Por Que Sua Empresa Precisa De Uma Consultoria Em Marketing Digital

Por que sua empresa precisa de uma consultoria em marketing digital?

[:pb]O marketing digital já é a principal fonte de negócios para diversas empresas, em especial àquelas que trabalham diretamente com produtos e serviços digitais. Mas para as que ainda não estão completamente nesse universo, pode surgir uma certa dificuldade no momento de definir que tipo de atuação ter na internet.

Para não errar logo de início, contratar uma consultoria em marketing digital pode ser uma ótima ideia, pois você estabelece a presença da sua marca na internet com confiança, credibilidade e a certeza de que os resultados logo virão. Entenda por que sua empresa precisa de uma consultoria em marketing digital?

O que é uma consultoria em marketing digital?

A consultoria em marketing digital tem como objetivo orientar a empresa sobre o melhor caminho a seguir para atingir resultados de curto, médio e longo prazo com ações de marketing na internet. Para isso, ela faz uma análise completa do ambiente de negócios, levando em consideração:

  • Diagnóstico interno: levantamento de todas as estratégias e ações de marketing da empresa e suas repercussões; identificação de pontos de melhoria; uso de recursos; retorno sobre o investimento.
  • Diagnóstico externo: análise do mercado; benchmarking (análise da concorrência); identificação de público-alvo; reputação da marca; oportunidades e ameaças.
  • Alinhamento com o planejamento estratégico da empresa: definição de objetivos, metas e indicadores de performance de marketing digital levando em consideração os objetivos estratégicos do negócio.
  • Plano de ação: definição de canais, personas, mensagens, investimentos, cronograma de implantação, monitoramento e mensuração de resultados.

Vale a pena lembrar que o papel da consultoria em marketing digital é estratégico e de orientação. Sendo assim, a própria equipe da empresa deverá colocar as estratégias em prática, com o acompanhamento da consultoria para fazer os ajustes necessários. Na ausência de uma equipe qualificada, a empresa poderá optar pela terceirização dos seus serviços, num modelo de assessoria.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria em marketing digital?

Se você não sabe por onde começar a estabelecer sua presença digital e não deseja sair atirando para todos os lados sem saber ao certo que tipo de resultado esperar, a melhor forma de evitar desperdício de recursos e tempo é contratar uma consultoria em marketing digital. Veja alguns benefícios:

  • Conhecimento especializado sem a necessidade de contratações;
  • Atualização constante de recursos e estratégias sem a necessidade de novos investimentos;
  • Visão externa sobre a empresa, o que permite um diagnóstico mais próximo da realidade;
  • Presença de um agente de mudanças que não está envolvido com o dia a dia da empresa, portanto, está comprometido com os resultados, não com outras tarefas;
  • Melhor entendimento do ambiente de negócios da empresa;
  • Foco em resultados tangíveis e mensuráveis, principalmente financeiros.

Que tipo de serviços uma consultoria em marketing digital oferece?

O universo das estratégias digitais de marketing é muito amplo, por esse motivo nem sempre conseguimos identificar com clareza que tipo de serviço será oferecido por uma consultoria. Para exemplificar, listamos abaixo as atividades mais comuns do consultor em marketing digital:

  • Diagnóstico interno e externo;
  • Planejamento estratégico de marketing digital;
  • Definição de canais a serem utilizados pela empresa;
  • Identificação de público-alvo;
  • Objetivos, metas e indicadores de marketing digital;
  • Plano de ação;
  • Monitoramento e mensuração de resultados.

E então, ficou interessado em conhecer melhor o trabalho de uma consultoria em marketing digital? Entre em contato com a gente e deixe o seu comentário!

Por Sandra Turchi*

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.[:en]O marketing digital já é a principal fonte de negócios para diversas empresas, em especial àquelas que trabalham diretamente com produtos e serviços digitais. Mas para as que ainda não estão completamente nesse universo, pode surgir uma certa dificuldade no momento de definir que tipo de atuação ter na internet.

Para não errar logo de início, contratar uma consultoria em marketing digital pode ser uma ótima ideia, pois você estabelece a presença da sua marca na internet com confiança, credibilidade e a certeza de que os resultados logo virão. Entenda por que sua empresa precisa de uma consultoria em marketing digital?

O que é uma consultoria em marketing digital?

A consultoria em marketing digital tem como objetivo orientar a empresa sobre o melhor caminho a seguir para atingir resultados de curto, médio e longo prazo com ações de marketing na internet. Para isso, ela faz uma análise completa do ambiente de negócios, levando em consideração:

  • Diagnóstico interno: levantamento de todas as estratégias e ações de marketing da empresa e suas repercussões; identificação de pontos de melhoria; uso de recursos; retorno sobre o investimento.
  • Diagnóstico externo: análise do mercado; benchmarking (análise da concorrência); identificação de público-alvo; reputação da marca; oportunidades e ameaças.
  • Alinhamento com o planejamento estratégico da empresa: definição de objetivos, metas e indicadores de performance de marketing digital levando em consideração os objetivos estratégicos do negócio.
  • Plano de ação: definição de canais, personas, mensagens, investimentos, cronograma de implantação, monitoramento e mensuração de resultados.

Vale a pena lembrar que o papel da consultoria em marketing digital é estratégico e de orientação. Sendo assim, a própria equipe da empresa deverá colocar as estratégias em prática, com o acompanhamento da consultoria para fazer os ajustes necessários. Na ausência de uma equipe qualificada, a empresa poderá optar pela terceirização dos seus serviços, num modelo de assessoria.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria em marketing digital?

Se você não sabe por onde começar a estabelecer sua presença digital e não deseja sair atirando para todos os lados sem saber ao certo que tipo de resultado esperar, a melhor forma de evitar desperdício de recursos e tempo é contratar uma consultoria em marketing digital. Veja alguns benefícios:

  • Conhecimento especializado sem a necessidade de contratações;
  • Atualização constante de recursos e estratégias sem a necessidade de novos investimentos;
  • Visão externa sobre a empresa, o que permite um diagnóstico mais próximo da realidade;
  • Presença de um agente de mudanças que não está envolvido com o dia a dia da empresa, portanto, está comprometido com os resultados, não com outras tarefas;
  • Melhor entendimento do ambiente de negócios da empresa;
  • Foco em resultados tangíveis e mensuráveis, principalmente financeiros.

Que tipo de serviços uma consultoria em marketing digital oferece?

O universo das estratégias digitais de marketing é muito amplo, por esse motivo nem sempre conseguimos identificar com clareza que tipo de serviço será oferecido por uma consultoria. Para exemplificar, listamos abaixo as atividades mais comuns do consultor em marketing digital:

  • Diagnóstico interno e externo;
  • Planejamento estratégico de marketing digital;
  • Definição de canais a serem utilizados pela empresa;
  • Identificação de público-alvo;
  • Objetivos, metas e indicadores de marketing digital;
  • Plano de ação;
  • Monitoramento e mensuração de resultados.

E então, ficou interessado em conhecer melhor o trabalho de uma consultoria em marketing digital? Entre em contato com a gente e deixe o seu comentário!

Por Sandra Turchi*

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.[:]

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