Os 3 Primeiros Passos Para A Transformação Digital Da Sua Empresa

Os 3 primeiros passos para a Transformação Digital da sua empresa

Transformação digital trata-se de um conceito da atualidade pelo qual empresas de todos os setores estão passando ou terão que passar para sobreviver no mercado. As organizações devem se preocupar e estar atentas às evoluções tecnológicas que vêm ocorrendo, pois estas estão alterando de modo significativo tanto a forma de se relacionar com os clientes quanto os processos internos da corporação.

O que é transformação digital?

O termo transformação digital diz respeito a um processo através do qual as organizações utilizam a tecnologia para aprimorar seu funcionamento, ampliar seu alcance e atingir resultados mais significativos.

Trata-se de uma transformação estrutural nas empresas, a qual reconhece a importância da tecnologia, atribuindo a esta papel fundamental nos processos corporativos. Contudo, ainda que tenha uma definição interessante, nem todas as organizações estão investindo nessa poderosa mudança.

A ideia de transformação digital ultrapassa os investimentos em relacionamento e marketing digital e e-commerce, por exemplo. A mudança deve englobar toda a estrutura da empresa, o que geralmente acontece de forma gradativa, por envolver investimento em recursos, cultura organizacional e recursos humanos.

Como começar a transformação digital

A possibilidade de mudança radical nos processos da empresa através do uso da tecnologia surgiu como uma oportunidade de crescimento no mercado competitivo atual. A transformação digital resulta em experiências positivas para os consumidores e funcionários da empresa, as quais aparecem a partir da execução dos seguintes passos:

1. Entender o processo

O primeiro movimento que deve ser realizado pelos gestores da empresa é o amplo entendimento sobre o conceito desta transformação. Apenas dessa maneira será possível compartilhar a ideia com os funcionários da empresa e convencê-los de que a mudança radical nos processos resultará em benefícios para todos, fazendo com que trabalhem de modo colaborativo.

 

2. Saber quais são seus objetivos

Definir quais são os objetivos específicos que se pretende atingir com a transformação digital é essencial para delimitar por onde começar e quais caminhos seguir. De modo geral, temos o seguinte:

  • Modificar processos internos com a finalidade de reduzir custos, aprimorar a produção, interagir com fornecedores e apresentar ofertas diferenciadas;
  • Aperfeiçoar a experiência digital do consumidor e do usuário final para alcançar conversão, lucratividade e fidelização;
  • Facilitar a rede administrativa de serviços, a fim de moderar a complexidade, prever situações adversas, aumentar o alcance e ter domínio sobre os ativos;
  • Readequar a infraestrutura e o processos de modo a alcançar a eficácia, desenvolver agilidade e melhorar a relação custo-benefício, com foco na obtenção de vantagem competitiva.

O conjunto de objetivos a serem alcançados varia de acordo com cada empresa e seu setor de atuação. Por isso, a definição de metas e objetivos é um passo de extrema importância no caminho para a transformação digital.

3. Conhecer a tecnologia disponível

Pesquisar e saber quais ferramentas tecnológicas estão disponíveis no mercado e que possam beneficiar sua empresa é o terceiro grande passo para a transformação digital. Ter consciência do que elas podem oferecer, conhecer as tendências, entender sobre automação e interação homem-máquina, como também saber avaliar seus custos-benefícios é o ponto chave para o investimento correto.

Os recursos tecnológicos escolhidos devem oferecer segurança e confiabilidade, sem comprometer a estrutura da empresa e posicionamento de marca. Para realizar um investimento assertivo, aconselha-se que os gestores das organizações contratem especialistas para lhes auxiliar no processo de mudança radical, como profissionais da área de tecnologia da informação (TI) e consultorias específicas, além de tomar decisões junto às gerências de cada setor interno.

Consultoria e transformação

Alterar a cultura e os processos de uma organização envolve a própria sobrevivência da empresa, por isso a mudança deve acontecer de maneira muito bem pensada. Contratar uma consultoria para auxiliar na transformação digital garantirá resultados positivos no processo, uma vez que o consultor especializado terá uma visão estratégica sobre as informações que lhe forem passadas.

O serviço especializado de consultoria pode ajudar sua empresa com:

  • Denso conhecimento no assunto: o consultor tem visão ampla necessária para apontar o melhor caminho para sua empresa, conforme as características e cenário apresentados;
  • Metodologia e pesquisa: serviços de consultoria auxiliam empresas fornecendo metodologias e pesquisas específicas, uma vez que são especialistas no assunto;
  • Foco nos resultados: o consultor apresenta-se com exclusividade para auxiliar a sua empresa, logo se mostra como um apoio externo com foco nos resultados.

A consultoria em transformação digital é capaz de desenvolver ações para admissão e readequação de infraestrutura, questões analíticas associadas ao investimento necessário em TI e gestão de pessoas envolvidas no processo de mudança radical. Esteja cercado de bons profissionais e dê um passo à frente no crescimento da sua empresa.

Sucesso!

Foto: Designed by Freepik

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL