A importância do marketing na minha empresa

O marketing como conhecemos está em constante transformação e se tornou responsável por conquistar o cliente, agregar valor à marca, gerar lucro e competitividade para a organização. Por isso, vemos o marketing como um dos principais aliados para impulsionar os negócios, principalmente, em tempos de retração econômica.

A área tem a capacidade de definir os rumos de uma empresa e traçar as estratégias necessárias para alcançar o sucesso. Mas o marketing como conhecemos não chegou até aqui sozinho. Se pesquisar um pouco afundo, vamos encontrar a ideia ao longo da história, porém, o estudo se intensificou após a Revolução Industrial. Era uma época de mudança com os vendedores dando lugar aos compradores e com comerciantes preocupados com a concorrência.

Muita gente ainda tem a visão de que o marketing se resume a “vender” determinado produto ou serviço, porém é muito mais que isso. A venda, a publicidade e a propaganda são ferramentas que o marketing utiliza para alcançar os objetivos da empresa. Nos arriscamos a afirmar que a função é satisfazer as necessidades dos clientes, entregando o produto ou serviço no momento em que cada um precisa, da maneira desejada, atentando-se à responsabilidade social que envolve tudo isso. Hoje, o consumidor quer muito mais do que um produto acessível e com qualidade. Ele quer vivenciar experiências de uma empresa que esteja conectada com seus valores de mundo, por isso, a necessidade humana e social tem que estar à frente, assim, escutando os clientes, teremos maiores chances no mercado e com diferenciais inovadores.

A área do marketing é tão fascinante e ampla que é possível trabalharmos em várias frentes com objetivos distintos, conversar com determinados públicos e suprir as necessidades dos negócios. Você vai encontrar vários tipos de marketing, com estratégias, canais e abordagens que podem ser adotados pelas empresas. Primeiramente, entenda qual é o objetivo do seu negócio, assim, você poderá analisar qual o caminho a empresa seguirá. Conhecendo seu público será mais fácil determinar qual conteúdo deverá produzir para alcança-lo. Se a empresa tiver uma lista de clientes potenciais já é um caminho por onde começar. O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ajudar sua empresa a criar e moldar seu perfil diante do público, utilizando fotos, vídeos e textos. O conteúdo correto é o que vai ajudar sua marca a aumentar a presença online, gerar engajamento, aproximar o consumidor e aumentar as vendas.

Sendo um grande ou pequeno negócio, ter um plano de marketing valoriza a empresa. O planejamento auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas. Fatores críticos de sucesso bem executados, definem o desenvolvimento e o crescimento do negócio. Te aconselhamos a fazer um estudo aprofundado dos objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores, tornando-se referências obrigatórias e fundamentais para que a empresa sobreviva, seja competitiva e tenha sucesso, seja qual for o segmento.

Com o objetivo, público e mensagem definidos, você precisa saber quem vai transmitir a sua mensagem. Para que a estratégia seja eficaz, é necessário ter uma boa estrutura, com pessoas e analistas que cuidarão da distribuição do investimento. Por fim, para uma gestão assertiva é importante ter uma agenda de criação e distribuição de conteúdo, ajudando nas ações da estratégia tendo uma visão clara do projeto.

O mercado de trabalho para a área do marketing é amplo e existe espaço para qualquer um que deseja investir na área. Mesmo que na sua empresa você não vá lidar diretamente com a estratégia, imaginando que existe uma equipe para isso, é necessário ter o conhecimento básico, conhecer a teoria e as métricas que podem ser utilizadas por você. Existem cursos que vão te dar a base necessária, inclusive nós em parceria com a ESPM estamos com inscrições para os cursos de férias, em janeiro.  A grade conta com Estratégias de Marketing para quem quer iniciar (o básico) e para quem deseja se aprofundar (o avançado), tem também Gestão de Mídias Sociais além de cursos aplicados como Google Ads, Facebook e Instagram, Métricas e Analytics, Linkedin e Monitoramento das Mídias Sociais.

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