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Tendências do e-commerce no Brasil

As vendas no e-commerce estão à beira de uma revolução, com várias tendências redefinindo completamente o que será necessário para ser uma empresa líder nos próximos anos. Apesar desse mercado não ser mais uma novidade, o que estamos vendo agora é um desejo do consumidor por mais do que apenas conveniência. Os novos tempos modificaram a maneira como os consumidores utilizam os canais digitais, já que estão, em boa parte, cada vez mais experientes e confortáveis em relação à tecnologia.

Para as empresas, a oportunidade não está apenas em vender on-line. Trata-se de engajar proativamente clientes e consumidores finais – que são orientados pelo conteúdo –, criando experiências perfeitas e personalizadas, além de consistentes no e-commerce.

Um exemplo da importância desse segmento é o faturamento das empresas com o e-commerce. O setor teve um aumento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022 na comparação com o mesmo período de 2019, ou seja, antes do início da pandemia, segundo levantamento da consultoria SmartHint.

As principais estratégias se destacam!

Nesse aspecto, conhecer as principais estratégias de marketing digital é uma receita indispensável quando falamos sobre o futuro do e-commerce.

Uma venda não é mais um negócio realizado uma única vez. Em um mundo de receitas recorrentes, as vendas precisam ser conquistadas diariamente. Envolver os clientes no futuro exige uma estratégia de vendas multicanal impulsionada por investimentos digitais otimizados, para atender às diferentes necessidades de clientes.

Nesse aspecto, os consumidores estão buscando por experiências que os coloquem no centro do processo de compra – experiências imersivas e contextualmente relevantes –, preenchendo a lacuna entre a loja e o on-line.

As tendências do e-commerce:

Atualmente, as vendas no e-commerce são orientadas por dados, habilitadas por ferramentas digitais, sustentadas por análises avançadas e focadas em realmente entender o “o quê, por que e quando”.

Realidade aumentada:

Uma das estratégias pioneiras e conhecidas é o ‘experimente antes de comprar’: ação de médio ou longo prazo para marcas que buscam engajar públicos mais jovens, melhorar a conversão e reduzir retornos. Experiências colocadas em prática no mercado mostram quão poderosa pode ser a visualização virtual de produtos, podendo aumentar as vendas e a propensão de compras.

Machine learning:

Nos próximos anos, as empresas usarão ainda mais análises avançadas e machine learning para abordar questões estratégicas fundamentais, como quais oportunidades de vendas buscar, onde alocar recursos e quais comportamentos priorizar para impulsionar a produtividade das vendas.

Algumas das empresas mais inovadoras também estão experimentando agentes habilitados para a Inteligência Artificial que usam análise preditiva e processamento de linguagem natural para automatizar atividades iniciais de geração de leads (dicas para captar leads), como lidar com perguntas básicas de clientes e automatizar perguntas iniciais de pré-venda.

Community Commerce:

Community commerce ou e-commerce orientado ao criador consiste em construir relacionamento com criadores de conteúdo e com clientes para que eles falem – e vendam – seu produto.

De maneira direta, esse tipo de ação promove o “boca a boca” digital, com uma pessoa próxima recomendando os produtos, além de gerar renda para o público e valor social para a marca. Já de forma indireta, – e mais expressiva –, o Community Commerce ocorre quando o próprio público viraliza um produto ou marca nas redes sociais, o que tem acontecido especificamente no TikTok.

Metaverso:

O metaverso é uma ferramenta nova, mas já aponta para uma ampla utilização no e-commerce para os próximos anos, sendo uma tendência para o mercado digital em 2023.

À medida que a realidade virtual se torna mais difundida, as marcas vão explorar novas maneiras de se conectar com os clientes. Dentro do e-commerce, também veremos um aumento na demanda por experiências personalizadas. E o metaverso elevará as experiências personalizadas do cliente a um novo nível. Os consumidores poderão visitar as lojas virtuais em qualquer lugar e a qualquer hora.

Assim como as marcas estão adotando as ferramentas para permitir a compra diretamente no Facebook, Instagram e TikTok, o metaverso provavelmente incluirá novas plataformas onde as marcas terão a oportunidade de vender.

Com a proximidade do metaverso, as empresas ainda têm a oportunidade de começar a construir uma marca investindo pouco. Deixar para fazer isso nos próximos anos pode tornar os custos mais caros, além de encontrar uma maior concorrência no universo paralelo.

NFT:

NFT é a sigla para token não-fungível. Trata-se de um autenticador criado a partir da tecnologia blockchain com o objetivo de conferir identidade digital a um item, como imagens, músicas, vídeos, desenhos e até terrenos no metaverso.

E diferente dos e-commerces que vendem produtos físicos, a estratégia surge como uma alternativa interessante, visto que o mercado de tokens não-fungíveis movimentou US$ 2 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2022.

Uma empresa pode adquirir uma série de vantagens ao comercializar um token não-fungível como aumentar os lucros e expandir os negócios, elevar o número de clientes, ampliar o portfólio de produtos e construir uma boa reputação no mercado.

Inovação e tendências do e-commerce:

Pensando em abordar aspectos fundamentais e as tendências de e-commerce para os próximos anos, a Digitalents, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), vai promover um curso para ensinar e capacitar os alunos para posicionar, vender e crescer no mercado através de experiências, conhecimento e estratégias de marketing digital.

As aulas serão presenciais ou on-line, no período noturno, com início previsto para 28 de novembro.

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