Novos Caminhos Para As Redes Sociais Segmentação Por Afinidade

Novos caminhos para as Redes Sociais: Segmentação por Afinidade

Facebook, Twitter e Google+. Muito se fala sobre essas redes sociais, que visam a quantidade de perfis cadastrados e são consideradas as mais populares. Elas atraem a atenção de pessoas dos mais variados perfis e interesses, empresas dos mais distintos ramos de atividade e permitem acesso aos mais diversos conteúdos. Nessas redes, as pessoas são conectadas por vínculos afetivos, principalmente de parentesco e amizade (amigos próximos, amigos do trabalho, amigos da escola/faculdade e amigos dos amigos).

Quando o assunto é relacionamento e interação, essas redes são eficientes. Porém, quando se trata de algo relacionado ao mercado profissional ou algum assunto específico, as redes sociais segmentadas se mostram muito mais eficazes por terem objetivos bem definidos e propiciarem o relacionamento entre pessoas com os interesses e competências convergentes, abrindo caminhos para o surgimento de novas oportunidades.
Em linhas gerais, as redes sociais segmentadas tratam de assuntos específicos, os conteúdos são abordados com maior profundidade, além de serem totalmente direcionados e especializados. Por isso, conseguem engajar os usuários por possuírem os mesmos hábitos de consumo e interesses, como, por exemplo, amantes de futebol, música, vinho, games, viagens, culinária e/ou profissionais (médicos, dentistas, entre outros). Elas também podem ser denominadas como redes segmentadas por afinidade, redes de nicho ou, até mesmo, redes verticais.
Nas redes sociais de nicho, as discussões são mais relevantes, menos superficiais e podem, muitas vezes, se transformar em ambientes para geração de ideias, um verdadeiro laboratório para incentivar a cocriação, por possibilitar o recebimento de inputs para a melhoria, ou a criação de produtos e serviços novos.
Existem diversas redes neste modelo, como Skoob, voltada para leitura; Receitáculo, para culinária; Trocajogo, para games; Ask.fm, para música; TripAdvisor, para viagens; Fashion.me, para moda, com mais de um milhão de usuários; Winetag, para vinhos entre outras. Profissionais têm seu espaço, como Comunique-se, voltada para profissionais de comunicação; Houzz, para arquitetos e desiners, como mais de 2 milhõs de usuários no mundo; SouMix, para músicos; CasaPro, para decoradores e arquitetos, desenvolvida pela Editora Abril, iDent, exclusiva para dentistas e Ology para médicos. Esse último foi utilizado pela marca Colgate, que criou uma página para estreitar o relacionamento com os formadores de opinião.
As principais vantagens dessas redes são: conectar-se com pessoas que não conhecemos, ampliando o rol de amizade; alcançar audiências interessadas; menor chance de dispersão do usuário pela relevância do conteúdo; identificar os influenciadores para torná-los defensores e colaboradores da marca e, o mais importante, conhecer o que o consumidor espera e desenvolver estratégia de relacionamento e engajamento duradoura.
Essas redes vêm ganhando espaço e são uma grande tendência no Brasil, devido ao estágio de amadurecimento quando o assunto são redes sociais. É necessário que as empresas estejam atentas para essas mudanças, inclusive as PMEs, já que muitos entendem a importância de se investir nas redes sociais, mas ainda enfrentam dificuldades para alcançar seu público alvo, já que nas redes mais populares, como o Facebook, Twitter e Google+, eles têm que encontrar o cliente no meio de um emaranhado de grupos ou fazer ações de comunicação para serem encontrados, envolvendo mais investimento e dispersão.
Esta pode ser uma oportunidade de falar diretamente com o seu público e aumentar sua relevância em outras redes sociais, principalmente para as empresas que saírem na frente e conseguirem, com uma estratégia relevante e diferente, apropriarem-se desses canais. Afinal, ainda são poucos os casos de sucesso neste assunto, o que se torna um desafio e uma grande oportunidade para as marcas.

Por Sandra Turchi* e Renata Benigna**

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). É Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos setores e grandes empresas. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP com Toronto University, fez também empreendedorismo na Babson. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas em 2012.

**Renata Benigna atua como profissional de Mídia Online e Offline no segmento de telecomunicações e é especialista em Marketing Digital. Pós-graduada em Administração em Marketing pela FAAP e Comunicação com o Mercado pela ESPM, atualmente é professora do curso de extensão de Comunicação e Marketing Digital da ESPM.

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