Planejamento de marketing digital para 2022

Planejamento de marketing digital para 2022

O ano de 2021 serviu para que muitas empresas construíssem uma estrutura digital e, felizmente, a maioria tem conseguido (já que o ano ainda não acabou). Os desafios do mercado só tendem a aumentar com a chegada do próximo ano.

O vírus estará controlado, as pessoas vacinadas, mas o cenário econômico ainda deverá apontar dificuldades para o varejo e outros serviços que apostam na retomada econômica. Os empreendedores precisam se adaptar a essa nova realidade e construir um comércio capaz de se destacar em meio a instabilidade econômica/política. 

Houve um crescimento sem precedentes do marketing digital nesses últimos tempos que veio para ficar. No entanto, negócios competitivos exigem investimentos pontuais em áreas de retorno considerável. Isto, porque exige-se em qualquer estratégia corporativa um bom planejamento.

Seria muito leviano dizer que é possível obter resultados da noite para o dia sem se preocupar com diversos aspectos. Um plano de marketing leva um certo período para começar a gerar resultados, pois é necessário aplicar tempo, dedicação e investimentos pontuais por parte dos gestores.

A importância do planejamento de marketing

O planejamento em marketing consiste em reunir diversas atividades comerciais de uma empresa e adotar as melhores estratégias conhecidas para aquele segmento. Existem tarefas que são utilizadas em todos os locais, mas cada atividade age e obtém respostas diferentes.

Refletir sobre o tema faz muitos compreenderem o motivo porque algumas empresas são mais ativas nas redes com vídeos e outras com textos.

O planejamento em marketing cria ações direcionadas à equipe de vendas, comunicação e diferentes setores. Vejamos tudo isso na prática.

10 passos para o sucesso no planejamento de marketing digital para 2022

Quer aumentar o tráfego do site, gerar leads qualificados e, claro, aumentar as vendas do negócio? Siga os 10 passos que separamos.

1 – Definir o preço

Todo planejamento de marketing passa pelos 7p’s e, o primeiro deles, é o preço. É preciso fazer uma pesquisa de campo para obter um bom custo-benefício, isto é, produzir por um valor aceitável e vender por um preço justo. Constantemente, um empreendedor deve buscar maneiras de diminuir o custo de produção sem perder a qualidade.

2 – Escolha do produto

O produto é o que será vendido. Seja ele algo palpável ou um serviço, saiba que todo o investimento de divulgação e logística terão como objetivo levá-lo ao consumidor.

Suas apostas serão todas na venda dele, por isso tente responder algumas perguntas antes:

  • Qual o grande diferencial do meu produto?
  • Qual a qualidade final da minha mercadoria ou do meu serviço?
  • Este produto tem potencial para ser o carro-chefe da empresa?
  • Por que o cliente compraria o produto?
  •     Por que o cliente não compraria este produto?

Essas perguntas devem ser constantemente respondidas antes da elaboração da estratégia de marketing.  A empresa sempre estará em busca de melhorias internas para entregar algo da maior qualidade para o consumidor.

3 – Encontre a força da sua praça

A praça é o local de venda. Já que o assunto é marketing digital, o objetivo é levar o consumidor tanto para sua loja física quanto para o site da empresa. Nesse caso, a atuação da empresa deve ocorrer nessas duas linhas de frente.

Houve um crescimento exponencial de vendas digitais criando um nicho poderoso de negócio. Existem muitos casos de e-commerces que começam na garagem de casa ou em um quartinho vazio.

Nesse caso, o interessante é ter um canal de atendimento e um site fortes para que o consumidor não perceba. Isso é criar acessibilidade, algo que nos dias de hoje, aliado à diversidade, gera reconhecimento para o negócio.

4 – Faça promoção

A promoção é o chamariz que o marketing utiliza para atrair novos clientes. Esse artifício deve ser utilizado sabiamente em situações sazonais ou estratégicas. Vender mais não necessariamente significa ter mais lucro. Muitos erram ao oferecer grandes promoções e não conseguem dar conta da demanda gerada.

