A pandemia do novo coronavírus impôs uma série de desafios para os empreendedores de vários segmentos. Um deles foi adaptar a estrutura para migrar as vendas para o e-commerce e continuar faturando o máximo possível e, assim, manter a saúde financeira dos negócios. Segundo levantamento da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), foram criadas 107 mil lojas virtuais no Brasil em apenas dois meses. Para muitas lojas do varejo, essa tarefa foi um tanto complicada, custosa e incerta por ter sido feita às pressas. Porém, alguns meses após essa turbulência, sobraram diversas lições que vão permanecer como estratégia de ganhos.
A estratégia omnichannel passa por uma conexão integrada entre os canais de uma empresa, para que o consumidor possa ter uma experiência de compra. O consumidor interage com a marca na internet, consultando preço, conhecendo as características e vantagens ou ainda pode ser atendido na loja física por um vendedor.
Neste novo cenário, o desafio para o varejo é justamente essa integração entre vendas de lojas físicas com as vendas online, de modo a ampliar os ganhos e estabelecer uma estrutura capaz de agregar aos consumidores. O e-commerce possui um alcance enorme e inúmeras facilidades, mas, nem por isso, o empreendedor deverá se desfazer da loja física. Ambos devem ser utilizados de forma complementar e harmoniosa.
É importante lembrar que o consumidor, apesar de se manter a maior parte do tempo conectado e ter uma preferência pelas compras online, ainda mantém o hábito de buscar informação, ver o produto de perto, provar, etc. Por isso, há um número enorme de pessoas que buscam as informações na internet, pesquisam por preços, avaliações e, quando tem a certeza do produto desejado, vão até a loja física, seja para ver de perto, experimentar (se for o caso) e fechar negócio. Ele também pode comprar pela internet e ir até a loja retirar. Essa experiência omnichannel tem demonstrado resultados favoráveis para as empresas que adotaram esse canal de comunicação. Nessa complexidade, a experiência integrada pode favorecer o negócio na hora da venda.
Nesse cenário é importante evitar as barreiras entre os canais disponíveis pela loja. A ideia é favorecer a comunicação e integrar o ambiente virtual e offline, oferecendo qualidade e atenção aos consumidores. A tecnologia deve ser uma aliada nessa integração, com sistemas que façam a gestão dos dados, tanto da loja física quanto da virtual, evitando erros de informações. Pode-se utilizar também as mídias sociais que demonstram ter um enorme alcance, sem contar que há várias ferramentas para atingir o seu público-alvo, principalmente, para atrair leads.
As estratégias adotadas pelos empreendedores devem envolver os ambientes físico e online, assim, é possível criar uma experiência satisfatória para o consumidor, de modo, que ele possa enxergar um ambiente como complemento do outro. Na internet, por exemplo, é possível usar as ferramentas para possibilitar que o consumidor navegue pelo site em uma experiência de “corredor infinito”, que comporta todos os produtos como complemento à loja física. Os aplicativos também podem agregar a essa experiência com inúmeras funções, desde notificações com avisos de ofertas, promoções e indicação de lojas físicas nas proximidades.
Para ter essa integração no pós-pandemia e continuar colhendo os resultados com boas estratégias, o ideal é ter uma equipe de consultoria em marketing digital, e-commerce e planejamento que pode ajudar nessa transição. Nesse momento conturbado de adaptações, é possível fazer uma análise mais profunda e obter os resultados daquilo que até agora funcionou e o que precisa ser feito para melhorar a performance daqui em diante.
Evite apostas duvidosas. Nesse momento, é melhor evitar correr riscos desnecessários, pois, lá na frente serão colhidos os resultados de uma estratégia de integração bem implantada. O mais importante nesse atual cenário é ter a visão de que o futuro será dedicado a aperfeiçoar essa integração e à medida que isso se estabelece, outras demandas serão necessárias para continuar navegando na onda da transformação digital.