Qual A Diferença Entre Coaching E Mentoring

Qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

A busca incessante das empresas por uma excelência nos serviços oferecidos desperta uma série de inseguranças nos funcionários, principalmente porque a maioria dos profissionais não têm a real noção do que realmente gostam e querem fazer em suas carreiras. A origem desta falta de percepção profissional encontra-se na falta de autoconhecimento.

Essas barreiras que incomodam a maioria das pessoas podem e devem ser trabalhadas com processos, como o coaching e o mentoring, que visam trabalhar competências, habilidades e atitudes para tornar o ser humano mais consciente de si e de suas expectativas em relação à vida, tanto profissional quanto pessoal.

Mesmo com essa confluência de objetivos, os dois processos são bastante distintos e possuem suas peculiaridades, as quais vamos tratar neste post. Preparado?

O que é coaching?

O coaching é um processo de orientação que visa atingir resultados de curto prazo, como uma mudança de carreira, por exemplo. Um profissional que tem larga experiência em determinado segmento ou função, mas deseja migrar para outra área, procura um coaching para direcionar suas ações de forma que o seu objetivo seja alcançado. O coach, que é o orientador, vai trabalhar ações e metas com o coachee (o orientando), para que ele se torne um profissional adequado àquela nova realidade almejada, concluindo assim o processo de coaching.
Vale ressaltar que o coaching é um processo que tem início, meio e fim, o qual pode variar de 3 a 6 meses. No início do coaching, os objetivos e metas do coachee são estabelecidos em conjunto com o coach, até que sejam todos conquistados. Tendo-se um novo objetivo, pessoal ou profissional, o coachee pode buscar uma nova orientação, passando pelas mesmas etapas.

O que é mentoring

Diferentemente do coaching, o mentoring é um processo de tutoria, onde um profissional mais experiente acompanha um profissional menos experiente, auxiliando-o no desenvolvimento de suas habilidades e competências dentro daquela função.

O mentoring tem como foco preparar esse profissional para melhorar seu desempenho na atual função ou então para uma sucessão, por exemplo, tema tão debatido nas organizações atualmente. O mentoring pode ser feito em grupos, preparando níveis de sucessão nas empresas, melhorando assim sua competitividade no mercado. O mesmo já não acontece no coaching, pois cada pessoa possui objetivos subjetivos e específicos.

Outra questão relevante é que o mentoring é sempre praticado por pessoas-chave na organização ou fora delas, aquelas que conhecem todos os processos e procedimentos e têm vasta experiência no segmento, pois o que se prioriza no mentoring é o conhecimento tácito, aquele que não pode ser aprendido por meio dos livros. Em contrapartida, no coaching, o profissional pode buscar orientação tanto dentro da organização quanto fora dela, dependendo de suas necessidades.

O coaching e o mentoring são duas formas de promover a melhoria contínua, seja no campo pessoal ou profissional. Contudo, para ter sucesso com ambos, é preciso que haja a atitude de querer mudar por parte do coach e ou tutorado. Essa decisão deve ser pessoal e refletir a vontade de ser um profissional ou uma pessoa melhor por si mesmo, não visando atender às expectativas de outrem ou mercado.

Por Sandra Turchi

 

Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita um profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de articulista de diversos portais.

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Curso de

MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL