Cinco Razões Para Contratar Um Headhunter

Cinco razões para contratar um headhunter

O mercado de trabalho está cheio de profissionais capacitados que poderiam se enquadrar em qualquer empresa. Isso, por si só, facilita a vida dos recrutadores que terão à disposição dezenas de currículos com diferentes qualificações. No entanto, a facilidade aparente que isso causa, é motivo de preocupação e muita dor de cabeça para a maioria das empresas. Um processo seletivo para uma especialista ou qualquer outro profissional do mercado exige tempo, paciência e gastos. Errar em qualquer uma das fases de seleção pode resultar em atraso na produtividade e custos extras que a empresa não estava prevendo. 

 

A atuação de “headhunters” no mercado está consolidada pela maioria das grandes empresas, principalmente, as de tecnologia e de grande porte, que entenderam a necessidade de um profissional altamente especializado que é capacitado para lidar com a seleção e contratação de novos colaboradores. Mais recentemente, com a expansão desse serviço, o headhunter ganhou mais espaço e visibilidade. Empresas de médio porte também passaram a exigir a atuação especializada desse profissional “caça-talentos”. Ele poderá agir dentro das companhias durante uma seleção, identificando as pessoas com know-how específico e que irão agregar em performance. 

 

A seguir, cinco razões para contratar um headhunter para sua empresa.

 

  • Vantagem

O profissional tem uma seleção apurada por atuar especificamente em uma determinada área. Isso amplia a rede de contatos e possibilita um acesso mais abrangente a profissionais qualificados e preparados para a vaga. O headhunter tem a expertise de aprofundar o conhecimento sobre as necessidades, características e dificuldades da empresa. Dessa maneira, será possível ter uma seleção mais assertiva que irá de encontro às necessidades da companhia. 

 

  • Perfil ideal

Por meio de ferramentas específicas de seleção, o headhunter consegue alcançar profissionais extremamente qualificados que não seriam identificados em um recrutamento tradicional, pois, o profissional conta com uma ampla lista de contatos que atuam em nichos específicos. O profissional fará uma avaliação minuciosa, não somente pelo currículo do candidato, mas seguindo um perfil considerado ideal para preencher a vaga, que vá de encontro com a missão e os valores da empresa. Nisso, são analisados, expectativas, competências, habilidades técnicas, personalidade, motivações, etc.

 

  • Economia de recursos

Processos seletivos tradicionais exigem uma equipe antenada com profissionais dedicados a receber e analisar currículos, fazer entrevistas, avaliar competências, etc. Para isso é necessário tempo, já que muitos processos seletivos podem levar até 90 dias para serem concluídos. Nesse período, o profissional de Recursos Humanos da empresa terá que dividir tarefas para selecionar esse candidato, que no fim das contas, pode nem ser o ideal, correndo o risco de contratar um profissional subqualificado para a vaga. Com um headhunter, o RH da empresa pode continuar cuidando da gestão de colaboradores, pois o headhunter fará todo processo de seleção, evitando um desperdício de recursos e de infraestrutura da empresa.

 

  • Experiência de mercado

Ter conhecimento e experiência de mercado é um diferencial para o profissional que atua como headhunter. Isso se torna fundamental para que ele consiga ter acesso aos principais nomes do mercado, principalmente, quando se trata de altos cargos. A rede de contatos estabelecida irá atrair profissionais e abrir caminhos que normalmente sua empresa não teria acesso por um recrutamento tradicional. A confiabilidade envolvida nesse processo de busca otimiza e antecipa a tomada de decisões.

 

  • Atualização

Os profissionais de headhunting e as consultorias que atuam nessa área estão em constante atualização, acompanhando as tendências e mudanças que o mercado exige. Ter esse conhecimento é necessário para que o headhunter construa um planejamento estratégico e identifique os profissionais mais qualificados para a empresa, de acordo com o comportamento do mercado em qual a companhia está inserida.

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* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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