É hora de planejar as estratégias digitais para 2021

É hora de planejar as estratégias digitais para 2021

O próximo ano vai começar cercado de desafios e chegou a hora de hora de planejar as estratégias digitais para 2021. No planejamento das empresas será necessário elaborar uma estratégia que possa englobar os resultados negativos de 2020 para recuperar as perdas e traçar outro caminho pensando no novo ano, de forma que promova marca, produtos e serviços. Por isso, é preciso que as estratégias digitais para o seu negócio sejam preparadas desde já. 

 

Acima de tudo, para enfrentar as incertezas os negócios deverão adquirir um perfil digital. Essa é a tendência para os próximos anos e deve ser levado em consideração para o planejamento dos negócios para 2021.

 

Pensando em um novo ano, o que deve estar no foco das empresas é o marketing digital. Essa é uma estratégia de negócio que irá auxiliar as empresas a recuperarem aquilo que perderam em 2020 e, mais do que isso, vai fortalecer o engajamento da marca (em um período tão conturbado) fidelizando clientes para uma nova jornada. Dentro desse cenário, o investimento com o marketing digital deve estar no planejamento de qualquer negócio seja pequeno, médio ou grande.

 

É importante salientar que no cenário que se desenha para o próximo ano o mercado estará mais atento a valores que fazem parte das empresas, como valores sociais, empatia e sustentabilidade. Isso já faz parte da rotina dos clientes e estará ainda mais em evidência.

 

Pensando em tudo isso, entre as tendências para o próximo ano, está o investimento de recursos nas estratégias de marketing digital com a contratação de empresas e consultorias especializadas nesse tipo de negócio. Ter esse suporte pode significar uma redução de custos com uma equipe própria, sem contar que o serviço será mais assertivo, de acordo com o seu negócio e necessidades.

 

Entre os serviços em destaque e que prometem ganhar espaço no próximo ano está a técnica de otimização de sites para ferramentas de busca, o SEO. Essa é uma tendência que ganhou mais oportunidade entre as empresas e estará em evidência, já que atrai clientes orgânicos e qualificados e por meio das páginas de pesquisas nos buscadores.

 

Apesar das inúmeras ferramentas digitais que existem à disposição no mercado, é importante lembrar que a maioria delas não são tendências, pelo contrário, são uma realidade obrigatória que devem fazer parte dos negócios digitais. O que o próximo ano irá exigir é que essas ações sejam aperfeiçoadas pois se tornarão ainda mais essenciais para aquelas empresas que que precisam captar clientes. Ter uma identidade digital estabelecida fará a diferença nos negócios.

 

O novo ano trará desafios para todos os segmentos, por isso a empresa deve estar em sintonia com o mercado e, principalmente, com o que cada público necessita. É preciso ser pioneiro nos negócios para implantar ações que melhorem o relacionamento com os clientes. Com tantas opções, é importante passar uma mensagem eficaz e assertiva, sem desperdiçar tempo e recursos.

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* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.

Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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