O posicionamento de sites nas buscas orgânicas do Google depende de vários fatores, os quais não são divulgados pela empresa a fim de manter a competitividade no sistema. Contudo, sabe-se que a qualidade e relevância do conteúdo dos sites é um dos fatores que mais importam para que o posicionamento seja melhorado, o que implica trabalhar com SEO — Search Engine Optimization.
O SEO é uma estratégia de melhoria para o seu site, tornando-o mais amigável para os motores de busca. Existem diversas estratégias de SEO, algumas mais fáceis, outras bem mais complicadas de se fazer. Sendo assim, vamos te apresentar, neste post, algumas estratégias de SEO que podem ser colocadas em prática, mesmo com pouco conhecimento de otimização para mecanismos de busca. Confira!
Escolha as palavras-chave certas
Para trabalhar o SEO do seu site você deve determinar algumas palavras-chave que reflitam o seu negócio, seus produtos e serviços. Essas palavras serão utilizadas ao longo de todas as estratégias que listaremos a seguir.
Por exemplo, se você vende meias sociais, você determinará palavras-chave que contenham esse termo, como por exemplo: “meias sociais para homens”, “meias sociais para mulheres”, “meias sociais pretas”, “meias sociais brancas”, etc.
Além disso, você vai se atentar para a escolha de palavras-chave bastante específicas, como “meia social preta para homens” ou ainda “meia social cor da pele feminina”, pois assim o seu cliente encontrará o seu site mais facilmente. Evite colocar termos muito amplos, como “meias sociais” ou só “meias”, para evitar atrair um público que possa não ser qualificado para o seu negócio.
Adquira um domínio próprio
O domínio é um dos principais responsáveis pelo seu posicionamento nos mecanismos de busca, portanto, defina um domínio que contenha a palavra-chave principal do seu negócio, como por exemplo, www.meiassociais.com.br. Depois procure no Registro.com se este domínio está disponível. Se estiver, compre-o imediatamente, pois ele é garantia de ganhar algumas posições nas buscas orgânicas!
Título da página
O título da sua página deve conter a palavra-chave central do seu negócio. No caso do nosso exemplo, “meias sociais”. Esse título é a tagdo seu site, e vai servir para que o Google encontre mais facilmente o seu site quando um internauta buscar o termo em questão, “meias sociais”. Quanto mais próxima do início do título, mais eficaz será a sua palavra-chave para as buscas.
Tenha URLs amigáveis
URLs são os endereços das páginas do seu site. Quando você cria uma nova página ou conteúdo, o site nomeia automaticamente essa URL com uma sequência numérica. Só que números não significam nada para os motores de busca, por isso você precisa alterar as URLs, deixando-as amigáveis. Substitua os complementos após o .com.br por palavras-chaves definidas anteriormente.
Por exemplo, se você criou um artigo falando a respeito da qualidade das meias sociais para as mulheres, poderia deixar sua URL mais amigável editando-a assim: www.meiassociais.com.br/qualidade-meias-sociais-mulheres. Lembre-se de sempre separar as palavras-chave com hífen, pois se você deixar um único texto o Google não conseguirá ler o que significa.
Links internos
Crie links entre suas páginas e conteúdos, direcionando sempre o seu visitante para outras páginas, sem que ele chegue a um fim. Além de aumentar a relevância do seu site para o Google, você garante que seu visitante passará mais tempo na sua página, conhecendo sua empresa, seus produtos e serviços.
Links externos
Ter outros sites apontando links para o seu é uma grande estratégia de SEO, pois você será “recomendado”, galgando algumas posições nos resultados de buscas orgânicas. Como conseguir isso? Criando conteúdo relevante, que possa ser aproveitado por outras pessoas.
Otimizando o posicionamento no Google será muito mais fácil conseguir atrair mais pessoas para o seu site e fazer com que elas voltem novamente. Fique sempre atento às novidades do mercado e da tecnologia e se precisar de auxílio conte com a Consultoria da Digitalents!
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.