E-Commerce B2B Expandindo Seu Negócio Durante A Crise

E-commerce B2B: expandindo seu negócio durante a crise

[:pb]Se você pretende expandir seus negócios ou está procurando uma forma de escapar da crise investindo em estratégias de baixo custo, porém com grande alcance de público, sua melhor aposta deve ser em um e-commerce B2B (empresas que vendem para outras empresas). Essa estratégia tem sido o maior gerador de receita globalmente.

A entrada de gigantes no comércio eletrônico, como Amazon, causou um aceleramento na tendência do uso de plataformas B2B. Vendedores on-line reconhecem que a experiência do cliente em um ambiente B2B é tão importante quanto a experiência do cliente para B2C (empresas que vendem diretamente para o consumidor final). Consequentemente, as expectativas têm crescido e mais compradores B2B exigem uma experiência de comércio eletrônico simples que imite o modelo de compra do consumidor.

Separamos algumas dicas para você que quer mergulhar nesse mundo digital e conquistar um nicho em potencial que é pouco explorado.

Qual modelo devo aplicar no meu e-commerce B2B?

Existem diversos modelos de negócios B2B e todos funcionam igualmente, porém você deve avaliar o porte, competências e fluxo da sua empresa ou negócio. Conheça o modelo mais utilizado:

Um para muitos

Trata-se de um modelo direto, onde as empresas possuem sua própria loja online B2B, na qual seus clientes podem adquirir produtos ou serviços. Perceba que aqui você precisa criar uma rede interna composta por distribuidores, parceiros, fornecedores, varejistas e entregadores.

Quais vantagens de investir em um e-commerce B2B?

Tratando-se de um modelo de negócio digital, a primeira vantagem que você já sabe é o baixo custo. Antes dessa estratégia ser conhecida as empresas investiam muito dinheiro em material impresso, catálogos, contratação de pessoas para fazer distribuição nas ruas e esse alcance acabava sendo restrito.

Se você investisse pouco dinheiro o seu material de divulgação seria escasso. Com o e-commerce B2B você investe pouco e acaba gerando um alcance incontável. Só o fato de você estar no mundo on-line traz a possibilidade de ser visto e comentado por milhares de pessoas.

A segunda vantagem é que seu comércio eletrônico pode ser compartilhado em todas as redes sociais. Você promove uma maior proximidade com sua audiência e seus parceiros e acaba recebendo uma publicidade digital orgânica (onde não é preciso investir verba, as pessoas fazem divulgação gratuita e espontânea do seu produto).

O último benefício é a personalização do seu negócio. Materiais como: catálogos interativos, customização de serviços, poder de ouvir e interagir com seus consumidores com mais facilidade e assertividade e controle do estoque em tempo real são itens que farão parte do seu mundo empreendedor.

Métricas: como medir os novos resultados?

Você não pode melhorar se você não sabe o quão bem está indo e se está fazendo tudo certo. É preciso medir tudo! Quantas pessoas visitam e-commerce B2B? O que está impulsionando os acessos? Para onde os clientes vão no site? Será que eles compram? Se não, em que momento estou perdendo a compra? Analise as métricas com cuidado se você deseja aprender e melhorar. Dashboards são uma ótima ferramenta visual que geram dados e relatórios em tempo real.

Um e-commerce B2B é uma aposta certeira para expandir seu negócio durante a crise mas, assim como em qualquer outro setor, fazer sua empresa crescer não é uma tarefa simples. Por isso, é bom estar ciente dos desafios que sua empreitada vai enfrentar. Para entender os principais desafios do e-commerce B2B, clique aqui.

Por Sandra Turchi*

*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

 [:en]Se você pretende expandir seus negócios ou está procurando uma forma de escapar da crise investindo em estratégias de baixo custo, porém com grande alcance de público, sua melhor aposta deve ser em um e-commerce B2B (empresas que vendem para outras empresas). Essa estratégia tem sido o maior gerador de receita globalmente.

A entrada de gigantes no comércio eletrônico, como Amazon, causou um aceleramento na tendência do uso de plataformas B2B. Vendedores on-line reconhecem que a experiência do cliente em um ambiente B2B é tão importante quanto a experiência do cliente para B2C (empresas que vendem diretamente para o consumidor final). Consequentemente, as expectativas têm crescido e mais compradores B2B exigem uma experiência de comércio eletrônico simples que imite o modelo de compra do consumidor.

Separamos algumas dicas para você que quer mergulhar nesse mundo digital e conquistar um nicho em potencial que é pouco explorado.

Qual modelo devo aplicar no meu e-commerce B2B?

Existem diversos modelos de negócios B2B e todos funcionam igualmente, porém você deve avaliar o porte, competências e fluxo da sua empresa ou negócio. Conheça o modelo mais utilizado:

Um para muitos

Trata-se de um modelo direto, onde as empresas possuem sua própria loja online B2B, na qual seus clientes podem adquirir produtos ou serviços. Perceba que aqui você precisa criar uma rede interna composta por distribuidores, parceiros, fornecedores, varejistas e entregadores.

Quais vantagens de investir em um e-commerce B2B?

Tratando-se de um modelo de negócio digital, a primeira vantagem que você já sabe é o baixo custo. Antes dessa estratégia ser conhecida as empresas investiam muito dinheiro em material impresso, catálogos, contratação de pessoas para fazer distribuição nas ruas e esse alcance acabava sendo restrito.

Se você investisse pouco dinheiro o seu material de divulgação seria escasso. Com o e-commerce B2B você investe pouco e acaba gerando um alcance incontável. Só o fato de você estar no mundo on-line traz a possibilidade de ser visto e comentado por milhares de pessoas.

A segunda vantagem é que seu comércio eletrônico pode ser compartilhado em todas as redes sociais. Você promove uma maior proximidade com sua audiência e seus parceiros e acaba recebendo uma publicidade digital orgânica (onde não é preciso investir verba, as pessoas fazem divulgação gratuita e espontânea do seu produto).

O último benefício é a personalização do seu negócio. Materiais como: catálogos interativos, customização de serviços, poder de ouvir e interagir com seus consumidores com mais facilidade e assertividade e controle do estoque em tempo real são itens que farão parte do seu mundo empreendedor.

Métricas: como medir os novos resultados?

Você não pode melhorar se você não sabe o quão bem está indo e se está fazendo tudo certo. É preciso medir tudo! Quantas pessoas visitam e-commerce B2B? O que está impulsionando os acessos? Para onde os clientes vão no site? Será que eles compram? Se não, em que momento estou perdendo a compra? Analise as métricas com cuidado se você deseja aprender e melhorar. Dashboards são uma ótima ferramenta visual que geram dados e relatórios em tempo real.

Um e-commerce B2B é uma aposta certeira para expandir seu negócio durante a crise mas, assim como em qualquer outro setor, fazer sua empresa crescer não é uma tarefa simples. Por isso, é bom estar ciente dos desafios que sua empreitada vai enfrentar. Para entender os principais desafios do e-commerce B2B, clique aqui.

Por Sandra Turchi*

*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.[:]

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