Vender um produto ou serviço pode parecer algo simples, mas até o cliente decidir pela compra, ele percorreu um longo caminho. Com uma estratégia de copywriting assertiva e bem elaborada é possível fisgar o cliente e converter a sua venda.
Com a ascensão das redes sociais e uma concorrência enorme por preços e serviços, isso pode representar um diferencial para o negócio. O termo em inglês Copywriting é o uso das palavras corretas para se comunicar com o seu cliente e guiá-lo para a melhor decisão. A técnica representa uma forma persuasiva de escrever usando gatilhos mentais para convencer o seu público a decidir na hora de tomar uma ação.
As estratégias de copywriting são muito utilizadas nas redes sociais ou nos sites de vendas, com textos chamativos que exploram o uso de técnicas para atrair o consumidor. É possível que você já tenha se deparado com vários deles ao navegar pelas redes sociais ou encontrar aquela janela nas páginas da internet com os dizeres: “só hoje”, “acaba em duas horas”, “o que ninguém te contou”, “clique aqui”, “acesse agora”, “confira as dicas infalíveis”, e assim por diante. E, a partir disso, o cliente segue por uma jornada até transformar o desejo em conversão.
A base de uma copy de vendas bem feita vai entregar ao seu cliente a solução que ele tanto busca. Por meio das palavras é possível demonstrar que ele encontre o sucesso por meio do seu serviço.
Para chegar até o cliente você pode oferecer vários produtos para impacta-lo e não somente “vender”. Por meio de um E-book com dicas sobre o produto, ao se inscrever em algum curso, ao pedir orçamento, avaliação, etc. São maneiras de demonstrar a ele o serviço ou produto e mantê-lo em contato com a loja.
A técnica perfeita:
Para empregar as técnicas nos anúncios para conversão, antes de tudo, é preciso pensar em um texto direto com um objetivo simples. É possível aplicar as estratégias de copywriting em várias etapas do funil para converter o seu lead que está indeciso. A partir disso, você fará com que ele enxergue as vantagens em adquirir o produto.
Uma fórmula muito utilizada nos textos para conversão se chama: AIDA
Sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Você pode começar o texto chamando a Atenção do seu cliente, despertando o Interesse dele, explique quais os benefícios do produto ou serviço para despertar o Desejo e após isso é hora de convidá-lo para Ação. Exemplo: “Como vender mais fazendo menos – não perca mais tempo ao mandar e-mails para seu cliente, você pode automatizar o serviço. Teste grátis por 14 dias”
Além disso, você pode aproveitar os recursos que os anúncios de internet oferecem para destacar palavras importantes no texto, utilize frases curtas para facilitar a compreensão, use o vocabulário simples que faça parte do dia a dia do seu público. Existem inúmeras técnicas de persuasão que podem ser incluídas para criar um gatilho na sua audiência, como demonstrar a escassez do produto, a exclusividade, o senso de urgência, etc.
São formas cotidianas usadas pelas equipes de marketing e presentes na maioria dos anúncios. Fuja do trivial, busque colocar suas emoções, seja transparente com seu cliente e demonstre a ele todos os benefícios por meio das sensações geradas com uma boa estratégia de copywriting.
Copywriting e empatia:
Outra técnica que pode ser aplicada nas estratégias de copywriting é a de gerar empatia nos seus clientes. Essa é uma maneira de diferenciar os concorrentes, contando histórias que estão por trás do produto. Por meio delas é possível reduzir a distância entre o cliente e a sua marca com histórias de sucesso, fracassos, ensinamentos e volta por cima. Fuja dos clichês e aposte na empatia.
Textos persuasivos não são uma novidade no mundo do marketing. Há anos as equipes tentam trabalhar com as técnicas para encantar os clientes, por isso, utilizar as estratégias de copywriting podem ajudar o seu negócio. Lembre-se que copywriting não é enganar o cliente e nem levá-lo a um caminho de dúvidas, caso contrário, ele não volta. Seja original, pois ao conquistá-lo, você o terá de volta.
* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.
Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.