A transformação digital no campo está aliada a novas tecnologias e isso está modificando a maneira de se comunicar com empresas e clientes. Tudo isso é fruto de um novo ecossistema de inovação que também cria novas demandas para o marketing digital para o agronegócio que requer uma consultoria para planejamento de marketing digital.
O PIB brasileiro no agronegócio fechou o ano de 2020 com uma participação de 26,6% na geração de riqueza para o país, alcançando quase R$ 2 trilhões, uma expansão recorde em comparação a 2019, segundo os dados da Confederação da Agricultura e Pecuária.
Apesar desse crescimento, segundo o levantamento do setor, apenas 1% das empresas investem no marketing digital para o agronegócio. Os números não demonstram o potencial que pode ser explorado no setor.
Aplicar um planejamento de marketing digital possibilitará expandir a atuação do agronegócio, atingindo outros centros comerciais e empresários do setor. Com o desenvolvimento da tecnologia no campo, não existem mais fronteiras nem barreiras físicas que impeçam de espalhar conteúdo, por meio de campanhas de publicidade online, e criar uma presença digital sólida nas redes sociais.
Meios para expandir a comunicação digital existem. Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, 94% dos produtores entrevistados possuem smartphone e, desses, 74% usam a internet como fonte de pesquisa e informações. Há uma mudança no perfil dos produtores rurais com a adoção de novas tecnologias o que está permitindo um envolvimento maior de quem comanda o campo com os canais de mídia e comunicação para difundir a informação.
Trabalhar com a estratégia de marketing digital para o agronegócio pode favorecer a empresa para levar a informação a quem de fato interessa, explorar o crescimento do mercado e se aproximar de todos os elos da cadeia consumidora. Os resultados dessa aproximação podem ser mensurados e isso facilita o entendimento de erros e acertos, podendo aprimorar a comunicação e direcionar as ações.
Toda campanha requer planejamento com a criação de estratégias de marketing digital para o agronegócio. É preciso desenvolver ações que englobam o reconhecimento da marca, vendas e relacionamento. É fundamental identificar o público-alvo para compreender as preferências e o comportamento para estabelecer as estratégias de comunicação. Dentro dessa análise, é necessário mapear o mercado e analisar a atuação da concorrência para criar frentes de atuação de acordo com os pontos fortes e fracos do setor. Os canais de comunicação da empresa também devem ser revistos, como sites, redes sociais e outros meios para tornar esse contato com empresas e consumidores mais assertivo.
Empresas continuam perdendo oportunidades por não utilizarem as estratégias adequadas, com as práticas corretas é possível alavancar resultados. Uma consultoria de planejamento de marketing digital pode dar a visibilidade necessária para o negócio e facilitar a comunicação das empresas com os clientes e consumidores, pois a revolução do marketing digital no agronegócio já começou.
Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.
Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.