Promova alguma oferta que possa agregar valor ao negócio sem perder a qualidade de atendimento, pois a experiência do usuário deve ser prioridade.

5 – Conheça novas pessoas

Muitos conhecem os 4p’s que já foram apresentados, mas os demais 3p’s são desconhecidos. Isso porque o grande diferencial é a forma como as informações são obtidas.

O quinto “p” é análise do consumidor, ou seja, quem são as pessoas que compram os produtos ou contratam os serviços da empresa. Essas informações são essenciais para as ações de marketing digital.

Responda às seguintes perguntas:

Qual o seu nível escolar? Qual a sua renda individual? E familiar? O que gosta de fazer nos horários livres? Quais são os momentos que ela utilizará o seu produto? É possível estimulá-la a senti-lo?

6 – Aumente a percepção sobre os clientes com uso de dados

A percepção ocorre quando existe a compreensão de quem são os clientes. Agora, é necessário entender o caminho de compra do consumidor. Isso só é possível com a análise de dados bem executada. Existem softwares que ajudam na obtenção desses dados.

7 – Otimize todos os processos

Todo negócio precisa de processos bem definidos, cada um com sua etapa pré-definida para conquistar um número maior de consumidores e entregar um padrão de qualidade conciso. A regularidade é um dos preceitos do sucesso. O consumidor precisa saber que sempre terá a mesma qualidade independente de quando for comprar. Estabelecer bons processos constrói essa realidade.

8 – Produção de conteúdo

Todo segmento é forte em algum tipo de rede social ou área da internet. A força do marketing digital dependerá das produções feitas de forma estratégica. É preciso ter constância e qualidade. Por isso os 7p’s são importantes, pois eles serão responsáveis por mostrar onde está a força da empresa.

  • Blogs;
  • Vlogs
  • Sites;
  • Redes sociais;
  •     E-mail marketing;

Esses são alguns dos conteúdos que toda a empresa deve produzir para atingir um número maior de pessoas.

9 – Desenvolvimento de site ou landing page

As Landing Pages são páginas de aterrissagem, ou seja, o primeiro contato do consumidor com as páginas eletrônicas da empresa. Essa comunicação é importante para chamá-lo para a ação, por meio dos botões call to action (CTA).

Chegará um determinado momento que será preciso obter novos dados, afim de gerar novos leads, consumidores, divulgar promoções e novos produtos. Por terem um formulário intuitivo e fácil de preencher, as landing pages pavimentam o caminho do consumidor até as ações de marketing.

10 – Otimização sem SEO

O Search Engine Optimization (SEO), é uma ferramenta do marketing digital capaz de otimizar diferentes partes de uma plataforma online para buscadores, como o Google. Assim o site será localizado mais rápido em pesquisas genéricas. Não existe site sem otimização SEO, mas compreender todos os seus trâmites é difícil, por isso é interessante buscar pessoas especializadas nesse assunto.

Termos com SEO off page e SEO on page exigem certo conhecimento, assim como o uso de imagens e construção de links. Busque ajuda.

Sem as ferramentas certas e o conhecimento adequado, dificilmente se consegue obter êxito

Durante todo o artigo passamos por diversas dicas relevantes de como construir um bom planejamento de marketing para qualquer negócio. Porém, fazer isso na íntegra exige um conhecimento específico. Muitos profissionais são especialistas na construção desse tipo de ação.

Por isso, o investimento em ferramentas certas e conhecimento adequado são necessários para garantir retorno sobre o investimento.

É por isso que obter orientação correta é fundamental e a Digitalents pode ajudar nesse processo de planejamento

A Digitalents está se reposicionando no mercado e se tornando um HUB de Negócios Digitais: oferecemos para as empresas a estratégia certa para atuar no mercado digital,  temos parceiros para investimento de marketing digital (viabilizando financiamento de campanhas), temos soluções para a gestão de pessoas (mentoria, capacitação de times, cuidados com a saúde mental, contratação de executivos com DNA Digital), planejamento para implementação de plataformas de e-commerce e EAD (ensino à distância) e muito mais soluções para o mercado digital!.

 

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