Social Network

Dicas essenciais para usar as mídias sociais no mercado B2B

Quando o assunto é marketing B2B, há uma dúvida que sempre surge na cabeça dos empresários:

  • Será que é possível manter um canal de comunicação assertivo de empresa para empresa utilizando as redes sociais?

Sim, é totalmente possível trabalhar a comunicação B2B nas redes sociais, caso você saiba utilizar os canais de comunicação corretos.

Muitas empresas já começaram a aplicar marketing B2B nas mídias sociais e, estão obtendo resultados bastante expressivos.

Nós, da Digitalents, daremos algumas dicas para que você consiga aplicar técnicas de marketing B2B da maneira correta.

O desafio de aplicar marketing B2B nas mídias sociais

Trabalhar estratégias de mídias sociais no mercado B2B é ainda um grande desafio, principalmente, quando a questão é escolher os canais que melhor se encaixam com o seu público alvo.

Uma pesquisa realizada pelo Social Media Marketing Industry Report que procurou descobrir quais são as melhores plataformas para aplicar o marketing B2B revela números impressionantes:

• 52% dos melhores resultados vem do Facebook;
• 21% é gerado a partir do Linkedin;
• 13% através do Twitter;
• 4% do Youtube;
• 4% do Google Plus;
• 3% do Pinterest;
• 2% do Instagram;

Com relação à expansão de seus negócios, a maioria das empresas consideram o Linkedin como uma canal mais “formal” e ideal para aplicar marketing B2B nas mídias sociais.

Separamos 5 dicas para compor a estratégia da sua empresa nas redes sociais.

 

Dicas aplicáveis para B2B

O primeiro passo é lembrar que você está fazendo uma conexão com outra empresa, então a forma de engajar, de imprimir autoridade e até o tipo de linguagem precisa ser condizente com esse aspecto, porém isso não quer dizer que precisa ser algo pouco atrativo. É necessário encontrar a forma ideal de fazer o posicionamento de sua marca em cada mídia que resolver atuar. Veja algumas dicas!

 

#1 – Informação Relevante

Nas mídias sociais, muito provavelmente, nenhuma empresa vai investir tempo em textos enormes, afinal, ele é escasso. Então você precisa criar anúncios, campanhas ou mesmo posts sociais que transmitam a mensagem de forma assertiva.
Textos curtos, com imagens chamativas, que tenham um layout personalizado e que levem a marca de sua empresa, são ideais para quem procura aplicar marketing B2B nas mídias sociais.

#2 – Segmente com objetividade

Nas mídias sociais a segmentação é um dos métodos mais eficientes para atingir seu público alvo no marketing B2C, então no B2B não poderia ser diferente. Se você decidir anunciar, crie campanhas segmentadas e que tenham foco em empresas naquele segmento.

Por exemplo:

Escolha direcionar suas ações de marketing apenas às empresas de marketing digital, ou apenas de publicidade off-line ou, então, apenas de marketing político, e assim por diante.
Dessa maneira, você consegue chamar a atenção com um conteúdo relevante.

#3 – Posicione-se como Autoridade no Assunto

A empresa, precisa se posicionar como autoridade em seu segmento. Valorize e procure sempre divulgar feedback de clientes, cases e dados que comprovem que é uma referência no tipo de serviço que presta.

#4 – Conteúdo é sua melhor arma no B2B em mídias sociais

É o tipo de conteúdo que uma marca posta que vai dizer muito sobre sua essência, sobre o seu posicionamento, sobre os seus valores e até mesmo sobre o seu propósito profissional.
Dê uma atenção especial a esse ponto, escolha as palavras corretas e certifique-se de que não há espaço para duplicidade de entendimento.

#5 – Tenha um objetivo

Definir um objetivo e ter um planejamento é fundamental para alcançar resultados expressivos em sua campanha.
Se o objetivo é captar novos clientes, foque toda sua expertise para conversão!
B2B nas mídias sociais é o futuro, então é necessário que sua marca já esteja pronta para atender essa nova demanda de mercado.

Fique atento às novidades do blog. E se precisar de apoio para criar estratégias e aplicar o marketing B2B em seus negócios, conte conosco, basta entrar em contato!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *