Mais uma rede social. É isso mesmo? O Threads chegou com muita força no início do mês de julho e, desde então, tem gerado um impacto muito grande no mundo digital.
Afinal, foram mais de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias, superando a novidade tecnológica que, até então, tinha conquistado marca semelhante, o comentado ChatGPT.
Para começar: o que é o Threads
O Threads faz parte do Instagram e foi criado pela Meta, big tech responsável por marcas como Facebook e WhatsApp.
A rede se assemelha ao microblog Twitter em vários aspectos, mas com algumas diferenças marcantes.
Permite até 500 caracteres, links, fotos e vídeos de até 5 minutos.
Como diferenças, é interessante notar a ausência de recursos como as hashtags, ferramenta muito comum de conexão de tópicos e marketing digital.
Não há, até o momento, recursos de monetização para creators e marcas.
Outra diferença é a inexistência de mensagens diretas, que são os canais de troca de conversas privadas.
Se você ainda não sabe, segue um passo a passo para acessar o Threads:
- Download do aplicativo Threads, para Android e iOS.
- Clique na opção “Entrar com o Instagram”.
- Nesse momento, você tem a opção ou não de seguir as mesmas contas que segue na outra plataforma.
- Definir perfil: nome, minibiografia, link (se tiver), se é público ou privado.
- Basta clicar em “Entrar no Threads” e começar a se aventurar por essa rede.
Como usar bem o Threads
Toda rede social pode ser utilizada com resultados positivos e negativos em todos os contextos.
Uma campanha bem estruturada pode oferecer bons números em engajamento, leads e vendas. Por outro lado, um post mal planejado tem forte potencial para gerar uma crise de imagem, cancelamentos digitais etc.
Pensando na essência que move essa nova plataforma que acaba de nascer, nosso time selecionou algumas boas práticas para seu uso.
Faça threads
Você notou que a palavra acima foi escrita em letra minúscula, certo? O conceito de thread já é bem difundido na web, inclusive, no Twitter.
São os famosos fios, sequências de postagens relacionadas sobre um mesmo tema, estabelecendo um fluxo de ideias.
Essa é a proposta que pode (e deve) ser bem aproveitada no Threads. Recursos como storytelling e listas são propostas de compartilhamento de conteúdo corporativo nesses moldes.
Um Instagram para o Threads
O Threads está altamente vinculado ao perfil no Instagram – inclusive há dados que são transferidos de um para o outro automaticamente quando você se inscreve no Threads.
Entenda que a criação de um perfil nesse novo caminho implica em associar a sua marca a essa plataforma de comunicação e interação.
Cuide para que o perfil de mensagens e o teor do que se compartilha “converse” com sua essência.
Preciso de uma estratégia digital no Threads?
A resposta mais simples é: DEPENDE. Se sua empresa, serviço ou marca vai estar presente no Threads, essa decisão deve vir acompanhada de um planejamento.
E isso significa uma estratégia bem alinhada com todos os pilares de comunicação do negócio.
Mais uma rede para administrar?
Essa é, também, uma questão muito importante. É preciso ter consciência de todos os espaços onde suas mensagens serão divulgadas e entender, inclusive, se há a necessidade de mais um canal a ser implementado.
Compreenda que em cada espaço onde for divulgado seu conteúdo é esperada uma reação distinta da audiência. É fundamental que os profissionais sejam treinados para interagir dentro de cada realidade apresentada.
Ainda é um contexto muito novo, cheio de desafios e aprendizagens para todos que interagem com o Threads. Por isso, acredite, os usuários de todos os níveis ainda estão na fase de APRENDIZADO.
A boa notícia é que esse ainda não é um assunto prioritário nesse segmento, ou seja, que ocupe o topo das preocupações em estratégias digitais de uma companhia.
No entanto, já é possível anotar as seguintes dicas para sua atuação corporativa nesse meio digital.
Engajamento é o foco
O Threads é baseado em interações e “fios de posts” e mensagens na sequência. Sendo assim, não perca tempo: interaja!
Se houver a possibilidade de responder ou colaborar com algum tema, o canal é ideal para isso.
Marca ou vendas
O que se tem dito até o momento é que o Threads oferece um mecanismo importante para recursos de fortalecimento de marcas.
As abordagens mais diretas para vendas ainda não tem sido o foco central das ações até então em andamento.
Sinta a vibe
Por enquanto, esqueça aquelas detalhadas agendas para a programação de postagens em alinhamento com datas comemorativas e temas pré-definidos.
As mais promissoras interações do Threads têm acontecido, com os assuntos quentes no momento ou, como se fala no Twitter, os chamados Trending Topics.
Outro ponto que corresponde, também, a essa falta de programação prévia é a ausência, até então, de um caminho de monetização para essa nova rede. Isso significa que, diferentemente do Instagram, ainda não se fala em uma programação de impulsionamentos, verbas para tráfego etc.
Vamos falar sobre sua estratégia digital?
Sua marca, negócio ou serviço precisa estar no Threads? Quais as melhores campanhas e abordagens para as mídias sociais?
Como estabelecer metas e objetivos em temas como branding, alcance, analytics e vendas, específicos em cada terreno?
Em suma, é hora de bater um papo sobre esse assunto. A Digitalents tem uma equipe dedicada a estruturar planejamento estratégico pensando nos melhores resultados para a sua empresa. Clique aqui para conversar com a gente!