Funil multicanal: entenda a importância dessa ferramenta

As estratégias de marketing digital devem ser acompanhadas de boas métricas, relatórios e números que vão embasar o desenvolvimento de novas ações. Atualmente, há inúmeras maneiras de medir o sucesso e a conversão de clientes e, para isso, as ferramentas podem indicar um caminho mais assertivo para o seu negócio. O funil multicanal é uma dessas ferramentas que podem auxiliar nesse processo. 

 

O funil multicanal fornece a informação necessária para entender de uma maneira mais apurada por quais canais o visitante navegou antes do último clique, aquele fundamental para conversão, e finalizar a jornada de cliente no seu site. Com os dados, é possível aperfeiçoar as estratégias de marketing digital e, assim, descobrir os principais canais de conversão do negócio, aqueles que são mais eficientes na atração de leads e os que precisam de reformulações, pois não correspondem às estratégias.

 

Quem está na internet vive navegando por sites, redes sociais e e-commerces. E a toda hora se depara com alguma ação que vai atraí-lo até o seu site, mas naquele momento ele não irá, necessariamente, realizar uma compra e talvez esteja apenas fazendo uma pesquisa. Em uma segunda ou terceira visita, pode ser que esse cliente faça uma conversão. Para saber a partir de qual estratégia o lead fez a conversão, o funil multicanal irá mostrar essas informações que contribuíram para despertar o interesse deles em relação a marca ou produto.

 

E diante disso, não existe apenas um canal que deve ser potencializado, é preciso atuar em frentes diferentes para obter os melhores resultados. Os relatórios do funil multicanal vão te indicar isso, pois os clientes dificilmente fecham uma compra na primeira visita, antes disso, eles observam alguns sites. A partir dos relatórios do funil multicanal será possível entender em qual meio seu cliente é mais impactado com suas campanhas.

 

Os funis do Google podem contribuir com boas estratégias de marketing digital, ajudando a melhorar o direcionamento do orçamento publicitário de suas campanhas. A ferramenta é gratuita, fácil de usar e essencial para qualquer empresa otimizar os resultados em marketing digital. Assim, será possível elevar as receitas do negócio no ambiente online.

 

O funil multicanal vai fornecer relatórios que vão mostrar como os canais de marketing atuam em conjunto para gerar conversões e saber quais funções desempenham nas vendas, pois é necessário saber o tempo decorrido desde o interesse de cada usuário até a efetiva realização de uma compra, além de outros dados fundamentais para definir o comportamento do cliente durante a jornada de conversão.

 

São inúmeras ferramentas que podem facilitar e melhorar as conversões e os negócios da sua empresa. No entanto, é preciso saber usá-las e entender as informações disponíveis em cada uma delas. O funil multicanal vem ao encontro a necessidade dos empreendedores de traçarem estratégias assertivas que vão resultar em boas vendas.

 

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* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.

Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

 

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