Planeje seu e-commerce saiba as datas mais importantes do ano

Planeje seu e-commerce: saiba as datas mais importantes do ano

Usar o começo do ano para criar um planejamento para o e-commerce pode ser um diferencial para o seu negócio. As datas comemorativas são excelentes oportunidades para gerar ações que vão se converter em vendas e faturamento. Criar um calendário promocional aproveitando as datas sazonais pode ser mais uma ferramenta para ajudar a alavancar as vendas e aumentar a visibilidade da sua loja neste novo ano.

Planejando o calendário do e-commerce

O diferencial é adequar o calendário com as principais datas ao seu negócio. O caminho começa por definir o seu nicho, saber quais datas o público da sua loja poderá aproveitar. Essas ocasiões proporcionam um excelente motivo para gerar proximidade com o cliente, promover engajamento e estimular as compras.

O calendário do e-commerce vai permitir que o seu negócio esteja organizado e preparado para atender seus clientes nas datas mais importantes para o seu negócio.

As grandes celebrações como dia das mães, dos pais ou das crianças, Black Friday e Natal exigem um planejamento para montar campanhas estruturadas com antecipação. No entanto, há as celebrações menores que podem render boas ações de marketing para a sua loja.

Oportunidades de negócios

Não importa qual seja a data ou a relevância dela para o mercado. A ação precisa ser planejada para ser assertiva para o seu público. Organizar a agenda com antecedência é o primeiro passo para identificar as oportunidades e traçar as campanhas mais estratégicas.

Separe as datas por o tipo de ação que você deseja realizar. Uma dica interessante é sinalizar quais delas serão utilizadas para relacionamento e marketing e quais terão enfoque diretamente em vendas.

Comece estruturando sua com campanha de marketing com conteúdo relevante para atingir os clientes: defina o tema, a forma de comunicação e os canais de contato.

Você poderia oferecer cupons de desconto para toda loja ou especificar por itens ou seção. Comece anunciando com antecedência. Avise seu público sobre a data, posteriormente prepare-o para o dia, anuncie as ofertas, assim, é possível gerar atração para conversão.

Tão importante quanto preparar a campanha promocional para cada evento é pensar na estrutura que você precisa para atender a demanda.

Confira as principais datas para o e-commerce

Páscoa

A páscoa será no dia 17 de abril. Por ser uma data religiosa para a fé judaica e cristã, está diretamente associada a ressureição de Cristo e a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito. A maioria dos presentes estão associados a chocolate, mas tem se tornado mais comum outros tipos de presente para a celebração da data.

Dia das Mães

Comemorado no dia 8 de maio, o dia das mães é uma das datas mais importantes do ano e relevantes para os lojistas. O lado extremamente positivo da data é que cada mãe tem uma personalidade única, variando muito o presente e abrindo um verdadeiro leque de opções para as empresas realizarem suas campanhas.

Dia dos namorados

Comemorado no dia 12 de junho, é uma data quase que obrigatória entre casais, fazendo com que muitos deles pesquisem em lojas presentes ideais para o seu par. Qualquer empresa deve pensar muito bem nessa data e aproveitar a oportunidade.

Dia dos pais

Comemorado em 14 de agosto, é uma ótima data para movimentar o comércio logo após o fim das férias. Aproveite para repensar seu estoque e organizar suas campanhas do segundo semestre.

Black Friday

Será no dia 25 de novembro. A data ganhou espaço dentro do país e muitas pessoas economizam o ano todo somente para gastar nas grandes ofertas e promoções É um período que não precisa ficar restrito a um único dia. Pode aproveitar o mês, a semana e os dias seguintes Seja criativa na campanha para movimentar o negócio.

Natal

A data mais importante para o varejo movimenta o comércio em todos os setores. É a oportunidade de fechar o ano com um bom faturamento. Não deixe a data apenas para os últimos dias do mês. Pense nela antes (planejamento) e comece a atrair seu público antes também. Ofereça promoções, descontos, cupons, etc. Você também pode aproveitar para renovar o estoque do seu negócio para o ano que vai chegar.

 

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