Este não é um post com regras genéricas ou, então, algum tipo de guia milagroso. Vamos contar como, de fato, aumentamos em 250% as vendas na construção civil de um cliente com marketing digital.
Este é um exemplo prático, que desenvolvemos com um cliente da Digitalents e entregamos resultados bastante expressivos – a ponto de ser considerado um case de sucesso nesse segmento.
A ideia é compartilhar essa experiência para mostrar os benefícios de uma atuação planejada a você que atua em áreas com:
- construção civil;
- construtoras;
- incorporadoras;
- empreendimentos imobiliários;
- prestadoras de serviços de infraestrutura;
- construção comercial, industrial e residencial.
Quer saber como tem sido essa experiência? Então vamos trazer alguns detalhes desse case e, é claro, nosso time está à disposição para tirar dúvidas e trocar experiências. Clique aqui.
Quem é o nosso cliente?
Por uma questão de sigilo contratual, não vamos identificar o nosso cliente nessa empreitada. No entanto, é interessante entender o seu perfil e como melhoramos suas vendas e sua imagem na construção civil com marketing digital.
Esse nosso parceiro é uma construtora, com sede em um município em SP, e uma trajetória já consolidada no segmento, com mais de dez anos de mercado.
Uma marca que vende sonhos
O propósito dessa empresa de construção civil é voltado para transformar positivamente a vida dos seus clientes, através da promoção de moradia de interesse social, buscando suprir lacunas institucionais relacionadas à falta de lares, bem como o acesso às estruturas de saneamento básico, segurança e lazer.
Enfim, trata-se de uma marca que, literalmente, busca atender aos sonhos das pessoas. Afinal, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa do segmento imobiliário QuintoAndar, em conjunto com o Instituto Datafolha, em 2022, ter uma casa própria era o sonho de 87% dos brasileiros.
Briefing e planejamento de marketing digital
As informações acima, trazem um breve raio-x dessa empresa de construção civil que aumentou em 250% as vendas com marketing digital e têm uma grande importância.
Elas compõem um briefing inicial do projeto estruturado pelo time da Digitalents e usado para desenvolver o planejamento estratégico de marketing digital, buscando atender às necessidades desse cliente.
Por falar em planejamento de marketing digital, nossa equipe publicou, recentemente, um artigo completo sobre como fazê-lo e os impactos dessas ações nos resultados. Clique aqui e já se programe para ler logo em seguida.
O que a construtora buscava com marketing digital?
Durante o briefing inicial, a equipe entendeu quais eram as dores e os anseios desse cliente. A empresa do segmento de construção civil atravessava aquele período inicial e crítico da pandemia do coronavírus. Era março do ano de 2020.
A demanda tinha as seguintes metas:
- Gerar mais resultados com a venda de apartamentos;
- Melhorar a imagem da empresa perante o seu público (para mitigar os riscos pelos atrasos pontuais de algumas unidades que iriam ocorrer por conta da pandemia);
- Trabalhar de forma mais assertiva sua presença digital;
- Fortalecer os canais de comunicação de sua empresa;
- Estruturar os KPI´s de performance.
Aumentar 250% nas vendas de imóveis com marketing digital
Após um trabalho intenso, iniciado com o planejamento estratégico e acompanhamento, em tempo real de várias métricas, foi possível chegar a um resultado muito expressivo no número de vendas ao longo dos anos.
No quesito vendas, esse trabalho trouxe os seguintes resultados:
- Crescimento constante em vários parâmetros acompanhados, – desde o início do planejamento estratégico em marketing digital em construção civil, todos os anos registraram aumento em relação ao período anterior;
- No total, foi constatado um crescimento de 250% no número de unidades vendidas, que contou com apoio de recursos de marketing digital, em relação ao cenário inicial ao longo de quatro anos.
Outros resultados positivos para a construtora
Praticamente, todos os indicadores ligados a operações impulsionadas pelo marketing digital tiveram crescimento e um saldo positivo para o cliente.
Selecionamos alguns desses indicadores que solidificaram a relação da Digitalents com esse cliente de construção civil nos últimos quatro anos.
– A geração de leads apresentou um salto gigantesco de 398% desde o início do atendimento;
– Custo por Lead (CPL) apresentou redução de 61% desde os momentos iniciais com a conta;
– Custo Aquisição Cliente (CAC) teve redução de 77% desde o atendimento a essa conta;
Benefícios do Marketing Digital para Empresas de Construção Civil
Nesse case específico, as estratégias de marketing digital, alinhadas com as características de uma empresa do segmento de construção civil, foram eficientes na obtenção dos resultados:
- Aumento no número de seguidores em todas as redes sociais que atuam;
- Crescimento muito expressivo do número de leads;
- Crescimento das vendas;
- Maior engajamento e interação com o público;
- Mensagens mais assertivas nos canais digitais;
- Um site bem mais moderno e responsivo.
O que diz o cliente
Nas palavras de uma alta executiva da construtora, a aproximação da empresa com o marketing digital se deu por conta das exigências do mercado.
“Quisemos conhecer com mais profundidade sobre marketing digital para entender como eram os processos, para poder cobrar de forma mais assertiva os prestadores desses serviços”, comenta.
Nessa interação, fizeram um curso de marketing digital avançado com Sandra Turchi e conheceram a Digitalents e, a partir daí, começaram os trabalhos de otimização dos canais digitais e campanhas.
“Hoje 88% dos nossos leads vêm do meio online, o atendimento da Digitalents é sempre muito ágil, os ajustes são feitos em pouco tempo e a campanha logo fica melhor direcionada”, diz.
“Por entender o negócio do cliente, eles entregam não apenas os leads, mas também promovem economia e alta performance nesses fatores”, conclui.
Marketing digital para construção civil e setor imobiliário
Se você atua na construção civil ou setor imobiliário e gostaria de ter a aplicação de estratégias específicas para seu segmento, entenda que a Digitalents tem um time preparado para entender as dores e traçar a melhor estratégia para sua operação.
Que tal buscar os melhores resultados para sua construtora ou incorporadora? Fale com a Digitalents hoje mesmo.