Compreender o cenário e, principalmente, o momento do mercado digital é um diferencial na hora de encontrar talentos para seu negócio – entenda por que contratar um headhunter e como a Digitalents vai te ajudar nessa jornada.
Recentemente, uma notícia em um site especializado em Recursos Humanos alertava que 20 mil posições da área de tecnologia da informação (TI) ainda aguardavam o preenchimento no Brasil. Diante desse tipo de informação, por que contratar um headhunter pode ser importante para a ocupação ideal das vagas de trabalho oferecidas por sua organização?
Da mesma forma que se ouve falar muito do grande número de oportunidades nesse setor, existem, também, as reestruturações, que costumam resultar em um alto número de desligamentos: nos últimos seis meses, demissões em big techs como Amazon, Google, Meta e Microsoft ficaram na casa de 50 mil pessoas.
Nesse ambiente de extremo turnover, passa a ser fundamental ter recursos eficientes para substituir essas posições, com o objetivo tanto de manter a operação de qualidade quanto expandir os negócios.
O exemplo dado citou casos de corporações gigantes, mas a dinâmica é a mesma no mundo corporativo como um todo – em especial no mercado digital.
São essas perspectivas que este artigo tem o objetivo de esclarecer. Mostrar os diferenciais de um processo de seleção ao contratar um headhunter especializado, com seu olhar estritamente voltado para essa busca, que traz vantagens para essa dinâmica, em comparação com um recrutamento convencional.
O que faz um headhunter especializado:
Encontrar os melhores candidatos para trabalhar nas empresas. Essa seria a forma mais simples de resumir a função básica desse tipo de profissional no mercado. No entanto, contratar um headhunter vai muito além disso – significa firmar a parceria com alguém especialista em identificar grandes talentos, cujas competências vão estar alinhadas com as qualificações e habilidades específicas para um determinado posto de trabalho.
E aqui nós vamos ter dois tipos de atuação: desde uma busca em equipe, com uma consultoria especializada para identificar e selecionar esses candidatos; ou, ainda, uma atuação mais individual, personalizada, feita por pessoas que têm essa expertise quase como a de “mineração”, em busca da extração de pedras preciosas para a operação dessas corporações.
E como chegar até esse candidato ideal? São diversos os caminhos, alinhados com a perícia que os headhunters adquirem durante sua carreira, que são verdadeiros diferenciais nesse processo.
Dentre as ferramentas possíveis, estão as que, de fato, são soluções voltadas para essa busca de talentos, até as poderosas redes de networking, de onde é possível a identificação de contatos e indicações valiosas para as missões corporativas.
Contato vai além da contratação:
Um headhunter “raiz”, vamos chamar assim, tem a busca por talentos como função essencial de sua atuação. Isso faz com que ele seja um especialista em encontrar os mais diversos especialistas – em praticamente todas as áreas de uma companhia.
Para isso, estamos falando de um trabalho que não acaba, automaticamente, assim que o candidato chega até a vaga específica e é, enfim, contratado. Nada disso. O headhunting, também conhecido no mercado como executive search, na prática, vai além da contratação.
Contratar um headhunter significa estar em contato direto como uma rede complexa e completa de contatos. Mesmo após a finalização do processo, esse candidato ainda vai fazer parte do acompanhamento do responsável por sua “descoberta”. Como ele está na nova empresa, que cargo está ocupando, foi promovido, está descontente? São os tipos de status que estarão, frequentemente, no radar de quem os selecionou.
É muito comum aquela conversa rotineira com contatos antigos, para saber quais os rumos de sua trajetória profissional no momento.
Headhunter e as melhores propostas:
Uma diferença central na atuação dos headhunters quando comparados com os serviços de recrutamento menos especializados é a acurácia desse encontro entre a posição que precisa ser preenchida, com os melhores candidatos.
Isso ocorre pelo fato de que esse contato acontece com situações concretas de ambas as partes. Não se trata de uma relação de tentativas para buscar erros ou acertos. As vagas costumam ser bastante atrativas, com os melhores benefícios, sendo os possíveis candidatos selecionados portadores de um sólido currículo e as habilidades necessárias para o posto. Nesse mercado não há espaço para sorte ou o chamado “achômetro”.
Vantagens de contratar um headhunter para encontrar talentos
Existem benefícios que apenas um profissional especializado em hunting pode trazer no momento de selecionar o melhor nome para atuar em uma posição sênior de sua empresa.
Selecionamos algumas dessas características que, apesar de parecerem conceitos básicos quando lidos individualmente, compõem um conjunto poderoso para seleção de candidatos no mercado.
Para compor a listagem abaixo, reunimos insights fornecidos pela equipe de headhunters da agência Digitalents.
1. Conhecimento do mercado digital
O mundo do trabalho mudou, drasticamente. Hoje em dia, é fundamental entender novas formas de relacionamento das pessoas com a corporação, já que paradigmas foram quebrados em todos os aspectos desse processo, na contratação, entregas, promoções e rotinas diárias.
É impossível continuar os processos de seleção de talentos nos mesmos moldes que eram feitos antes da pandemia da Covid-19. Essas características e exigências que as empresas passaram a adotar devem estar no escopo de todo processo de hunting.
Isso significa ter em mente quais as novas estruturas desse cenário mundial e, ainda, compreender o papel de cada indivíduo no funcionamento dessa operação.
2. Cultura da empresa
Uma posição de destaque em uma companhia vai muito além da função, competências e remuneração. Estar em um posto de trabalho dessa natureza corresponde integrar uma engrenagem muito maior, que leva em conta a missão, visão e valores dessa organização.
O headhunter especialista sabe disso. Com o pleno entendimento da cultura e demais características da essência dessa organização, será possível selecionar candidatos que correspondam a essa expectativa.
3. Onde estão os talentos
Você sabia que, atualmente, estão em alta posições de destaque em áreas como diretor de Marketing e Inovação, gerentes de Marketing Digital, especialista em Tráfego, analistas e gerentes de SEO? Aqui neste link você encontra outras posições que estão em relevância nesse mercado tão digital que estamos vivendo.
Em um mundo disruptivo e descentralizado como o atual, é fundamental ter conhecimentos de networking para saber onde estão atuando profissionais nesses nichos. Os headhunters sabem!
E detalhe: não estamos falando, apenas, dos estados, capitais e cidades brasileiras. Cada vez mais, estão ocorrendo contratações que ultrapassam as fronteiras de países ao redor do globo terrestre.
4. Eficiência no processo
Se você acompanha plataformas que promovem movimentação profissional, como é o caso do próprio LinkedIn, consegue ter uma noção do grande número de pessoas que costumam aplicar para qualquer vaga. Em alguns casos, ultrapassam os milhares.
Nos segmentos internos de Recursos Humanos, essa realidade também se repete. Ao contratar um headhunter, esse processo torna-se mais pró-ativo e, também, mais assertivo. As ofertas se distanciam do caráter aventureiro que, muitas vezes, a impessoalidade causa. A posição tem mais chance de ser preenchida e, o melhor, por uma pessoa qualificada para o posto.
Essas são apenas algumas considerações sobre o processo de contratação com a participação de um headhunter.
Existem, ainda, outras inúmeras vantagens e otimizações que podem ser conduzidas nessa parceria. Há mais de dez anos, a Digitalents atua na seleção e contratação dos melhores talentos.
Vamos conversar mais sobre esse assunto? Quando a busca por profissionais da elite do mercado passa a fazer parte da realidade da sua empresa, o crescimento é consequência. Clique aqui e solicite uma proposta do nosso time.