Utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing tem sido cada vez mais comum entre as empresas nacionais e internacionais que buscam meios de promoção diferenciados. O aplicativo de mensagens instantâneas pode ser utilizado de diversas maneiras pelas companhias, desde que atinja adequadamente o seu público-alvo.
O WhatsApp foi lançado em 2009 e atualmente conta com aproximadamente 100 milhões de usuários só no Brasil, ou seja, 96% das pessoas que possuem smartphone no País utilizam a plataforma. Ressalta-se ainda que o aplicativo permite não só a troca de mensagens de texto, como também de áudios, imagens e vídeos, o que é uma grande oportunidade para as estratégias de marketing.
Investir em marketing digital tem diversas vantagens, contudo, é preciso ter cuidado na escolha das estratégias a serem utilizadas. Nesse sentido, a consultoria em marketing é uma ótima opção para saber se a empresa deve promover seus produtos e a própria marca utilizando o WhatsApp e qual a melhor forma de fazê-lo, por exemplo.
3 Formas de utilizar o WhatsApp
O consultor de marketing indicará os caminhos mais eficientes para atingir os objetivos da empresa ou marca e trabalhar com o aplicativo de mensagens instantâneas pode ser uma das estratégias apontadas por uma boa consultoria. Veja três formas de utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing:
1) Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
O conhecido SAC antigamente era um serviço oferecido somente por meio de ligações telefônicas ou correspondências. No entanto, a era digital possibilitou que o consumidor ficasse mais exigente, solicitando respostas imediatas às suas dúvidas e reclamações.
A disponibilização de um SAC via WhatsApp deve levar em conta algumas regras. Primeiramente, a empresa precisa ter um número de telefone específico para oferecer o serviço. O segundo passo é a divulgação desse número, a fim de que os clientes tenham conhecimento do serviço oferecido.
A divulgação do número de WhatsApp para SAC pode ser feita junto às redes sociais da empresa, na embalagem de produtos, flyers, cartões-visita e demais meios de promoção da marca.
A terceira etapa é montar e treinar uma equipe específica para atender o cliente pelo aplicativo, sanando suas dúvidas em tempo real e gerenciando as críticas recebidas.
2) Venda por mensagens
O WhatsApp pode ser também um ótimo meio de venda do seu produto ou serviço. A plataforma pode ser utilizada para reservar mesas em restaurantes, encomendar refeições, agendar horários com prestadores de serviços como cabeleireiros, médicos, dentistas e outros profissionais que podem substituir o contato via ligação telefônica pela troca de mensagens de texto.
3) Divulgação de produtos e serviços
Utilizar o aplicativo para divulgar produtos e serviços também é uma ótima estratégia do marketing digital. O cuidado principal aqui deve ser com a autorização do cliente para receber mensagens da empresa, a fim de não construir uma imagem negativa da marca, fazendo spam.
O ideal é saber se o cliente está interessado em ser informado de modo particular sobre promoções, lançamentos de produtos e outras ações da marca. Caso esteja, o WhatsApp pode ser explorado pela empresa em sua totalidade, com o envio de textos, imagens e até vídeos, em casos específicos, como já temos observado desde o mercado de moda, até automóveis.
Cuidados com o aplicativo
A ampla possibilidade de utilização do WhatsApp como ferramenta de marketing requer alguns cuidados fundamentais para o sucesso das ações da empresa. A consultoria em marketing digital é capaz de apontar esses cuidados para cada empresa, de modo específico. Contudo, existem alguns cuidados gerais que devem ser considerados como:
• A autorização e interesse do cliente para receber mensagens particulares da marca são fundamentais para o sucesso das ações. O aplicativo tem caráter pessoal e restrito, portanto, o envio de mensagens sem a prévia autorização do cliente significará invasão de privacidade.
• O conteúdo a ser enviado deve ser criado especificamente para a plataforma. Aproveitar materiais com formatos diferentes ao do formato adequado para WhatsApp transmitirá falta de profissionalismo, portanto, a empresa corre o risco de perder credibilidade com o envio de mensagens criadas para outros meios.
• A estratégia ideal de contato via WhatsApp deve direcionar o cliente para sites, blogs e redes sociais. O aplicativo deve ser útil para direcionar o cliente para outras mídias de maior alcance, as quais apresentem mais conteúdos e possibilidades de conexão com a marca.
• O WhatsApp deve ser explorado como um instrumento para também receber feedbacks. O atendimento personalizado que a ferramenta possibilita deve refletir para o cliente a imagem de uma empresa acessível, preocupada com suas opiniões e fidelidade à marca.
Destaca-se que o escolha por utilizar o WhatsApp como instrumento de marketing precisa ser cautelosa e feita de maneira profissional. A facilidade de se utilizar meios digitais como ferramentas de marketing muitas vezes acaba prejudicando empresas que não querem investir em profissionais especializados.
O ideal para se obter sucesso nas ações de marketing digital é trabalhar com uma equipe interna especializada ou terceirizar o serviço, se for o caso. O investimento em uma boa consultoria de marketing pode ser o início para a escolha correta da utilização de ótimas ferramentas de marketing digital, como o WhatsApp.
Sucesso!