As Transformações Da Web Em Duas Décadas

As transformações da web em duas décadas

Pare um minuto o que está fazendo e olhe ao seu redor. Imagine o que você tinha de ferramenta à disposição há 20 anos. Certamente, o celular não seria seu principal meio de comunicação, nada de mensagens instantâneas, redes sociais, lives no Facebook, fotos da última viagem no Instagram ou o pagamento daquela conta que você esqueceu pelo aplicativo do seu banco. No máximo, você estaria em frente a um computador usando uma conexão discada. Obviamente, naquela época trabalhávamos a informação de uma maneira diferente. Mas quantas coisas mudaram em apenas duas décadas, as transformações afetaram na nossa comunicação, aproximando pessoas, instituições e revolucionando a web.

A web 1.0 foi o passo inicial que propôs ao usuário uma maneira diferente de encarar a informação. Até então, tudo muito “primitivo”, não se permitia a interação, era totalmente mecânico e passivo. Na frente de um pc, o usuário ficava limitado apenas as informações publicadas na web. A linguagem HTML possibilitou visualizar páginas de web mais agradáveis, com imagens e cores.

Logo, a web 2.0 ganhou espaço diante da necessidade dos usuários que buscavam uma plataforma mais colaborativa com a integração de serviços básicos e a interação pelas redes sociais. Isso proporcionou que as grandes corporações se estabelecessem no mercado, ampliando a divulgação da marca. A evolução seguiu transformando a maneira como recebemos, tratamos e divulgamos as informações e serviços oferecidos na web.

A 3.0 virou o jogo e, nós, passamos a oferecer a maior parte das informações que os provedores usam para entregar aquilo que precisamos. As interações nas redes sociais, as pesquisas nos mecanismos de buscas e muitas outras coisas fizeram o usuário se conectar de tal maneira que ficar de fora da web já não é tão aceitável pela maioria. O uso ainda é pouco explorado, mas indica uma internet ainda mais inteligente, que vai além do mobile, baseada na experiência de cada usuário, interpretando pensamentos para entregar uma informação rica, com linguagem potente, redes neurais e algoritmos genéticos.

E para quem não estava habituado nem com as versões anteriores, se prepare, para entrar em um mundo cada vez mais conectado e dependente de tecnologia. A web 4.0, que ainda está em desenvolvimento, propõe um modelo completamente integrado, oferecendo soluções para as necessidades de cada usuário, conforme seu comportamento, hábitos e preferências, se tornando quase um assistente pessoal. Será em qualquer lugar, qualquer hora, integrando um tempo real.

Diante de tanta tecnologia podemos imaginar que isso é só o começo de um mundo cada vez mais conectado, onde a máquina estará a serviço das pessoas, proporcionando uma experiência jamais vivida pelos humanos. A web 5.0 segue nessa linha, a proposta vai além do mecanismo tradicional e já aponta para uma interação emocional entre as pessoas e os computadores, com base na neurotecnologia. Isso se tornará um hábito diário a partir da percepção da máquina sobre os humanos.

No mundo cada vez mais conectado, estar atento as transformações digitais e fazer parte delas é essencial para não ficar parado no tempo e poder usufruir de todas as facilidades e comodidades oferecidas. A evolução da web é só um exemplo de como nossas vidas estão sujeitas as modificações ditadas pelas máquinas. É um caminho sem volta, esperamos, que para o bem da humanidade.

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Curso de

MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL