Aumentar as vendas é o sonho de qualquer loja que queira crescer, especialmente as que atuam no comércio eletrônico. Vender mais em um universo como a internet, cheio de obstáculos e oportunidades, significa um grande avanço para a empresa e um bom sinal de que o negócio tem boas chances de crescimento.
Mas não basta apenas querer ou agir sem planejamento para conseguir, de fato, vender mais. Algumas práticas são essenciais para atingir esse objetivo e, sem elas, dificilmente um e-commerce conseguirá aumentar a quantidade de vendas, correndo riscos de fracassar.
Se você quer ver sua loja virtual bombando, veja aqui algumas dicas simples que são necessárias para fazer as vendas crescerem.
Tenha um site com um bom layout
Não basta ter as melhores promoções ou o melhor produto do mercado: é preciso mostrar isso de uma maneira fácil e agradável ao cliente que entra no seu site para comprar. A navegabilidade é fundamental para qualquer endereço eletrônico e, no caso do e-commerce, pode significar mais ou menos vendas.
Por isso, tenha atenção não apenas a questões estéticas como cores, tamanho de fonte, estilo de botões e fotos, mas também à forma de acesso ao seu site. Um site visitado pelo computador, por exemplo, deve ter um layout diferente se for acessado pelo celular ou tablet. Lembre-se, a forma como a navegação acontece, deve ser mais simples e intuitiva possível.
Se o site for agradável para se navegar, pode ter certeza de que os clientes ficarão mais propensos a comprar e até indicar a sua loja.
Interaja com clientes e potenciais consumidores
A interação é uma palavra-chave em um mundo cada vez mais conectado, onde pessoas e marcas permanecem muito tempo em redes sociais e conversando entre si. Não acompanhar esse movimento deixará seu site isolado e, logo, com poucas chances de crescer.
Utilize, pelo menos, as principais redes sociais para, além de oferecer produtos, responder a dúvidas, sugestões, reclamações e elogios dos seus clientes. Interaja para demonstrar que a loja é próxima dos consumidores e está atenta às suas demandas, além de valorizar sua clientela.
Ofereça segurança e praticidade
Apesar do e-commerce se consolidar ano após ano como uma importante forma de comércio, muitos consumidores ainda são inseguros para comprar no ambiente online. Com a crescente preocupação em relação a fraudes e crimes cibernéticos, é fundamental mostrar que a sua loja é segura e que os clientes poderão comprar nela sem medo.
Por isso, não tenha medo de investir em sistemas de proteção para que o site seja o mais seguro possível. Certificações nesse sentido são importantes para que se perceba que aquele e-commerce é confiável. Além disso, deixe claras informações como prazos de entrega, taxas de frete, política de trocas e devoluções e dados sobre os produtos comercializados, para que ninguém possa falar que informações importantes não estavam à disposição dos compradores.
Ter um endereço físico, com telefone, CNPJ e páginas oficiais nas redes sociais também contribui para aumentar a confiança dos consumidores em sua loja online.
Se diferencie dos demais
Com o crescimento da concorrência no comércio eletrônico, não é difícil ter diversos sites que oferecem os mesmos produtos ou serviços. Para se destacar e sair na frente de outras lojas, é preciso se diferenciar.
Ofereça descontos em datas especiais, diferentes formas de pagamento, brindes e promoções diversas que façam do seu e-commerce único.
Invista em marketing
Além disso, é possível investir em ações que podem aumentar o tráfego de visitantes, a interação e, por consequência, as vendas. Por exemplo, um blog com marketing de conteúdo pode fazer o site ter mais acessos de diferentes formas e é uma boa maneira de se aproximar de clientes. Muitas marcas utilizam plataformas diferentes para atrair consumidores para o negócio principal e, assim, vender mais.
Se você quer vender mais, confira também nesse artigo como uma consultoria em marketing digital pode ajudar seu e-commerce.
Por Sandra Turchi*
*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionaisde marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.