Presença Digital 6 Estratégias De Marketing Digital Que Sua Marca Deve Fazer

Presença digital: 6 estratégias de marketing digital que sua marca deve fazer

Ser conhecido na internet e ter uma boa reputação na rede é o desejo de todas as empresas, afinal, com a mudança de comportamento do consumidor e um movimento cada vez maior das pessoas em relação à internet como fonte de informação, entretenimento, conhecimento e relacionamento, não há como abrir mão de uma boa presença digital.
A presença digital nada mais é do que o conjunto de ações que a empresa emprega para fazer-se conhecida e influente na internet, buscando visibilidade e interação com seu público-alvo. Existem diversas ferramentas de marketing digital que contribuem para a melhoria da presença digital de uma marca, como as que vamos listar para você agora.

Marketing de conteúdo
Esta é a estratégia que permeia todas as outras, já que na internet o principal objetivo é gerar valor para as pessoas através da oferta de conteúdos interessantes, preparados exclusivamente para uma parcela de usuários da web, ou seja, seu público-alvo. O marketing de conteúdo consiste em desenvolver materiais ricos em informação para que a audiência da marca se sinta atraída para ela, possa interagir com ela e manter-se fiel à marca, acompanhando sua evolução como agente influenciador na rede.

SEO
Atrelado ao marketing de conteúdo sempre está o SEO, ou otimização para os mecanismos de busca. Toda vez que você cria um material rico para ser compartilhado com as pessoas, você deve se atentar para utilizar palavras-chave relacionadas ao seu ramo de negócio, isso torna esse conteúdo ser mais facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, conquistando um posicionamento melhor para a sua marca. Outra tática muito importante para o SEO é espalhar conteúdo pela rede para conquistar links de outros sites relevantes que apontem para o seu site.

E-mail marketing
Proximidade é tudo quando você pretende estabelecer a presença digital de uma marca. O e-mail marketing é muito bom para estabelecer essa relação. Através do envio de conteúdos únicos e personalizados para o público-alvo da marca, você atrai, retém e fideliza essas pessoas gerando valor para elas e potencializando suas vendas.

Redes sociais
As redes sociais são importantes canais de comunicação com a sua audiência, permitem que você dialogue com as pessoas com mais proximidade, o que gera credibilidade e confiança para a sua marca, contribuindo para o fortalecimento de sua presença digital. Além disso, as redes sociais promovem um maior engajamento das pessoas com a sua marca, dando maior visibilidade para suas ações na internet.

Google Ads
Os anúncios patrocinados do Google são excelentes para quem deseja alavancar sua presença digital em menos tempo. Com a publicidade paga, você garante que a sua marca entrará em contato com uma audiência qualificada e preparada para se tornar cliente da sua empresa em menos tempo.

Inbound marketing
Estabelecer a presença digital de uma marca não precisa de tanto dinheiro quanto você pensa. Na verdade, existe até uma estratégia de marketing digital que considera a atração de leads através da geração de valor – como conteúdo. É do inbound marketing que estamos falando. Esse tipo de estratégia já tomou conta dos profissionais que compreendem o novo perfil do consumidor e desejam manter-se próximos de seu público sem a necessidade de autopromoção ou investimentos altos em marketing e publicidade.

O inbound marketing — diferentemente das antigas mídias que forçavam o consumidor a assistir um comercial, por exemplo — se baseia na construção de relacionamento com um cliente. Através desse tipo de estratégia, você oferece materiais ricos, como blog posts, e-books etc., e vai cativando o seu cliente até que ele decida que quer comprar o seu produto ou serviço. O relacionamento não se dá apenas antes e durante a compra, mas também depois dela.

O inbound marketing se mostra como uma forma inovadora e extremamente eficiente de atrair potenciais clientes e fidelizá-los, aumentando significativamente o número de negócios fechados e a retenção de clientes.
Essenciais para um bom posicionamento de marca na internet, essas estratégias refletem apenas uma parte de todo o potencial do marketing digital para estabelecer a sua presença online, continue sempre em busca de novidades!

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents. Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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