

Além de ser um dos pilares essenciais da presença digital de uma empresa, as mídias sociais são um dos principais canais de comunicação entre consumidor e marca. Sendo assim, o gestor de mídias sociais tem a missão fazer essa conexão através da construção, engajamento e gerenciamento de uma comunidade de fãs para a marca. Cada mídia tem objetivo e público próprios e é papel do gestor saber exatamente quais deles são importantes para a estratégia de marketing digital da empresa, para estabelecer os pontos essenciais para fazer acontecer uma campanha ou ativar o momento ideal para atingir objetivos muito particulares, como a geração de leads e fechamento de vendas.

Atuação #2 – Marketing de conteúdo com SEO

O ponto-chave aqui é a criação de conteúdo que amplie a busca orgânica pela sua marca, aproveitando ao máximo as técnicas de SEO. O profissional de marketing de conteúdo deve sempre disponibilizar conteúdo de alta relevância ao cliente. Portanto, para alcançar esse fim, é importante fazer uso da grande quantidade de dados gerada pelas ferramentas de Big Data. Também se faz necessário desenvolver uma habilidade analítica para avaliar cuidadosamente os dados e buscar insights a partir deles. Afinal, de nada adianta acumular dados se não se sabe o que fazer com eles, não é mesmo?

Atuação #3 – Storytelling

O storytelling é a capacidade de gerar uma narrativa que consiga reter a atenção do cliente e faça uma conexão direta com que ele sente e deseja. Para o marketing digital, o storytelling tem papel relevante enquanto ferramenta de contação de estórias relevantes relacionadas à sua marca, onde começo, desenvolvimento e fim atuam diretamente na memória afetiva do consumidor.

Atuação #4 – Infoprodução

A atuação dos infoprodutores é o desenvolvimento de materiais digitais com valor agregado para segmentos específicos e de forma variadas. A ideia aqui é transformar o conhecimento em material qualificado, em formato de e-books, cursos e conferências, infográficos, guia com passo-a-passo, etc. Reiteramos que, mais uma vez, a habilidade jornalística de saber qual é a melhor maneira de contar histórias ganha pontos nessa área de atuação.

Atuação #5 – Planejamento de Marketing

Uma das etapas mais importantes nas estratégias de marketing digital é também uma das atividades mais complexas da área. O profissional que atua no planejamento de marketing digital é responsável por conectar o plano de negócios, ou o core business, à estratégia de posicionamento e comunicação da marca. Aqui, quanto mais completo for o profissional e quanto mais conhecer das variadas áreas de comunicação, incluindo o jornalismo, melhor.

Atuação #6 – Criação de e-mail marketing

A estratégia de E-mail Marketing é uma das três mídias que mais gera vendas em lojas virtuais – daí sua importante como estratégia de marketing digital. Portanto, nesta área tão importante, é fundamental contar com a expertise de um profissional que domine as particularidades dessa estratégia e de todas as ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado. É ter alguém que saiba transmitir do melhor modo uma mensagem relevante ao consumidor.

Bônus – Como o marketing digital pode ser um aliado do jornalista

Se por um lado vimos o quanto o marketing Digital tem a ganhar com a presença de profissionais de jornalismo no planejamento e desenvolvimento de suas estratégias, há também motivos específicos para compreender que a recíproca é verdadeira.

O objetivo principal e mais nobre do jornalismo é o de levar informação verídica ao máximo número de pessoas possível. No século XX, isso significava apenas publicar em um veículo de comunicação de maior circulação. Atualmente, sabemos que ter um posicionamento privilegiado nos buscadores da internet é tão importante quanto produzir um conteúdo de qualidade para veículos de grande circulação.

Além do mais, em um cenário onde vemos a redução do número de profissionais nas redações, a tendência é o surgimento de veículos menores e independentes, onde jornalistas especializados podem ocupar seus próprios espaços no meio digital. Assim, os conhecimentos de estratégias de Marketing Digital são essenciais para a manutenção do jornalismo enquanto negócio e para desenvolver habilidades imprescindíveis para qualquer jornalista que busque empreender na Era Digital.

Consultoria e criação de marcas jornalísticas próprias, agregando mídias como o YouTube e blogs, também são exemplos de como o marketing digital pode auxiliar na diversificação e ampliação da atuação dos jornalistas.

Sendo assim, com tantos pontos de convergência apresentados nesse artigo, é possível que você agora concorde conosco de que o marketing digital e o jornalismo formam um casamento em potencial, que tem tudo para revolucionar ambas as áreas na era da Transformação Digital.

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