Ferramentas para otimizar tempo

7 Ferramentas de marketing digital para gerir a reputação online da sua empresa

Selecionamos as melhores ferramentas digitais do mercado, divididas em quatro grupo estratégicos: Web, Social Media, SEO e Analytics

Quando alguém te pergunta “qual a reputação online da sua empresa?”, você tem uma resposta baseada em estudos e análises de dados? Se ainda não, recomendamos que você tenha em mente que gerenciar a imagem da sua empresa na web é tão importante quanto pensar em estratégias digitais para atrair leads ou aumentar as vendas. E de que maneira esse gerenciamento pode ser feito? O mercado hoje disponibiliza uma série de ferramentas digitais essenciais para gerir a reputação online de sua empresa.

Nesse artigo, trazemos uma seleção de 7 ferramentas de marketing digital, divididas em quatro grupos estratégicos que estão ligados à imagem online que sua empresa pode ter: Web, Social Media, SEO e Analytics. Sabemos que não é possível controlar o que as pessoas falam ou pensam da sua marca, mas cabe a você enquanto gestor (a) aplicar estratégias para influenciar essas opiniões.Construir uma imagem sólida e de referência no meio virtual é um processo que demanda investimento de longo prazo. Por isso, queremos te orientar a tomar decisões assertivas em busca dos melhores resultados digitais.

Veja abaixo o sumário desse artigo e siga conosco na leitura.

  • Por que monitorar a reputação online da minha empresa?
  • Conheça 7 ferramentas de marketing digital para monitorar a reputação online da sua empresa
  • Minha empresa não tem uma boa reputação online. O que fazer?
  • O que não fazer – quais os principais erros ao monitorar a reputação online da sua empresa

 

Por que monitorar a reputação online da minha empresa?

Monitorar a reputação online é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, principalmente porque isso influencia diretamente no comportamento do consumidor. De acordo com pesquisa, 63,6% dos consumidores estão mais propensos a checar comentários online de outros clientes antes de usufruir do serviço/produto de uma marca. Sendo assim, as avaliações negativas são a principal razão para fazê-los desistir de contratar um serviço ou efetuar uma compra: 94% alegam terem evitado contato com alguma empresa por conta da má reputação online. O estudo mostra ainda que os clientes, de fato, não confiam em marcas que aparecem no rankeamento com menos de 4 estrelas.

Trocando em miúdos: se você não cuida da reputação online da sua empresa, você perderá oportunidades de fechamento de negócios e, consequentemente, não vai alcançar os resultados que tanto espera nem vai se tornar uma marca de referência no mercado. Dessa forma, temos certeza que você não quer ver o nome da sua empresa em um rankeamento abaixo de 4 estrelas, não é mesmo? O ponto aqui é compreender que a reputação online da marca reflete o que sua empresa, de fato, é. Ou seja, se você presta bom atendimento aos seus clientes e entrega experiências diferenciadas, sua empresa naturalmente receberá boas avaliações. Um cliente satisfeito é aquele que promove a sua marca e carrega a bandeira dela para onde for.

 

Conheça 7 ferramentas digitais para monitorar a reputação online da sua empresa

Apresentamos abaixo as melhores ferramentas de marketing digital, divididas em quatro categorias principais, a saber, Web, Social Media, SEO e Analytics.

[WEB]

Reputology

O que é – É uma ferramenta de monitoramento e gerenciamento de avaliação que permite um acompanhamento mais específico, mais localizado. É particularmente eficaz para empresas que atuam em diferentes locais e que precisam de avaliações específicas. Ainda apresenta recursos para unir ou cruzar esses dados.

Como funciona – Faz uma varredura na rede, inclusive das principais redes sociais, e apresenta avaliações positivas, neutras e negativas, além de orientar sobre a necessidade de resposta, que podem ser enviadas através da própria plataforma. Como é integrado com o HootSuite, permite que se monitore e gerencie as avaliações no mesmo painel onde gerencia suas redes sociais. Possui planos que variam de US$ 10 a US$ 49 e trial gratuito para experimentação.

 

Talkwalker

O que é – É um serviço de monitoramento de sentimentos em relação à sua marca.

Como funciona – Ele analisa o sentimento com base em postagens nas redes sociais, tweets e artigos que são relacionados à sua marca na rede. A pesquisa abrange mais de 150 milhões de sites e todas as redes sociais, o que possibilita obter uma visão única da reputação de sua marca. Não há limite para o número de pesquisas que podem ser realizadas, por isso é fácil de monitorar sua reputação online em tempo real. Possui planos básico e corporativo, com contratos de 24 meses.

[SOCIAL MEDIA]

Social Mention

O que é – É uma ferramenta gratuita de busca e monitoramento nas redes sociais através de palavras-chave.

Como funciona – Basta entrar e digitar a palavra no buscador. Através dessa ferramenta você pode monitorar palavras específicas para ver onde e como sua empresa é mencionada na rede. Os resultados mostram as últimas menções e seu tempo médio, quais palavras-chave estão relacionadas, principais usuários a mencionar sua palavra-chave, as hashtags relacionadas e as redes sociais nas quais houve mais menções.

Quintly

O que é – É uma ferramenta de análise de redes sociais, que permite que você monitore, faça benchmarks com seus concorrentes e otimize sua performance. Oferece 14 dias gratuitos de teste para seus maiores pacotes. Também possui uma versão completamente gratuita, que aceita até 3 perfis para análise. Os planos começam em US$ 129 mensais para até 5 perfis sociais.

Como funciona – Basta inserir a URL ou fazer o login na rede social específica e liberar os acessos para a ferramenta. Feito isso, será exibida uma dashboard com as principais informações dos relatórios. O menu é autoexplicativo quanto à adição de benchmark, para você saber como se posicionam as empresas concorrentes. Tem um formulário à disposição para que sejam preenchidos os campos de redes sociais, país e mercado de atuação.

[SEO]

SEMrush

O que é – É uma ferramenta completa para SEO, que permite analisar palavras-chave, backlinks e posições na busca do Google. Você pode fazer pesquisas gratuitas com algumas limitações ou optar por um plano pago, com custo a partir de US$ 99,95 mensais.

Como funciona – Na página inicial, você pode digitar um domínio ou palavra-chave para obter diversas informações que serão organizadas em painéis de acordo com a busca. Na barra lateral, você vai encontrar as opções de análise, que também são exibidas nos painéis gerados. Podem ser feitos relatórios por domínio, tráfego orgânico ou pesquisa paga. Cada relatório desses pode ser estendido para mostrar todos os resultados.

Moz

O que é – É a referência mundial em SEO. Sua ferramenta ajuda a monitorar backlinks, posições na busca, palavras-chave e a autoridade de uma página ou domínio. É possível fazer buscas gratuitas, mas os planos pagos, com custo a partir de US$ 99/mês, são mais completos.

Como funciona – Ao inserir palavras-chave, a ferramenta te ajuda a identificar quais as mais relevantes para o seu site. Com o Keyword Explorer você descobre e cria uma lista de palavras-chave. Isso permite que você as priorize em suas estratégias de SEO. A ferramenta ainda monitora se há algum problema em seu site que o impeça de obter alto tráfego. Isso inclui falta de tags de título e redirecionamentos quebrados, entre outros, que podem ser mostrados em gráficos com detalhamentos de problemas.

[ANALYTICS]

Similarweb

O que é – É uma plataforma que oferece uma análise de dados mais focada no mercado. Você consegue fazer benchmark, estudar concorrentes e descobrir oportunidades ao pesquisar sites e aplicativos na ferramenta. Existe uma versão gratuita com limitações e planos pagos customizáveis.

Como funciona – Basta digitar a URL do site que você quer analisar. Feito isso, você encontra informações importantes a nível Global e nível Brasil. Também é possível comparar dois domínios diferentes, como o seu site e o do seu concorrente mais forte, para ver quais pontos você ainda precisa melhorar. É possível analisar de onde vem o tráfego do seu concorrente, além de descobrir quais estratégias estão funcionando pra ele.

 

Minha empresa não tem uma boa reputação online. O que fazer?

Ouvir, analisar e agir. É para isso que servem as ferramentas de marketing digital, pois a partir da análise de dados é possível monitorar, analisar e entender a percepção sobre cada aspecto disponível na rede, seja este positivo ou negativo. Você terá a base para manter ou alterar sua imagem de acordo com aquela que você deseja projetar. Vale lembrar que os consumidores têm consciência de que problemas acontecem, mas a forma como as empresas os resolvem é que faz toda a diferença. Uma situação negativa pode e deve ser resolvida o mais rápido possível e com empatia, independente se o cliente tem razão ou não.

Outro ponto importante é pensar em ações de parceria. Se você tem uma persona bem definida, certamente conhece outras empresas que podem exercer grande influência sobre ela. Sendo assim, que tal produzir conteúdos juntos ou até mesmo fazer menções em redes sociais? Essas ações contribuem de forma significativa com o rankeamento SEO do seu blog e/ou site, têm um bom alcance de público, contribuem para educação de mercado e tornam positiva a reputação da sua marca. Além disso, acompanhe de perto as ações online de empresas concorrentes, saiba quais as campanhas de links patrocinados que elas desenvolvem, faça a avaliação de performance de keywords e tenha sempre no radar quem é o seu maior concorrente na busca orgânica.

 

O que não fazer – quais os principais erros ao monitorar a reputação online da sua empresa

  • A primeira impressão é a que fica; então, não trate o consumidor com rispidez, mesmo que ele esteja errado. Não deixe de responder aos comentários dos usuários e nem dê respostas com duplo sentido. É fundamental que a relação entre sua empresa e clientes seja 100% transparente. Os comentários negativos são uma oportunidade ímpar para mostrar ao seu target que você está preocupado com o que ele pensa, que você está ciente da experiência que ele teve e está comprometido em corrigi-la. E, mais do que isso, você tem consciência de que não irá repetir a mesma falha.
  • Não demore em prestar atendimento. Quanto mais um cliente espera para ser ouvido pela empresa, mais ele vai buscar outros canais para expor sua insatisfação. Naturalmente, as principais mídias acabam sendo as redes sociais e sites como o Reclame Aqui. Isso gera um impacto muito negativo na reputação online da marca.
  • Não ignore ou apague um comentário do usuário. Isso é a pior coisa que uma empresa pode fazer, pois o cliente pode reclamar que o comentário dele (a) foi deletado e isso gera um buzz negativo nas redes sociais. Além disso, o usuário pode postar o print screen do comentário, como prova de que a comunicação não foi somente ignorada, mas literalmente apagada. Você consegue imaginar o estrago disso? Se não, é porque o estrago é grande mesmo.

 

Agora que você sabe da importância de gerir a reputação online de sua marca e tem acesso às ferramentas necessárias para isso, que tal começar já esse processo? Conte nos comentários suas experiências sobre o assunto e compartilhe as informações acima com sua equipe!

Digitalents – Experts na Transformação Digital de negócios e pessoas

Comentários