Em Tempos Difíceis, O Marketing De Performance Pode Fazer A Diferença Para Os Negócios

Em tempos difíceis, o marketing de performance pode fazer a diferença para os negócios

A concorrência no mercado e a necessidade de aumentar receitas estão ampliando as ofertas de produtos e estratégias para que as empresas possam tornar as campanhas mais assertivas. E a precisão nos números e resultados pode fazer a diferença durante a execução de uma campanha, afinal, nenhum negócio quer investir recurso e tempo em estratégias que não correspondem ao objetivo. Essa necessidade está ampliando o acesso das empresas a uma estratégia que se mostra cada vez mais útil no dia a dia dos negócios: o marketing de performance, que foca no resultado de todas as ações a partir da análise dos números, seja qual for o objetivo, como, gerar receita, cliques, leads ou outras metas da marca.

 

Com a estratégia é possível investir em mídias que vão proporcionar o retorno de resultados exatos. Em um vídeo anunciado na internet, por exemplo, é possível monitorar quantas pessoas assistiram, por quanto tempo, em quais dispositivos foi reproduzido, quantas visitas teve no site e quantos leads gerou como resultado. Com essas informações, será possível otimizar as campanhas ou desativar aquelas que não geraram bons números. Tudo isso a partir de um conjunto de ações e estratégias que irão fornecer dados para a tomada de decisões.

 

A estratégia digital pode ser usada por qualquer empresa que deseja ampliar o alcance e conquistar novos clientes por meio da internet. Para as empresas de e-commerce que precisam atrair clientes e converter em vendas, o marketing de performance atuará diretamente nas ações para tornar as campanhas mais eficientes, pois irá otimizar os resultados sem a necessidade de investir um alto valor naquela determinada campanha. 

 

O marketing de performance se mostra eficiente com a capacidade de mensurar as ações e, por isso, chama a atenção dos empreendedores, pois a estratégia é voltada para aquilo que é relevante para o negócio, com a segmentação do público para atingir o objetivo de atrair clientes mais qualificados para a compra. 

 

Para implantar a estratégia digital nos negócios é necessário ter uma mudança de postura para que a empresa passe a focar em decisões baseadas em dados e pesquisas. Uma consultoria em marketing digital pode facilitar esse caminho para analisar e implantar essa mudança dentro dos negócios. Por se tratar de uma estratégia baseada em análise de dados, é possível aplicar algumas táticas que, inicialmente, irão tornar a campanha mais efetiva, como diminuição do custo por clique, otimização de anúncios, testar novos públicos, identificar as campanhas e anúncios que geram mais leads com os testes A/B, e aumentar os resultados orgânicos da empresa, com técnicas para melhorar o posicionamento do negócio nos sites de buscas, otimização e criação de conteúdos. As possibilidades que o marketing de performance oferece são inúmeras e podem gerar resultados satisfatórios em pouco tempo.

 

Monitorando o desempenho da sua empresa, é possível usar as principais métricas para obter os resultados que irão dar uma dimensão para o negócio. O tráfego no site é o primeiro passo para saber quantas pessoas estão sendo atraídas pelo conteúdo, dá para analisar quais as publicações mais acessadas e assim desenvolver novas estratégias. O tempo de visita é outro mecanismo que fornece um parâmetro de quanto tempo cada usuário permanece na sua página, com isso, é possível descobrir eventuais falhas que levam o usuário a ficar pouco tempo no site. A taxa de cliques revela a eficiência do anúncio e ajuda a avaliar diferentes aspectos de uma campanha. Tem a taxa e custo por cliques, por leads, taxa de conversão, retorno sobre investimento, entre outras métricas fundamentais para gerar resultados efetivos para o negócio.

 

O sucesso de uma estratégia passa por diversas etapas, mas, sem dúvidas, medir, analisar e gerenciar as informações é fundamental para que o negócio consiga performar e atingir os resultados. Para isso, é preciso ter meios que irão dar um panorama da situação e direcionar os caminhos mais assertivos. Por isso, não despreze as métricas de um negócio, todas as informações são valiosas para o crescimento da companhia.

 


 

* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.

Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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