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7 benefícios do Headhunting para sua empresa

No início do ano, o LinkedIn divulgou seu relatório com as 25 posições profissionais de maior destaque em todo o mundo. O resultado nos ajuda a entender os benefícios que o headhunting pode trazer.

O apanhado tem como base o número de vagas disponíveis nesses segmentos, o que mostra a dificuldade de preenchimento dessas funções no mundo corporativo. Por outro lado, denota que habilidades no segmento do Marketing são requisitos em 30% delas.

E aqui falamos de características como marketing digital, outbound marketing, marketing de conteúdo, e-commerce – e muitos desses anúncios são para nível executivo.

Em um mundo cada vez mais digital e líquido, citando aqui o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, os postos estratégicos das empresas devem estar preenchidos por talentos que alavanquem a operação.

E aí entra o hunting, um método de recrutamento que está no DNA da Digitalents. E a equipe de recrutadores da Digitalents revela com exclusividade os 7 benefícios que o headhunting oferece para o mercado e, é claro, para a sua empresa.

Mas, para quem ainda não é iniciado no assunto, que tal entender um pouco mais esse tema?

O que é Headhunting (Hunting)?

O termo em inglês é amplamente utilizado no universo corporativo mundial para denominar o método de recrutamento de talentos, que tem por base técnicas de seleção, mapeamento e interação que resultam em índices elevados de eficiência.

Os procedimentos de identificação e abordagem desse tipo de especialista, numa prática também chamada de talent hunting, costuma ser relacionada com cargos de liderança e alta gerência.

Se você se interessa por um aprofundamento nesse tema, leia um artigo que traz mais detalhes sobre headhunting e o que faz um headhunter. 

Nesses casos, também chamados de executive search, a crescente demanda de profissionais vinculados a áreas como a de marketing digital tem dificultado esse preenchimento: é desafiador encontrar candidatos altamente qualificados.

Para se ter uma ideia desse impacto, basta ver a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, datada de 2021, que mostrou que, das empresas brasileiras ouvidas, 94% afirmaram explorar o marketing digital como estratégia de crescimento.

Quer entender os benefícios que o headhunting pode oferecer nesse processo? Confira a seguir.

Headhunting e os benefícios que ele opode trazer:

1. Conhecimento técnico:

Mapeamento, recrutamento e seleção são habilidades que fazem parte do escopo da carreira do headhunter (recrutador).

Para chegar a esse objetivo com excelência, esses profissionais absorvem conhecimentos técnicos em diversas áreas, o que lhes permite identificar os melhores talentos para ocupar a alta gerência e cargos de liderança.

Isso significa optar por alguém que vai fazer um processo de executive search, que pode avaliar as competências, entender os pontos fortes da formação acadêmica e a experiência na carreira dos possíveis candidatos.

2. Habilidade de análise de dados:

O processo de identificação do match ideal para a posição em aberto na empresa requer uma análise criteriosa de uma base gigantesca de dados.

Um dos benefícios do headhunting nesse aspecto é o de contar com especialistas na coleta e análise dessas informações, tais como:

  • histórico profissional;
  • habilidades técnicas;
  • análise comportamental;
  • metas pessoais do candidato;
  • entre outras.

Nessa equação, será possível identificar as características essenciais para a sua corporação.

3. Pensamento estratégico:

O olhar de um recrutador vai muito além do imediatismo, como se fosse o preenchimento de um checklist.

Hunting em Recursos Humanos (RH) é uma prática que visualiza o presente e o futuro daquela função para o contexto global do contratante.

Isso vai ser decisivo para combinar os interesses do possível candidato à cultura da empresa, que é o fato presente na nossa dica seguinte.

4. Alinhamento do perfil à cultura da empresa:

Por mais que existam correntes que defendam que a adaptação é um processo natural, e que as chances são muito grandes de que isso ocorra após a contratação, é importante notar outro viés para essa proposta.

O headhunting em RH tem a capacidade de alinhar o perfil do candidato à cultura da organização.

Candidatos que, previamente, compartilhem dos valores e da missão da instituição que está anunciando a vaga, têm mais chances de encarar uma jornada mais harmoniosa e produtiva.

5. Assertividade na contratação com diminuição do turnover:

Chamamos de turnover a alta rotatividade de pessoal. Isso denota a dinâmica que envolve o desligamento de empregados e a subsequente substituição do posto (às vezes, nem tão rápida assim).

Uma escolha assertiva na hora da contratação implica, consequentemente, na diminuição dessa ocorrência nas posições oferecidas.

Isso aumenta a satisfação dos colaboradores e, também, a solidez no desenvolvimento das atividades daquele setor.

6. Olhar acurado para encontrar os melhores talentos:

Vamos aqui usar o exemplo recente da PepsiCo. Desde o final do ano passado, o CEO da empresa norte-americana de alimentos, snacks e bebidas é Zein Abdalla que, anteriormente, era presidente-executivo da marca na Europa.

Ele entrou no lugar de John Compton que, por sua vez, assumiu a presidência executiva da operadora de paradas de caminhões Pilot Flying J.

Note que ambos os executivos estavam em operações de lideranças anteriores e que, nesse exemplo, foram admitidos em novas posições, com novos desafios (na mesma companhia ou, ainda, em organizações totalmente diferentes).

O olhar do hunting no RH está preparado para esse tipo de situação: buscar as competências necessárias para a condução, com sucesso, dos mais diversos negócios.

7. Experiência para entregar todas as fases de um processo seletivo de qualidade:

Por fim, falamos também da capacidade de imprimir experiência, transparência, segurança e seriedade em todo o processo de seleção.

No caso da Digitalents, agência com forte expertise no mercado de recrutamento, essa assessoria já começa desde a forma como anunciar a posição, até as etapas finais, de entrevista e escolha do candidato ideal.

Ter a experiência de um headhunter nessa jornada, significa trazer eficácia e qualidade a cada passo da seleção de talentos para sua empresa.

Uma agência de headhunters feita sob medida para suas vagas:

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