Sem dado não há resultado: conheça do Data Driven Marketing

Sem dado não há resultado: conheça o Data Driven Marketing

As transformações ocorridas na maneira como os consumidores consomem produtos e serviços impuseram novos desafios para as empresas. A tecnologia virou uma aliada da imensa maioria dos negócios que passaram a trabalhar com uma quantidade enorme de dados que se tornaram essenciais para projetar novos padrões de consumo, saiba mais sobre o Data Driven. 

 

O maior desafio dos gestores, atualmente, é usar a tecnologia a favor da empresa para utilizar os dados gerados por diferentes situações que são essenciais para embasar uma tomada de decisão. O Data Driven é uma cultura empresarial que utiliza os dados gerados pelas organizações para aplicar decisões estratégicas fundamentadas nas informações fornecidas pelos negócios. Com esse formato, todas as áreas têm acesso aos dados fundamentais que são gerados a partir das atividades cotidianas do negócio e, a partir da interpretação dessas informações, é possível projetar novas estratégias mais assertivas. 

 

Vantagens do Data Driven

É possível destacar a segurança que os dados gerados podem fornecer para a tomada de decisões, que serão realizadas com base em comprovações e previsões seguras que são bem mais confiáveis que suposições de mercados e especialistas.

Saber interpretar, aplicar e organizar todos esses dados requer habilidades que fazem a diferença na rotina de uma empresa que lida com o marketing digital. Em dez anos, a quantidade de informações disponíveis no mercado cresceu mais de 50 vezes e não há como desprezar essa imensidão de informações disponíveis, que podem fazer a diferença para melhorar a experiência do usuário, tornar os negócios mais assertivos e impulsionar os resultados comerciais.

O Data Driven é uma realidade que tornou possível quantificar e analisar o comportamento do consumidor por meio dos dados gerados em compras, pesquisas, publicidades, redes sociais, etc. Com essas informações as empresas têm a capacidade de entender seus clientes e criar insights que vão muito além das rotinas tradicionais do marketing. Os times podem elaborar uma visão mais ampla sobre os negócios, a partir das informações obtidas, criando campanhas personalizadas de acordo com a jornada do cliente, consequentemente, será possível chegar a resultados mais expressivos. 

 

É possível apontar, entre tantos benefícios, a capacidade do Data Driven Marketing criar relacionamentos duradouros, agregando valor para ambos os lados. Com isso, seus clientes estarão mais conectados ao seu negócio, sendo impactados apenas por comunicações que são relevantes para eles. Do lado da empresa, o negócio se torna mais eficaz e assertivo. A estratégia também permite descobrir onde estão seus clientes, em quais canais é mais fácil localizá-los, além de outras informações fundamentais para tornar a conversão mais eficiente, como, quando é melhor alcançá-lo, quais ofertas são mais eficazes, etc.

 

Para colocar o Data Driven em ação é preciso se certificar de que todos os dados são coletados e analisados pelo time para mensurar os resultados e definir novas estratégias por meio de softwares que coletam essas informações. Atualmente, administrar esses dados virou um grande desafio para o mercado. Aqueles que saíram na frente e enxergaram a importância de trabalhar com essas informações, têm colhido resultados satisfatórios. Possuir dados confiáveis sobre o próprio negócio ou setor, fará toda diferença para tornar sua empresa mais competitiva. 

 

* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.

Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

Comentários