Para otimizar a taxa de conversão do seu funil de vendas é preciso ter em mente todos os estágios que envolvem seu processo de vendas, desde a atração do lead até a concretização da venda. Ao invés de somente pensar em aumentar o volume, te aconselhamos a pensar em como aumentar os acessos mais qualificados, buscando o perfil desejado de cliente. Dessa forma, as conversões tendem a ser maiores e você consegue faturar mais, aproveitando todo o potencial que o seu negócio tem.
Listamos abaixo 5 estratégias para otimizar a taxa de conversão do seu funil de vendas. Confira!
Coloque a experiência do consumidor como foco da sua empresa
Todas as estratégias digitais que você pensa em aplicar deve ser pensadas com o propósito de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Essas estratégias vão desde um layout intuitivo e conteúdo personalizado a um atendimento de qualidade. O ponto aqui é permitir que o usuário sinta-se único.
Tenha um funil de vendas muito bem estruturado
É crucial que você e sua equipe de vendas entendam profundamente o funil de vendas da sua empresa e saibam quais as taxas de conversões de cada uma das etapas, a saber: visitantes/leads -> leads/oportunidades -> oportunidades/clientes.
Mantenha sua equipe perfeitamente alinhada com sua meta
Uma vez que são definidos os objetivos da sua empresa, toda sua equipe deve concentrar os esforços para o alcance dessa meta, priorizando as estratégias digitais eficazes para isso.
Faça teste e análises constantes
Realize um processo contínuo de testes, análises e melhorias de forma acelerada, para monitorar os resultados e, quando necessário, corrigi-los o mais rápido possível. Lembre-se de utilizar as técnicas de Agile Marketing para chegar nesse patamar de identificação ágil dos problemas e respectivas soluções.
Faça uso das ferramentas certas
Para acelerar e escalar suas vendas, utilize um sistema que permita acompanhar de perto a jornada de compra do cliente. Softwares de outbound até sistema de CRM e automação de marketing se tornam ótimas opções.
Outras métricas para avaliar a saúde do seu funil de vendas
Trazemos aqui mais duas métricas que permitem você avaliar a saúde do seu funil de vendas. A primeira delas é o Desempenho por vendedor. O vendedor responsável por converter o lead prospectado em cliente é a peça fundamental nessa etapa e ele deve cumprir bem o seu papel. Um bom vendedor é aquele que possui habilidades de comunicação, negociação e persuasão, além de total conhecimento do produto ou serviço oferecido.
O desempenho de cada vendedor deve ser monitorado de perto, para identificar gargalos no processo de venda e verificar quais profissionais estão desmotivados e precisam de auxílio. Os melhores vendedores são aqueles que conhecem seus funis de vendas profundamente. Há duas principais razões para isso:
- Eles sabem lidar com as necessidades essenciais dos clientes e entregam a mensagem assertiva na hora certa;
- Conseguem expandir seus processos de vendas, fazem previsões de vendas e receita, e atingem as metas estipuladas.
A segunda métrica é o Desempenho por produto ou serviço. Se sua empresa trabalha com vários produtos ou serviços, é preciso medir com ainda mais atenção os resultados dessas vendas. Você deve identificar qual o produto ou serviço que melhor performa no mercado. Se for necessário, reveja a definição da sua persona e a consequente jornada de compra. Ressaltamos que ter um setor de Customer Success qualificado é fundamental para aumentar a previsibilidade e a recorrência de faturamento da empresa.
Sabemos que a concretização de um negócio pode levar tempo, mas estamos cientes de que, quando a operação de vendas é feita de forma correta, os resultados não demoram a aparecer. Tenha o funil de vendas como seu aliado e potencialize a saúde financeira de sua empresa.