Como o relacionamento online está relacionado à transformação digital?

Pensar em estratégias eficientes de marketing na atualidade significa incluir as mídias sociais como meio de divulgação da marca e de relacionamento com o cliente. Por sua vez, a transformação digital é uma tendência que atingirá todas as empresas que pretendem manterem-se ativas, independentemente do seu porte ou tempo de mercado.

A transformação digital chegará em pouco tempo a organizações dos mais diversos setores, mesmo que não ofereçam produtos ou serviços on-line. Tal mudança engloba modernizar todos os processos da empresa, desde o sistema produtivo até a maneira de divulgar a marca.

Transformação digital atinge a maioria das empresas

De acordo com a pesquisa “Transformação Digital no Brasil: o que seus clientes esperam”, realizada em junho de 2017 pela empresa DocuSign, a grande maioria dos brasileiros prefere fechar negócios com organizações que ofereçam serviços mais modernos e tecnológicos.

O levantamento realizado com 1.259 profissionais de empresas dos setores jurídico, financeiro, TI, vendas e de recursos humanos apontou que 97% dos entrevistados esperam que as organizações com as quais lidam apresentem métodos digitais para aquisição de produtos e assinatura de contratos.

Os profissionais opinaram ainda sobre as empresas que não digitalizam seus processos, as quais são consideradas ultrapassadas para 51% deles.

A transformação digital interfere nos processos organizacionais de maneira tão intensa que altera por completo o cotidiano das empresas. Pesquisa divulgada em setembro deste ano pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou qual será o impacto da digitalização na indústria até 2025.

Os dados indicam o surgimento de novos modelos de negócios, mais rapidez no lançamento de produtos ou serviços e mais eficiência na produtividade. Ademais, observou-se que a utilização estratégica dos milhares dispositivos conectados poderá garantir o fornecimento de dados pessoais valiosos às organizações, abrindo novas possibilidades comerciais.

Mídias sociais: o que fazer para transformar

Investir em transformação digital exige visão estratégica, qualidade em gestão de pessoas e, de modo especial, planejamento financeiro. Mudar radicalmente pode ter custos altos, por isso, a importância de planejar e traçar objetivos bem delimitados.

Pequenas mudanças, contudo, podem ser realizadas junto à grande inovação, de forma a acelerar o alcance dos resultados. Veja o que fazer a partir das mídias sociais para ajudar a promover a transformação digital na sua empresa:

Mantenha a presença digital

Esqueça a ideia de que seu público não está nas redes sociais ou mesmo na internet. A digitalização do mundo faz com que os decisores e influenciadores de compra acessem a rede para buscar todos os tipos de informações. Portanto, seu negócio está inevitavelmente nas mídias on-line, seja de maneira profissional ou através de menções do consumidor.

Manter sites, blogs e perfis em redes sociais é, pois, uma ação proativa e estratégica, uma vez que garante um posicionamento profissional e mais seguro diante da ampla exposição midiática no universo virtual.

Ofereça atendimento on-line

Alternativas como autoatendimento digital, canais integrados e chatbots são recursos que não somente influenciam na maneira de fazer marketing, mas também refletem em uma grande alteração dos processos e de recursos humanos da empresa. Além disso, o relacionamento com o cliente via redes sociais têm sido uma das ferramentas que mais apresentam resultados positivos e conversões para a marca.

A presença digital e o atendimento on-line estão diretamente ligados à transformação digital porque possibilitam um feedback mais rápido sobre o processo de vendas e aceitação do produto ou serviço. Assim, a elaboração de novas estratégias e projetos de inovação tecnológica acontecem com bases mais sólidas, garantindo o melhor desempenho organizacional.

Revolucione a sua marca

As mídias sociais oferecem uma gama de vantagens que ultrapassa o atendimento on-line e o relacionamento com o cliente. Atualmente, é possível utilizar os canais digitais para oferecer produtos e serviços inovadores, os quais atendem clientes conectados que buscam soluções cada vez mais tecnológicas.

Simplificar o processo de vendas é outra das grandes vantagens que o uso das mídias sociais oferece. Por meio desses canais, é possível segmentar o público-alvo com recursos automatizados, o que assegura a redução de custos e a eficiência do trabalho.

Ambientes como marketplaces e redes sociais devem ser aliados da mudança radical dos processos que as organizações tendem a fazer, uma vez que favorecem a redução de custos e aumentam as possibilidades de inovação.

Transformar uma empresa digitalmente equipara-se a gerar novos modelos de negócios e dar um passo adiante, com foco na melhoria da experiência do cliente, aumento da lucratividade e otimização dos processos operacionais.

Vale lembrar ainda a importância de planejar a transformação digital com a gestão e supervisão de profissionais experientes e qualificados, para que esse processo não comprometa a sobrevivência da empresa.

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