Treinamento Corporativo Na Era Digital

Treinamento corporativo na era digital

Se no passado recente boa parte das corporações sentia-se obrigada a estar atenta à forma como seus concorrentes se posicionavam na internet e também ao que de mais relevante acontecia na web, hoje existe a certeza de que isso só não basta. Além de navegar, é preciso marcar presença nas redes sociais e tentar tirar delas o maior proveito possível. E é aí que mora o perigo. Uma informação incorreta, uma resposta mal-criada a algum internauta, ou simplesmente não reagir de forma adequada a críticas sobre a empresa, seus produtos e serviços, pode por tudo a perder. É sempre bom lembrar que o que entra na internet fica nela para sempre. Daí a importância de um treinamento personalizado in company para que os profissionais de diferentes áreas da empresa saibam lidar com as novas demandas e com as ferramentas de comunicação que surgem a cada dia.

E cabe ao departamento de Recursos Humanos determinar como realizar esse treinamento, com foco no segmento online, ou mesmo selecionar empresas especializadas que possam auxiliá-lo nesse sentido. Não há dúvida de que atualmente a maioria das pessoas se comunica por meio dos canais digitais com amigos, familiares, pessoas conhecidas e também com clientes e prospects, e nesses últimos casos nem sempre com o conhecimento e consentimento da empresa em que trabalham. Por isso é importante que cada profissional saiba como se posicionar nessas mídias e também utilizar corretamente as diversas ferramentas que estão disponíveis e que podem auxiliá-los a obter melhores resultados em suas respectivas funções.

Hoje, o maior desafio é a velocidade com que ocorrem as mudanças. O comportamento dos consumidores é uma prova disso, como revela uma pesquisa da Accenture realizada com dez mil clientes online em dez países. Um dos exemplos citados no estudo foi o de uma professora universitária que tem o hábito de verificar seus e-mails antes de dormir. Num determinado dia, ela recebeu um convite para participar de um congresso em Londres, e optou por comprar passagens aéreas pela internet naquela mesma noite. Houve também o exemplo de outra consumidora que escolheu certa marca de produto para a família porque este foi produzido com meios sustentáveis.

É com base na captura de informações como essas que é possível conhecer melhor o público-alvo e assim desenvolver novos produtos e serviços que estejam de acordo com seus anseios, ou mesmo determinar ações de marketing e promoções que estimulem as vendas. As empresas que estão atentas a esses sinais de mudança conseguem apresentar alternativas inovadoras para seus clientes. É o caso da locadora de veículos Hertz que ao fazer um exame detalhado do setor de locação de veículos criou em 2008 um novo serviço voltado ao consumidor que prefere compartilhar carros a possuí-los. A Divisão que atualmente é conhecida como Hertz On Demand, teve um início modesto, mas hoje conta com mais de 130 mil membros, o que lhe rende um faturamento superior a US$ 30 mil.

Outro exemplo é o da Pearson, uma das editoras gigantes da área de educação, que apostou na tecnologia digital para melhor atender aos alunos e professores. A empresa repensou sua atuação para passar a oferecer serviços de infraestrutura tecnológica, software e consultoria a escolas de ensino fundamental e médio nos Estados Unidos, o que acabou sendo sua principal fonte de renda e não mais a venda de livros escolares. Tais sistemas de informação permitem à escola acompanhar os horários dos alunos, e também ajudam os professores a preparar suas aulas.

Um olhar atento ao mercado, junto a um treinamento in company customizado contribui para que os profissionais das diversas áreas da empresa saibam extrair dados relevantes e de que forma trabalhar com eles. Por meio do mapeamento de cada área da empresa e de suas características são também determinadas quais metodologias, sistemas e recursos devem ser implantados. O tempo está cada vez mais acelerado, o que obriga as corporações a se preparem nesse mesmo ritmo para não perderem as oportunidades de um mercado globalizado, altamente competitivo, e cada vez mais digital.

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é sócia-diretora da Digitalents, empresa que visa impulsionar os resultados dos seus clientes no universo digital através de serviços de consultoria, headhunting, cursos abertos e treinamentos in company, sempre com foco em temas relacionados a marketing digital e e-commerce. É palestrante, consultora e professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM onde também criou diversos cursos de Marketing Digital desde 2008. É autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce”, publicado pela Ed. Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de articulista de diversos portais.

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL