Branding no mercado digital: em uma definição mais simples de Branding, podemos dizer que é o conjunto de ações alinhadas para criar e fortalecer o posicionamento, propósito e valores da marca. O branding permite definir o valor e se diferenciar dos concorrentes: pela logomarca, qualificação de sua equipe, qualidade do serviço prestado e construção de uma identidade sólida.
Esse não é um conceito novo, mas norteia a atividade e o sucesso de uma série de marcas globais e, ainda, pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio – inclusive o seu! E nos dias atuais, é impossível tratar desse assunto e não abordar o conceito de digital branding (ou branding no ambiente digital).
Branding no mercado digital:
Alinhado com o atual momento tecnológico e de divulgação de informações, era natural que as empresas migrassem os efeitos que seus produtos e serviços causam, também, para esse universo digital.
O Branding no mercado digital é o processo de usar ativos desse ambiente na construção de uma identidade on-line para a marca, que vai permear qualquer canal de comunicação/divulgação de conteúdos, como websites, perfis de redes sociais, anúncios e marketing de conteúdo.
Qual a relação entre branding e marketing digital?
As ações e estratégias de marketing digital da empresa devem, obrigatoriamente, “conversar” com os pilares que estruturam a marca.
Não faz o menor sentido, por exemplo, que uma marca como a Adidas efetue ações que não tenham relação com aspectos como esporte, performance, estilo etc.
Sendo assim, com uma estratégia de branding bem definida, as ativações de campanhas de marketing digital tendem a ser mais ricas, com a construção de uma presença forte nos meios virtuais.
Marketing digital tem, em sua essência, a missão de capturar leads nesse universo e, assim, poder vender produtos. Enquanto isso, o branding digital tem como objetivo construir relações e engajar os possíveis clientes com a força da marca.
Existe aí uma relação de influência entre os assuntos:
- Veículo – O marketing digital é uma via importante para criar e manter sua marca no digital. Permite que sua identidade seja altamente propagada em espaços digitais como, por exemplo, as redes sociais;
- Identidade – Criar o branding digital deve vir antes da ação de marketing digital. Isso se deve ao fato da importância de ter uma “marca” e uma identidade para que, a partir daí, sejam produzidos os anúncios e interações;
- Profundidade – Esse tipo de construção de marca gera uma conexão profunda entre o possível cliente e seu negócio. Como consequência, nos anúncios on-line, eles serão personas que vão pensar um pouco antes de “pular” a propaganda.
Estratégia de marca:
Para iniciar essa conversa, nada melhor do que um planejamento. A Digitalents tem em seu portfólio cases relacionados a consultoria em branding e marketing digital.
Nessa jornada, um posicionamento estratégico para seu negócio significa, prioritariamente, a transmissão dos seus valores e propósitos.
Isso pode acontecer através de pontos centrais nessa relação. Veja os eixos mais importantes:
Personalidade:
Quais as características que compõem os adjetivos dados à sua marca. Essa construção possibilita uma imagem clara do que seu negócio oferece e representa, na visão dos consumidores. Muitas vezes, traçar esse perfil significa utilizar características humanas.
Quer um exemplo? A gigante de lanchonetes e bebidas, Starbucks, desenvolveu uma personalidade extrovertida para a sua marca – além disso, é bastante pessoal: note o detalhe de escrever o nome do cliente em cada copo de café.
Voz:
Construção semelhante acontece na criação do tom de voz. Isso pode aparecer de acordo com o perfil do seu público e, também, seu comportamento ao consumir o produto. Seja em conversas casuais ou nas palavras-chave utilizadas na internet.
Existem casos em que o uso dos emojis (emoticons) aproximam e engajam. Outros, podem ser tons equivocados, que não combinam com a identidade previamente construída.
Canais de conteúdo:
No branding digital, esses dois itens representam a via para a estratégia de marketing digital e para colocar em prática todos os conceitos de construção e fortalecimento de marca.
Nesse ponto é o momento de encontrar qual o melhor caminho e formato para divulgação dos seus conteúdos. Aqui vão alguns exemplos:
- Website e/ou blog
- YouTube;
- Facebook;
- Instagram;
- WhatsApp;
- TikTok;
- Newsletters;
- E-mail marketing;
- E-books ou guias;
- Webinars;
- Lives;
- Entre tantos outros.
O conteúdo é o que vai dar visibilidade para sua marca e, assim, otimizar sua estratégia de branding. Lembre-se: o conteúdo quanto bem escrito, com boas fontes e uma entrega rica para quem recebe, permite converter a empresa de forma perene, em autoridade no assunto em que atua. Isso é uma grande conquista para o branding (digital ou não).
Elaborar uma estratégia de branding e, ainda, obter uma consultoria em marketing digital pode fazer a diferença no processo de alcançar mais clientes e, assim, fazer com que seu negócio ganhe escala.
É sempre importante lembrar que o mercado digital possibilita uma ampliação do impacto de suas mensagens – e não estar com sua empresa alinhada a essas oportunidades é não aproveitar todo o potencial da sua marca.
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