Alta rotatividade de profissionais no mercado digital dicas para reduzir seu turnover

Alta rotatividade de profissionais no mercado digital: dicas para reduzir seu turnover

É inegável os benefícios que o mercado digital gerou para empresas e empregados, afinal, existem diversas maneiras de realizar o mesmo trabalho. Profissionais mais espertos e engajados nas mudanças conseguem diferentes empregos e serviços.

A questão é que esse alto número de oportunidades — algo natural em um cenário competitivo — aumenta consideravelmente o turnover das empresas. Cada empresa reage a esse número de uma maneira. Algumas entendem que a rotatividade de colaboradores é algo natural enquanto outras acreditam que é um problema grave e prejudicial.

A cultura de cada negócio é essencial na hora de lidar com esse assunto. A questão é que independentemente do segmento é necessário criar projetos que façam a manutenção do dia-a-dia da empresa e do relacionamento interpessoal entre equipes e liderança.

Veja as principais dicas de como reduzir o turnover da sua empresa.

O que é turnover

Em português, essa expressão pode ser traduzida como rotatividade de funcionários, ou seja, o fluxo de entrada e saída dos colaboradores. O índice turnover faz relação direta com a capacidade de cada negócio em reter pessoas dentro dele.

Existem fatores comuns que envolvem a vida pessoal de cada indivíduo que são impossíveis de serem previstos. Propostas melhores, horários flexíveis e melhor mobilidade são alguns. Porém, as dicas que daremos neste artigo não só servem para diminuir o turnover da empresa, mas também para construir um melhor ambiente de trabalho. Dessa maneira, será possível até aumentar a produtividade.

Feedbacks abertos e construtivos

Nada é mais desesperador do que estar realizando uma função sem ter a certeza de que tudo ocorre de forma correta. Muitos funcionários acabam limitando suas atuações ou até errando mais pela falta de feedbacks abertos e construtivos. Erros são normais, mas podem ser evitados quando existe gerência pessoal.

Quando o colaborador recebe uma advertência antes de qualquer feedback prejudica sua produtividade, O medo de errar pode impedir o desejo de arriscar em algo satisfatório para o negócio. Promova diálogos constantes e saudáveis capazes de construir uma boa relação.

Respeito e promoção da diversidade

Diversidade é o tema do momento e uma necessidade cada vez maior dentro das empresas. Companhias gigantes estão promovendo cada vez mais ações que tornam o ambiente de trabalho mais plural.

As startups, por exemplo, são capazes de agregar isso de forma natural e profissional, pois costumam buscar pessoas que estejam alinhadas com as características da empresa, porém de maneira plural. Não há mais espaços para preconceitos ou discriminação.

Trabalho em equipe

Pode parecer um pouco clichê, mas são pouquíssimas as empresas que podem “bater no peito” e dizer que realmente trabalham em equipe. Muitas se perdem em panelinhas que excluem pessoas por pensar diferente ou até serem diferentes. Por isso, antecipamos a importância da diversidade.

Busque pessoas capazes de aceitar umas às outras, assim a empresa promove a inclusão de todos e a produtividade cresce exponencialmente. Pessoas trabalham não apenas para ganhar dinheiro, mas também acreditando que estão fazendo diferença naquilo que realizam todos os dias.

O sentimento de realização no trabalho é essencial para a diminuir a evasão, Muitos saem por não se sentirem úteis ou por não serem desafiados constantemente.

E essas foram as principais dicas de como reduzir a alta rotatividade nas empresas.

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL