Empresas de Executive Search estão ganhando cada vez mais atenção de quem busca a contratação de novos funcionários, ainda mais com o desenvolvimento do mercado online. Com uma proposta inovadora para o setor e com um foco específico que excede a mera contratação, pode ser a opção ideal para as empresas que estão em busca de funcionários capacitados. Entenda mais sobre o papel do Executive Search!
Surgimento do Executive Search
A modalidade surgiu após a 2ª Guerra Mundial e em 1946 surgiu a primeira empresa do ramo Boyden International. Depois disso, mais precisamente a partir de 1953, o Executive Search começou a se expandir, surgindo outras empresas como a Heidrick & Struggles e a Egon Zehnder Internacional.
Quais as características do Executive Search
O Executive Search é a pessoa ou empresa especializada em encontrar o melhor funcionário para uma empresa, focando na atração, entrevista, análise e elaboração de relatórios.
O que diferencia o Executive Search das demais formas de seleção de candidatos é o comprometimento em encontrar um profissional que seja realmente qualificado, não apenas para cumprir a função, mas sim para aprimorá-la.
Outra característica bastante peculiar do Executive Search é a proatividade. A empresa especializada não faz anúncios em jornais e aguarda os candidatos que cumprem as exigências aparecerem, ela faz uma verdadeira “varredura” no mercado e procura pessoas que muitas vezes não seriam atingidas por esses anúncios, com isso encontrando uma massa de candidatos realmente preparados, onde estiverem.
Tipos de buscas do Executive Search
Existem basicamente 2 tipos de buscas realizadas pelo Executive Search: as de contingência e as retidas.
Na contingência a empresa recebe apenas se você contratar um dos funcionários apresentados. Esta forma de busca tem como foco encontrar funcionários que realmente preencham os requisitos estabelecidos e que desempenharão as atividades com potencial acima do esperado. A busca em contingência é utilizada para cargos mais inferiores nas empresas.
A busca na modalidade retida tem como foco conhecer a empresa/marca, entender as necessidades — uma espécie de caráter consultivo — para, assim, buscar candidatos que se adequem ao esperado. Costuma ser utilizada em cargos de alto nível.
As 5 etapas básicas do processo de Executive Search:
• Estudo do perfil: a empresa contratada (executive search) estudará as necessidades do cliente, habilidades que o candidato deve possuir, funções que serão exercidas, missão, visão e valores da empresa, entre outros requisitos que correspondem ao perfil da contratante;
• Atração de profissionais: o recrutador deverá encontrar os profissionais adequados e isso pode ser feito de diversas formas, mas é preciso compreender que tipo de candidatos são adequados para a empresa, além de saber onde encontrá-los. Algumas das formas de buscar profissionais são pesquisas de indústrias, bancos de dados de candidatos, ferramentas online e até mesmo na própria concorrência;
• Avaliação: nessa etapa, a empresa de Executive Search avaliará os funcionários, tanto através de currículos quanto por entrevista.
• Escolha do candidato: Depois de avaliados será feita a escolha;
• Acompanhamento: o Executive Search auxiliará o contratado e até mesmo a empresa, verificando o desempenho do trabalho.
É importante ressaltar, ainda, que as etapas podem ser modificadas de acordo com cada empresa.
Executive Search no cenário digital atual
Com a expansão do mercado digital a atividade de Executive Search se tornou ainda mais importante, tanto em razão da possibilidade de buscas de candidatos na rede quanto pela necessidade de funcionários capacitados para atuar nos incontáveis negócios virtuais que demandam conhecimento especializado, dadas as particularidades desse setor.
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.