Para Guardar Na Cabeceira Seis Livros De Marketing Que Você Deve Ler Para Ser Um Profissional Melhor

Para guardar na cabeceira: seis livros de marketing que você deve ler para ser um profissional melhor

Chegamos oficialmente ao último trimestre do ano. Hora de correr para finalizar as metas ainda não cumpridas e avaliar as estratégias bem-sucedidas e as que precisam de reformulação. Nessa jornada pelo aprimoramento profissional há uma ferramenta essencial: os livros.

Embora blogs, artigos e guias on-line sejam excelentes para aprimorar seu conhecimento, não há nada como um livro: uma dissecação demorada e exploratória de um ou vários tópicos, minuciosamente pesquisada, cuidadosamente elaborada e meticulosamente editada. Profissionais que buscam ampliar seu conjunto de habilidades devem manter-se informados por meio de mídias sociais, blogs e portais respeitáveis, mas também devem tirar um tempo de suas agendas lotadas para refletir profundamente sobre sua área profissional, a fim de conquistar novos níveis.

Para ajudar a nos manter atualizados e capacitados a lidar com os desafios de marketing que se impõem no dia a dia dinâmico em que vivemos, compilamos livros de marketing lançados nos últimos anos que já se tornaram clássicos na área.

       1.  Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca, Donald Miller

Como construir boas narrativas para a criação de um conteúdo verdadeiro e relevante para as pessoas? Esta é a questão que norteia o livro “Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca”, de Donald Miller, autor best-seller do New York Times, uma distinção que poucos especialistas em marketing podem reivindicar. Lançada em março no Brasil, a obra define os sete elementos universais de histórias convincentes para ensinar aos empresários como se conectar com os consumidores e aumentar sua marca. Em 240 páginas de uma leitura fluida e educacional, repleta de dicas úteis, Miller desenvolve a metodologia StoryBrand que ensina como fazer Branding de modo simples. Os sete elementos auxiliam no diálogo de uma marca com o público-alvo passa por compreender cada formato e construir uma mensagem efetiva e clara, utilizando recursos de cinema, do marketing e da comunicação.

      2. Nocaute: Como Contar sua História no Disputado Ringue das Redes Sociais

O empreendedor, investidor, youtuber dos negócios e especialista em marketing digital Gary Vaynerchuk, traz o boxe como analogia para mostrar que o marketing tradicional sempre foi uma espécie de luta unilateral, em que as organizações desferem ganchos de direita nas mesmas plataformas (do rádio e jornais, aos portais noticiosos) para chegar logo ao nocaute, ou seja, vender. “Era uma luta injusta, mas funcionava. Os clientes tinham de levar o soco, porque não dispunham de outro lugar para consumir sua mídia. As mídias sociais, porém, finalmente lhes deram uma vantagem”, explica no livro.

O autor explica que as mídias sociais transferiram a luta para um novo ringue, no qual os consumidores se mostram prontos a desafiar as empresas, se conectando com elas, e expressando opiniões e interesses antes de comprar alguma coisa. Na obra, você encontra explicações completas de como usar cada plataforma e, em seguida, exemplos bons e ruins, tornando o livro incrivelmente útil e específico. No mundo digital, em que marcas e pessoas estão em pé de igualdade, não basta dar socos, é preciso se vender sem vender, conectar emocionalmente com os consumidores, contar uma história genuína, e ainda mostrar o que sua marca representa e defende.

      3. Contágio: por que as coisas pegam, por Jonah Berger

Lançado em 2014 no Brasil, esse não é propriamente um livro novo. Mas, como diz a colunista da Forbes Lilach Bullock, uma lista de livros clássicos de marketing não é um levantamento que se preze se a obra de Berger não estiver entre eles. O livro “Contágio: por que as coisas pegam” ensina os princípios básicos que tornam um conteúdo online um viral sucesso de público. Para explicar o porquê um conteúdo se espalha como fogo e outros não, Berger traz seis princípios que governam a popularidade de um vídeo, campanha, tweet, boatos – qualquer que seja o caso – utilizando elementos de moeda social a estruturas narrativas bem-feitas. A obra cai como uma luva para quem quer remodelar sua marca a fim de magnetizar o interesse do cliente, ajudando você enviar uma mensagem clara e consistente desde o início. Berger é professor de marketing na Wharton School da Universidade da Pensilvânia e, passou a última década se especializando em marketing viral e influência social.

       4.  A transição para o oceano azul: Muito além da competição, W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Em 2004, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, mudaram a linguagem dos negócios na obra “A Estratégia do Oceano azul”. Agora, eles lançaram esta nova obra que busca mostrar como você pode criar seu próprio oceano azul. Repleto de exemplos reais e inspiradores, a obra mostra como líderes em diversos setores e organizações que deixaram oceanos vermelhos e criaram oceanos azuis em novos mercados. A obra ensina como ver todo o cenário dos negócios como um mundo de oportunidades – e como aproveitar melhor seu potencial para controlar seu próprio oceano, em vez de tropeçar em todos os outros. Os autores mostram como o marketing deve ser visto menos como uma competição com outras pessoas e mais como uma jornada para ser o melhor que sua organização será. E não precisa ser um grande empresário para aplicar os ensinamentos da obra: pelo contrário, qualquer empresa ou empreendedor é capaz de fazer a transição para o oceano azul com o processo sistemático de cinco passos descritos no livro. “Você não precisa ser um empreendedor ou um gênio da tecnologia para tirar proveito dessas ideias. Basta estar disposto a desafiar as premissas de seu setor, fazer perguntas originais e abraçar sua humanidade”, comentou sobre o livro Daniel H. Pink, autor de Motivação 3.0.

        5.  Atenção: o maior ativo do mundo, Samuel Pereira

Para quem já estava sentindo falta de nomes brazucas na lista, há muita coisa boa sendo produzida por aqui também. Em “Atenção: o maior ativo do mundo: o caminho mais efetivo para ser conhecido, gerar valor para seu público, ganhar dinheiro”, o especialista em tráfego de audiência Samuel Pereira traz um método para ensiná-lo a navegar em meio à maior revolução dos negócios: a internet. O livro busca mostrar como dominar o maior ativo do mundo contemporâneo: a atenção.  A proposta é mostrar como construir um relacionamento real com o público, engajá-lo e transformar a sua ideia em um negócio que gere resultados reais, usando a nova lógica do dinheiro a seu favor. “O meu maior desejo é que esse livro ajude ainda mais empreendedores a conquistarem resultados de verdade. Afinal, o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas”, afirmou o autor em entrevista.

       6.  Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce, Sandra Turchi

Podem até dizer que prata de casa não faz milagre, mas Sandra Turchi é uma das principais referências quando o assunto é Mundo Digital e E-commerce no Brasil, com uma sólida carreira na área. Assim, não é exagero quando incluímos o livro “Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce” como um dos clássicos a serem postos na cabeceira. Considerada um texto-base para a disciplinas e cursos de Marketing Digital, a obra aborda diferentes alternativas de planejamento, cases de empresas bem-sucedidas e dados atuais sobre estas áreas, além de implicações para o futuro do negócio. De maneira acessível e didática, o livro oferece uma visão abrangente sobre várias formas de utilizar o meio digital para alavancar as vendas no e-commerce, utilizando pesquisas, casos e a própria experiência da autora.  “Estratégias de marketing digital e e-commerce” é indicado a todos os estudiosos, publicitários e empreendedores que desejam se adaptar às mudanças trazidas por esse meio.

Então, foco na missão e boa leitura!

 

 

 

 

 

 

 

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