O marketing de negócios passou por várias transformações ao longo dos anos. Desde a Revolução Industrial até os dias atuais as técnicas se modernizaram para oferecer uma nova experiência aos consumidores. Na era digital, é fundamental dominar os mecanismos que vão auxiliar os negócios. É preciso atrair os clientes obedecendo todas as etapas do negócio, só assim será possível vender mais para as pessoas certas no momento exato. Todos os conjuntos que abrangem essas etapas representam a jornada do cliente.
Segundo Silvia Cardenuto, consultora sênior da Digitalents, um caminho de sucesso pode ser obtido por meio de um funil de vendas com o foco bem definido. Para isso, é preciso traçar estratégias que serão fundamentais para que haja resultado nos negócios. Abaixo, seguem dicas preciosas para desenvolver um funil de vendas.
Identifique seu target
É importante saber quem é seu persona, o que ela busca e de qual forma ela busca.
Mapeie a jornada de compras
Quanto mais se conhece o cliente e sua jornada, mais fácil fica para planejar estratégias que possam cobrir as falhas, qualificar o cliente e diminuir o ciclo de vendas
Definir pontos-chave
É preciso construir a régua de relacionamento e identificar os pontos de contato de seu cliente com a marca. Depois, estabeleça os gatilhos que vão fazer o lead avançar no funil.
Crie estratégia
É necessário implantar uma estratégia para seu funil que seja objetiva e clara, de acordo com cada canal que deseja atingir
Defina métricas
Não se perca no processo, tenha claro o que quer medir e tome decisões a partir dos resultados obtidos. A partir do momento que o funil de vendas foi aplicado no negócio, é importante adotar uma estratégia que funcione a favor dos resultados e que seja capaz de alcançar um grande público.
Abaixo, seguem dicas para melhorar a eficiência do funil de vendas.
Utilize vários canais
Usar vários canais de marketing é uma boa estratégia para atrair visitantes no topo do funil.
Analise a campanha
Não deixe o canal errado consumir toda sua verba, analise a eficácia de suas campanhas rapidamente.
Técnicas de SEO
Escrever textos e posts úteis pode melhorar o SEO e ajudá-lo a se envolver com seus clientes. Essa é uma técnica muito utilizada para atrair os leads.
CTA
Inclua mais de um call to action (CTA) em seu website. As chances são de que os visitantes do site estarão em diferentes fases da jornada do cliente. Alguns podem estar prontos para comprar um enviar e-mail, enquanto outros podem estar pesquisando.
Prospects
Se eles forneceram e-mail ou número de telefone, é muito provável que tenham interesse em seus produtos ou serviços, por isso, cultive seus prospects e mantenha o lead quente.
A cada dia os consumidores estão mais exigentes e buscam por produtos e serviços de qualidade que se adequem às necessidades, por isso, o funil de vendas é mais uma ferramenta fundamental na jornada do cliente. Ele vai permitir avaliar o desempenho da equipe na busca pelas metas e, se bem construído, será essencial para a empresa. Aproveite as ideias para buscar novos meios de atrair mais clientes e otimizar o volume de negócios.