15 coisas que só um profissional de marketing digital vai entender

O marketing digital transformou a maneira como as empresas lidam com a própria imagem e a divulgação de conteúdos. Uma estratégia bem adotada pode fazer a diferença nos negócios e cativar o público-alvo, o que vai fazer a empresa crescer e conquistar sucesso. No entanto, é preciso compreender que uma campanha assertiva está ligada a atuação responsável de um profissional de marketing, que irá traçar toda a trajetória de conquistas do negócio.  A seguir, listamos os 15 desafios que só um profissional de marketing vai entender.

 

  1. Estratégia

A estratégia é a mais essencial para qualquer plano de negócios e um profissional qualificado sabe da necessidade de se planejar as ações. Com um planejamento bem definido será possível enxergar o caminho e os objetivos que o negócio pretende atingir.

 

  1. Público-alvo

Não adianta pensar que o público da loja física será o mesmo das redes sociais. Na internet é outro universo. E um profissional de marketing antenado no mercado sabe bem disso. Ele vai entender o comportamento do seu público, onde está concentrado, quais horários que mais acessa as redes, etc. São tarefas que parecem simples, mas que necessitam de conhecimento e que fazem toda diferença quando se trata de marketing digital.

 

  1. Presença online

Dentro do planejamento é preciso criar uma estratégia para que a empresa tenha uma presença digital que desperte o interesse do público. Os serviços e produtos devem estar disponíveis nas redes para que os clientes encontrem em uma eventual pesquisa. 

 

  1. Concorrência

A internet é um campo aberto e, usar as redes sociais sem uma estratégia definida, é atirar no escuro. É preciso se atentar aos seus concorrentes, descobrir o que fazem nas redes, se está certo ou errado. Isso é fundamental para traçar ações eficazes.

 

  1. Inbound Marketing

É uma estratégia eficiente se bem utilizada. É necessário produzir conteúdo relevante, se mostrar útil para as necessidades do consumidor. Um profissional da área sabe o tamanho da relevância desse método, por isso, é a aposta certa para atrair o cliente até você, desde que seja bem estruturado.

 

  1. E-mail marketing

Apesar do e-mail parecer estar em desuso, a ferramenta continua bem avaliada e é muito usada, tanto que muitas empresas apostam na conversão a partir do e-mail marketing. Mas não adianta apenas encher a caixa de mensagens do cliente de spam. Isso fará com que ele cancele a assinatura. O e-mail é uma excelente maneira de promover o conteúdo, desde que seja trabalhado, personalizado e sem exageros na frequência de mensagens encaminhadas.

 

  1. Tráfego

Com as estratégias definidas, um profissional da área, irá mensurar os resultados gerados. Aquele que não avalia não sabe qual meio está influenciado o cliente. Ter esses dados à disposição é fundamental para focar nas estratégias.

 

  1. Site

O site e as redes sociais são a porta de entrada de qualquer empresa que deseja estar presente na vida online dos clientes. Por isso, é necessário cuidar desses canais e abastecê-los com informações, mantendo atualizados.

 

  1. Jornada do cliente

Dentro dessas estratégias, é preciso compreender qual é a jornada do cliente, para saber em qual estágio ele está e como o conteúdo será desenvolvido para atraí-lo. Caso contrário, as chances de criar conteúdos em momentos errados para o seu público são grandes.

 

  1. SEO

Produzir conteúdo para o público é algo extremamente relevante, mas nesse meio, também é preciso cuidar das técnicas de SEO com o uso de palavras-chave. Assim, será possível rankear seu negócio para que ele apareça nas primeiras buscas. O ideal é que seja feito de forma natural, evite criar termos ou sair do foco para inserir as palavras-chave.

 

  1. Repetir mensagens

Não faça isso. Não use a mesma mensagem para diversos canais. Cada meio tem sua particularidade e seu público específico. O ideal é criar o conteúdo apropriado para cada canal conforme a estratégia.

 

  1. Conversão

Conquistar seguidores nas redes é muito importante para o sucesso do negócio. Mas não adianta muita coisa se esse seguidor não for convertido em cliente. As redes servem como um funil para captação e vendas, por isso, aproveite essa chance e leve o cliente até o site com uma proposta atrativa que irá transformá-lo em lead.

 

  1. Mobile first

As pessoas andam conectadas e de qualquer lugar acessam sites, entram nas redes sociais e fazem compras usando o celular. Os smartphones criaram essa possibilidade, por isso, é preciso facilitar a vida do cliente quando ele tenta acessar o site da sua loja pelo celular. Pense em uma interface agradável com um design responsivo. Fará a diferença.

 

  1. Ouvir o público

O seu público é o maior interesse, então, preste atenção no que ele está falando, pois, poderá indicar conteúdos e interesses do momento. Não ignore o poder das interações pelas redes sociais, leve em consideração o que seu público tem a dizer.

 

  1. Hashtag

Hashtag é bom e muita gente gosta, mas cuidado com os excessos. Essa é uma ferramenta para fortalecer a marca, mas a quantidade exagerada apenas para espalhar seu conteúdo poderá atingir pessoas que não sejam do seu interesse.

 


Sandra Turchi é CEO da Digitalents, empresa especializada em transformação digital que oferece os serviços de consultoria de marketing digital, headhunting para o segmento, além de cursos e palestras (online e presenciais).

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