O LinkedIn é a rede social profissional de maior destaque no mercado, reunindo mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, dos quais, 21 milhões são brasileiros. O diferencial dessa rede social é o foco no networking, ou seja, você marca presença lá para dar visibilidade à sua empresa e às suas competências como profissional.
Muitas pessoas pensam que o LinkedIn é apenas uma plataforma de busca ou oferta de empregos, mas ele é muito mais do que isso. No LinkedIn você estabelece uma presença digital, mostra do que é capaz e, como consequência, gera mais oportunidades de negócios para si, seja uma empresa ou pessoa física.
Mas para estar verdadeiramente presente no LinkedIn não basta criar um perfil e atualizá-lo de tempos em tempos. Você precisa manter seu perfil vivo e ativo, construindo relacionamentos o tempo todo, afinal, nunca se sabe quando as oportunidades vão aparecer. No post de hoje, vamos te ensinar a manter o seu perfil no LinkedIn atrativo e direcionado para alcançar o sucesso. Preparado? Então continue lendo!
Perfis profissionais: cuidado com a imagem que você passa para a sua rede
O profissional que deseja construir uma imagem sólida e de credibilidade no LinkedIn, deve tomar alguns cuidados essenciais com o seu perfil. Confira:
Esqueça a foto do Facebook
Se a imagem que você deseja passar é a de um profissional competente, esqueça as fotos do Facebook para colocar no LinkedIn. Uma foto mais séria, mais profissional, condizente com a sua profissão, passa mais segurança para quem está acompanhando o seu perfil.
Resumo profissional
O resumo profissional serve para você encantar outros profissionais e principalmente as empresas no LinkedIn. Portanto, capriche na redação e condense informações sobre os seus objetivos profissionais, seu trabalho atual, o que você pode fazer pelas pessoas que estão na sua rede, quais foram seus desafios e resultados, quais são suas aspirações e nunca esqueça de inserir seus contatos!
Use palavras-chave em todo o seu perfil
Quando uma empresa está procurando um profissional, o que ela faz? Busca por palavras-chave. Sendo assim, ao colocar a descrição do seu perfil profissional, não deixe de inseri-las estrategicamente.
Seja claro no seu título profissional
O que você faz? É Gerente de Marketing? É fundador de uma startup? Qual é o tipo de empresa? Quais suas atribuições? O título profissional é muito importante para o seu perfil no LinkedIn, portanto, seja direto: o que você realmente faz?
Peça recomendações
As recomendações são essenciais, pois legitimam tudo o que você diz sobre a sua experiência profissional. Se você tiver grandes amigos que trabalharam junto com você, não custa pedir. Para pessoas que são um pouco mais distantes, faça o caminho inverso: escreva uma recomendação para ela, pois ela, provavelmente, se sentirá propensa a retribuir.
Não esqueça de atualizar seus dados constantemente, pois seus contatos receberão notificações quando você fizer isso e você pode gerar muitos negócios a partir de um novo curso ou competência!
Lembre-se, sempre, de que um perfil bem elaborado e detalhado no LinkedIn é o “cartão de visitas” para o seu sucesso profissional!
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.