Nos últimos dias boa parte dos brasileiros precisou se isolar em casa se deparando com uma realidade totalmente diferente. A pandemia de coronavírus (covid-19) forçou estados brasileiros a suspenderem aulas, serviços não essenciais e recomendarem que as pessoas ficassem em casa, para restringir a circulação de pessoas e conter a transmissão do vírus. Muitos aderiram ao home-office e, outros, assim como crianças e adolescentes, se viram sem saída, tendo o smartphone e computador como as únicas alternativas. Diante deste cenário, muitas empresas e instituições disponibilizaram conteúdos na internet para ajudar o brasileiro a enfrentar este momento de isolamento.
LinkedIn
A rede social liberou o conteúdo “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”, com tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas de diversas áreas.O material ensina a organizar a rotina para trabalhar remotamente, com técnicas para melhorar a produtividade e manter a resiliência em tempos difíceis. O conteúdo é de graça e tem mais de 10 horas de duração. Para participar, basta acessar o LinkedIn e escolher o conteúdo que deseja aprimorar.
USP
A Universidade de São Paulo disponibilizou cursos online por meio da plataforma Coursera. São várias opções, entre elas estão marketing digital, criação de startups: como desenvolver negócios inovadores, gestão de equipes e negócios, planejamento de projetos e introdução à ciência da computação. O material está disponibilizado no site do Coursera.
FGV
A Fundação Getúlio Vargas também colocou à disposição diversos cursos gratuitos para quem se interessa em aproveitar o tempo isolado para aprender ou se aprimorar em alguma área. São 55 cursos nas áreas de economia, marketing, finanças, direito, gestão empresarial, entre outros. A lista completa está no site da FGV.
Harvard
A Universidade de Harvard, uma instituição privada de educação, pesquisa e disseminação do conhecimento, com sede na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, oferece vários cursos gratuitos online para pessoas do mundo inteiro. Os cursos são nas áreas de artes, negócios, desenvolvimento educacional, leis e política, história, matemática, saúde pública, ciência, religião e engenharia. A lista completa está na plataforma online da instituição.
Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial disponibilizou cursos gratuitos online em diversos campos. São opções nas áreas de arquitetura, educação ambiental, empreendedorismo, logística, programação, tecnologia da informação e comunicação, entre outras. O material está no site do Senai.
Para quem deseja relaxar sem sair de casa, é possível utilizar o computador para se conectar a shows, peças e filmes e até aulas de gastronomia. Em várias páginas da internet artistas driblam a “reclusão” para apresentar seus talentos.
#Tamojunto
Até o fim do mês, artistas vão participar de apresentações do festival online #tamojunto criado pelo O Globo. Na primeira edição, foram mais de 1,5 milhão de acessos nas redes sociais do jornal. Grandes nomes da MPB estão nesse movimento, se apresentando de suas casas. No site, é possível rever algumas apresentações e conferir a lista completa dos próximos shows.
Fico em Casa
Até o dia 27 de março, mais de 70 artistas farão apresentações em lives no Instagram. O festival foi criado em Portugal e, agora, ganhou uma edição brasileira. Na lista, aparecem nomes como Emicida, Daniela Mercury, Adriana Calcanhoto, Maria Gadú, entre outros.
Gastronomia
A chef Rita Lobo liberou o conteúdo do site com dicas para a quarentena, auxiliando quem precisa congelar alimentos da melhor maneira e montar uma dieta com receitas de almoço e jantar. No Instagram, é possível assistir a vídeos diários, ao meio-dia, com sugestões para o almoço.
Além dessas sugestões, existem muitas outras opções para aprender, entreter e muito mais. Na internet existe uma imensidão de atividades que podem ser desenvolvidas durante o isolamento social recomendado pelo governo. Não é preciso ficar enclausurado, pode-se utilizar o smartphone e o computador para se ligar a outras pessoas.