Nada É Por Acaso, Tudo É Algoritmo

Nada é por acaso, tudo é algoritmo

Por vezes você já usou a internet para pesquisar um produto. Visitar alguns sites já foi o suficiente para que depois o anúncio aparecesse em outros sites e em banners nas suas redes sociais. Até parece ser coincidência, mas nada é por acaso, tudo é algoritmo. Isso deixou de ser uma novidade e passou a ser mais uma ferramenta que as empresas utilizam para fisgar os clientes.

Os algoritmos são cada vez mais complexos e mais utilizados para entender o comportamento humano, não só na internet, mas no dia a dia de todos. Nas redes sociais, os algoritmos decidem quais conteúdos irão aparecer no seu feed, eles ajudam a determinar o que vemos com base naquilo que é mais relevante para nós. O critério leva em conta nossas interações e preferências para definir o que pode nos despertar interesse. Veja alguns exemplos das principais plataformas:

Google
O buscador mais famoso da internet é o que mais usa algoritmos para descobrir, entender e organizar todo o conteúdo da internet para entregar os melhores resultados de pesquisa. Não é por acaso que o seu segredo é muito bem guardado pela empresa. Ele é capaz de colocar um site na primeira posição, levando em conta diversos fatores que não são de conhecimento público. Por meio do algoritmo, o Google julga aquilo que é mais importante para você baseado na sua navegação.

YouTube
O algoritmo utilizado considera o tempo médio de visualização para determinar o rankeamento dos vídeos. Assim, as recomendações do site garantem maior qualidade de conteúdo e relevância, garantindo uma melhor experiência de navegação.

Spotify
O player utiliza algoritmos com diferentes dados para processar as informações, criando novas experiências para os usuários. As listas e sugestões de músicas são personalizadas para cada ouvinte. Algumas delas você nunca ouviu, mas as chances de gostar são enormes, afinal, foram escolhidas pelo algoritmo baseado na sua utilização do aplicativo.

Redes Sociais
Entre todas conhecidas, o Facebook, foi a primeira rede social a usar algoritmos para categorizar os posts e definir critérios para decidir o que seria exibido para os usuários. A intenção é mostrar conteúdos mais interessantes seguindo o engajamento, comportamento e preferências de cada um de nós. Para isso, utiliza alguns milhares de critérios para definir a composição do feed. O Instagram também utiliza uma série de algoritmos que ajudam a definir critérios para mostrar o conteúdo mais certeiro, entre esses critérios, posso citar alguns, como, temporalidade, engajamento e a proximidade de usuários.

Netflix
É muito comum abrirmos o site e encontrarmos a sugestão de um filme ou série que tem muito a ver com o nosso gosto. Faz parte da essência desse serviço monitorar nossas preferências e indicar novos títulos de acordo com os últimos selecionados.

Bolsa de Valores
O setor financeiro aboliu de vez os telefones para fazer negociações há alguns anos. Cada vez mais, os algoritmos são utilizados para prever flutuações de mercado. Com a ferramenta, é possível tomar decisões de compra e venda em apenas alguns milissegundos, tornando mais certeira a negociação de ações.

Aplicativos de transporte
Uber, 99, Cabify entre outros espalhados pelo mundo utilizam a tecnologia para operar e o oferecer o serviço. Nesses casos, os algoritmos são fundamentais para que o passageiro consiga chamar um carro. O aplicativo leva em conta uma série de fatores para definir qual veículo irá se deslocar até aquele local, calcular a rota, definir o valor a ser pago, baseado na quilometragem e no tempo de deslocamento, e informar ao passageiro e ao motorista.

Eae, você ainda tem alguma dúvida que é o algoritmo?  Fiquem ligados, que nos próximos artigos vamos continuar falando sobre esse assunto que te rodeia, rs.  ;D

 

 

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