A maior rede social do mundo vem contribuindo muito para que as empresas tenham melhores resultados de vendas e retenção de clientes. Uma das vantagens que o Facebook proporciona, por exemplo, é a geração de leads através das estratégias de marketing digital, aumentando o tráfego no site e fomentando o compartilhamento de informações a respeito da sua empresa na rede. Para gerar leads através da sua página corporativa do Facebook você precisa passar por basicamente 4 passos: segmentação de clientes, otimização de campanhas, geração de valor e mensuração de resultados. E é sobre esses passos que você vai construir uma estratégia vencedora de geração de leads através da sua fan page corporativa no Facebook. Quer saber um pouco mais? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!
Segmentação de clientes
A segmentação do seu público-alvo é o ponto de partida para que você desenvolva uma estratégia para geração de leads mais eficaz. O Facebook possui um alto poder de segmentação, em especial se você utilizar a ferramenta Power Editor.
Com o Power Editor você tem a possibilidade de criar anúncios baseados em seu mailing particular, enviando mensagens para pessoas específicas na rede. Essa metodologia de segmentação é chamada de segmentação por público personalizado, pois você é quem determina quem receberá seus anúncios, baseando-se nos e-mails e números de telefone constantes na sua base de clientes.
Outra maneira de selecionar o seu público no Facebook com o Power Editor é a segmentação por público semelhante (lookalike audience), onde o Facebook combina as informações da sua base de clientes para descobrir pessoas que tenham o mesmo perfil na rede, exibindo seus anúncios para uma audiência altamente qualificada.
Otimização de campanhas
Otimizar suas campanhas para o Facebook significa ter objetivos bem traçados, saber quanto custa cada lead e qual é o investimento necessário e viável para que você obtenha o sucesso desejado. No Facebook você pode escolher o objetivo das campanhas, mas, a princípio, a melhor maneira de começar é optando por conversões em website para saber quanto custa gerar cada lead e quanto você está investindo nessa conversão.
Na criação das suas campanhas não deixe de gerar vários anúncios segmentados de acordo com o seu público para atingir pessoas de diferentes maneiras e também para realizar testes A/B para saber qual mensagem está convertendo mais. Anúncios curtos e diretos, de preferência com menos de 180 caracteres costumam ser os mais eficazes na conversão de leads, pois são de fácil leitura e ágeis ao atrair a atenção e fazer com que o usuário clique sobre eles.
Geração de valor
Como gerar valor para a sua audiência? Através de conteúdo rico e relevante. Ao criar infoprodutos como e-books, whitepapers, infográficos, vídeos e outros materiais atrativos, você está nutrindo seus leads para que eles se convertam em futuros clientes. Além disso, você estimula o compartilhamento desses materiais no Facebook, ganhando maior visibilidade e entrando em contato com cada vez mais pessoas.
Mensuração de resultados
As métricas são importantes para que você avalie a eficácia das suas estratégias de geração de leads no Facebook e possa fazer os ajustes necessários para manter sua taxa de conversão em alta.
Lembre-se que o Facebook é uma poderosa ferramenta de atração de pessoas, e que quanto mais efetiva for sua estratégia de geração de leads, mais pessoas você terá para selecionar ao longo do funil de vendas. Ou seja, você atinge muitas pessoas e precisa selecionar as que realmente manterão contato com a sua empresa e se tornarão potenciais clientes. Como fazer isso? Através de conteúdo personalizado.
Siga as nossas dicas e otimize a geração de leads da sua empresa através do Facebook. Em pouco tempo você perceberá a diferença!
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita um profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de articulista de diversos portais.