Tendências Do Marketing Digital Para 2016

Tendências do marketing digital para 2016

[:pb]O marketing digital está em constante transformação. Ele acompanha as inovações tecnológicas, alterações nos hábitos dos consumidores e, também, apresenta novas maneiras para uma empresa relacionar-se com seu público, seja na linguagem utilizada ou no formato do conteúdo.

Acompanhar essas mudanças é fundamental para qualquer empreendimento que deseja obter bons resultados com suas ações no ambiente online. Pensando nisso preparamos uma lista com 5 tendências do marketing digital para 2016.

1- Aumento da publicidade digital em vídeo

O consumo de vídeos no Brasil teve um aumento exponencial em 2015, principalmente após duas mudanças significativas no Facebook. A primeira delas passou a permitir upload de conteúdos direto na plataforma e a segunda implementou o “play automático” de um vídeo na linha do tempo.

E a grande novidade para o próximo ano foi o anúncio oficial do Google afirmando que anúncios em formato de vídeo serão incluídos nos resultados de busca (SERP) a partir do próximo ano. Assim como grande parte dos comunicados da empresa, esse também não oferece muitos detalhes. Mas, de qualquer maneira, fica claro que a publicidade digital em vídeo é uma grande aposta do marketing digital para 2016.

2- Superação do mobile perante os desktops

O ano de 2015 foi definitivamente o ano dos dispositivos mobile. Nesse ano o Google anunciou oficialmente que o tráfego de informações em dispositivos móveis finalmente superou o de desktops em 10 países diferentes, incluindo o Brasil.

No mesmo anúncio a empresa norte-americana afirma que enquanto sites desenvolvidos para desktop necessitam de uma versão para dispositivos móveis, sites focados apenas no mobile são perfeitamente aceitáveis. Isso delineia, ainda mais, o cenário mobile que se configurará em 2016.

3- Aumento no uso de Realidade Virtual

Inúmeros dispositivos de realidade virtual já possuem versões beta disponíveis no mercado, alguns para finalidades específicas, como é o caso dos videogames, e outros para uso geral. O mais comentado deles, o Oculus Rift, tem previsão de lançamento oficial para o primeiro trimestre de 2016.

A expectativa dos especialistas é que os investimentos em publicidade acompanhem a popularidade dos gadgets e incluam integração com redes sociais, plataformas de vídeo, preenchimento de formulários e, até mesmo, mensagens diretas.

4- Ephemeral Marketing

Efêmero é tudo o que é passageiro, transitório e temporário. Em 2015 plataformas como o Snapchat, que apresentam vídeos e fotos apenas por alguns segundos, demonstraram que não existem apenas para experimentos de profissionais de marketing mais ousados. Elas criaram uma nova relação comunicacional com o público nessas plataformas, atingindo principalmente a população extremamente jovem, que vem sendo chamada de millennials.

A questão gira em torno de estar presente no momento certo e no “lugar” certo. O que traduz, em ação, a congruência entre os ambientes reais e virtuais, cada vez mais unificados. É fato que, em 2016, veremos ainda mais ações nesse sentido, sendo importante estar conectado na hora e local certos!

5- Internet das Coisas (Internet of Things)

Outra tendência, que já está bem solidificada no conceito dos consumidores e que certamente crescerá muito em 2016, é a internet das coisas. A previsão é que haja um aumento de 28% na utilização de relógios, óculos e outros dispositivos inteligentes.

A grande questão é como os profissionais de marketing podem utilizar as informações produzidas por tantos gadgets. Com a ajuda de técnicas como o Business Intelligence (BI) será possível mirar e acertar um anúncio no consumidor certo, tomando como base suas ações cotidianas.

Um fato concreto é que o próximo ano será muito interessante para os profissionais de marketing. E você, aposta em alguma tendência para 2016? Deixe seu comentário e complete essa lista!

Por Sandra Turchi*

*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.[:en]O marketing digital está em constante transformação. Ele acompanha as inovações tecnológicas, alterações nos hábitos dos consumidores e, também, apresenta novas maneiras para uma empresa relacionar-se com seu público, seja na linguagem utilizada ou no formato do conteúdo.

Acompanhar essas mudanças é fundamental para qualquer empreendimento que deseja obter bons resultados com suas ações no ambiente online. Pensando nisso preparamos uma lista com 5 tendências do marketing digital para 2016.

1- Aumento da publicidade digital em vídeo

O consumo de vídeos no Brasil teve um aumento exponencial em 2015, principalmente após duas mudanças significativas no Facebook. A primeira delas passou a permitir upload de conteúdos direto na plataforma e a segunda implementou o “play automático” de um vídeo na linha do tempo.

E a grande novidade para o próximo ano foi o anúncio oficial do Google afirmando que anúncios em formato de vídeo serão incluídos nos resultados de busca (SERP) a partir do próximo ano. Assim como grande parte dos comunicados da empresa, esse também não oferece muitos detalhes. Mas, de qualquer maneira, fica claro que a publicidade digital em vídeo é uma grande aposta do marketing digital para 2016.

2- Superação do mobile perante os desktops

O ano de 2015 foi definitivamente o ano dos dispositivos mobile. Nesse ano o Google anunciou oficialmente que o tráfego de informações em dispositivos móveis finalmente superou o de desktops em 10 países diferentes, incluindo o Brasil.

No mesmo anúncio a empresa norte-americana afirma que enquanto sites desenvolvidos para desktop necessitam de uma versão para dispositivos móveis, sites focados apenas no mobile são perfeitamente aceitáveis. Isso delineia, ainda mais, o cenário mobile que se configurará em 2016.

3- Aumento no uso de Realidade Virtual

Inúmeros dispositivos de realidade virtual já possuem versões beta disponíveis no mercado, alguns para finalidades específicas, como é o caso dos videogames, e outros para uso geral. O mais comentado deles, o Oculus Rift, tem previsão de lançamento oficial para o primeiro trimestre de 2016.

A expectativa dos especialistas é que os investimentos em publicidade acompanhem a popularidade dos gadgets e incluam integração com redes sociais, plataformas de vídeo, preenchimento de formulários e, até mesmo, mensagens diretas.

4- Ephemeral Marketing

Efêmero é tudo o que é passageiro, transitório e temporário. Em 2015 plataformas como o Snapchat, que apresentam vídeos e fotos apenas por alguns segundos, demonstraram que não existem apenas para experimentos de profissionais de marketing mais ousados. Elas criaram uma nova relação comunicacional com o público nessas plataformas, atingindo principalmente a população extremamente jovem, que vem sendo chamada de millennials.

A questão gira em torno de estar presente no momento certo e no “lugar” certo. O que traduz, em ação, a congruência entre os ambientes reais e virtuais, cada vez mais unificados. É fato que, em 2016, veremos ainda mais ações nesse sentido, sendo importante estar conectado na hora e local certos!

5- Internet das Coisas (Internet of Things)

Outra tendência, que já está bem solidificada no conceito dos consumidores e que certamente crescerá muito em 2016, é a internet das coisas. A previsão é que haja um aumento de 28% na utilização de relógios, óculos e outros dispositivos inteligentes.

A grande questão é como os profissionais de marketing podem utilizar as informações produzidas por tantos gadgets. Com a ajuda de técnicas como o Business Intelligence (BI) será possível mirar e acertar um anúncio no consumidor certo, tomando como base suas ações cotidianas.

Um fato concreto é que o próximo ano será muito interessante para os profissionais de marketing. E você, aposta em alguma tendência para 2016? Deixe seu comentário e complete essa lista!

Por Sandra Turchi*

*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.[:]

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Curso de

MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL