O Que Eu Aprendo Em Um Treinamento De E-Commerce

O que eu aprendo em um Treinamento de E-commerce?

Um empreendedor precavido certamente tem mais chances de alcançar o sucesso de seu negócio. Afinal, ele só abre as portas depois de passar por um processo sólido de preparação. E engana-se quem acredita que no mundo dos negócios virtuais, a preocupação com a solidez do empreendimento seja menos rígida.

Um e-commerce, por exemplo, não exige certos investimentos como no varejo convencional como aluguel de ponto comercial em localização estratégica e nem precisa da contratação de vendedores. Mas em compensação, exige um investimento em segurança de dados, infraestrutura e atendimento diferenciado.

Por essas razões, quem deseja empreender em um comércio eletrônico — ou quer profissionalizar a estrutura que já tem — deve levar em conta a importância de passar por um treinamento de e-commerce. Somente dessa forma, os operadores do seu comércio virtual estarão atualizados e preparados para enfrentar a concorrência de forma eficaz. Pensando nisso, separamos no artigo de hoje os principais pontos que você aprenderá nesse tipo de curso.

Passo a passo de abertura

O seu comércio eletrônico só ficará de pé se você seguir, previamente, uma série de ações básicas, mas que fazem toda a diferença na sobrevivência do seu empreendimento. Mas como saber o que é imprescindível e o que é dispensável?

Ao investir em um treinamento de e-commerce, você vai aprender o passo a passo para tirar sua empresa do papel como, por exemplo: como montar seu plano de negócios, como escolher o servidor mais adequado para o tipo de tráfego que você pretende atingir, como escolher os melhores fornecedores para o seu estoque, quais as melhores opções de logística para a entrega certeira dos seus produtos, entre tantos outros.

Legislação

Não importa o tipo de empresa: para operar legalmente no país é preciso registrar a marca, recolher impostos e andar em dia com a Receita Federal. Disso, todos sabemos, mas acontece que as regras para operar um e-commerce não são exatamente iguais às exigidas para operar uma loja física.

Em um treinamento de e-commerce, você vai aprender o passo a passo para ter em mãos toda a documentação exigida no país para a operação de um comércio digital. Vai aprender, também, a importância de escolher bons parceiros especializados no nicho digital.

Marketing Digital

Não adianta investir na melhor plataforma digital e contar com uma estrutura incrível de TI se o seu e-commerce não for conhecido de seu público-alvo. E pior: se ele não for capaz de fidelizar os clientes ou visitantes conquistados. Por essa razão, o investimento em marketing digital é o “pulo do gato” para tornar seu e-commerce vencedor.

Um bom treinamento de e-commerce não o transformará em um expert em marketing digital, obviamente, mas vai ensiná-lo os quesitos básicos que o seu negócio vai precisar, como, por exemplo, um bom plano estratégico de divulgação em canais web e técnicas de SEO, redes sociais, links patrocinados, entre outros. Esse treinamento também pode indicar bons prestadores de serviço nessa área que poderão auxiliá-lo nessa tarefa.

Qualidade e apresentação dos produtos

Para fechar nosso post, vamos deixar mais um item indispensável que você vai aprender em um treinamento de e-commerce: o foco nos produtos, que automaticamente geram a satisfação dos seus clientes. O treinamento vai te mostrar as melhores técnicas para promover a apresentação dos seus produtos dentro do site, como a fotografia especializada para vendas online.

Ao mesmo tempo, no treinamento você vai aprender como cuidar do armazenamento dos produtos, como escolher as melhores embalagens para garantir que eles cheguem intactos ao seu destino, como calcular tabelas de frete, como emitir notas eletrônicas de forma rápida e eficaz e, ainda, como contratar bons prestadores de serviço nas áreas de design e programação. Afinal, além de atrativa visualmente, sua loja precisa estar acessível 24h!

Enfim, são inúmeros os detalhes para uma loja ter sucesso na web, e um bom treinamento de e-commerce para o seu time poderá ajudá-lo a alcançar esse objetivo!

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents. Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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