Quase um ano depois de entrar em vigor no país, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) provocou uma série de mudanças na regulação das informações obtidas pelas empresas. A implantação da legislação que cria regras para a coleta, tratamento, processamento e compartilhamento de dados foi um avanço, depois de tanto tempo em discussão, garantindo a proteção de direitos e liberdades fundamentais dos indivíduos.
O que até então era desconhecido e ficava a critério das empresas, a partir de 2020 foi submetido à regulação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. As empresas têm a obrigação de pedir a autorização para o uso das informações coletadas nos meios eletrônicos e criar estratégias e processos para garantir a proteção dessas informações.
Essas mudanças provocaram (e ainda provocam) alterações nas relações comerciais de consumo, principalmente, naquelas empresas que utilizam os dados de clientes para traçar o perfil e desenvolver estratégias de marketing digital, como campanhas de vendas, geração de leads, eventos, etc.
O avanço da Inteligência Artificial, Big Data e outras estratégias tornou a segmentação de dados fundamental para análises e desenvolvimento de estratégias de marketing digital. No entanto, com a LGPD, usar essas informações que são coletadas no ambiente online conforme navegamos na internet e usamos aplicativos de redes sociais, exige autorização prévia.
Para adaptar seu negócio à LGPD o ideal é buscar a consultoria de uma empresa especializada para analisar aquilo que realmente fará diferença na estratégia do seu negócio.
Mapear as informações armazenadas é fundamental, isso irá facilitar o processamento para classificar quais dados são sensíveis e aqueles que ainda não há autorização para o uso. Uma boa estratégia para essas informações que ainda estão na base da empresa, mas que não tem consentimento do cliente, é entrar em contato com eles por e-mail ou formulário dando a opção para o uso.
De qualquer forma, será preciso focar naquilo realmente importa para a comunicação da sua empresa com os clientes, assim, será possível coletar apenas os dados relevantes para desenvolver as campanhas. É preciso deixar claro para o cliente quais ações serão realizadas por meio da coleta das informações quando ele acessar o site e preencher os formulários na página.
A navegação no site da empresa ou marca revela informações valiosas, fundamentais para entender melhor o comportamento do cliente. Com a análise é possível identificar os interesses a partir da navegação, com base nas informações obtidas, personalizando as campanhas direcionadas para cada um. Mesmo com a LGPD, essas ações podem ser realizadas, mas com autorização prévia dos usuários.
Como é possível identificar em praticamente todos os sites, essas autorizações podem ser obtidas por meio de pop-ups, assim que o usuário acessar a página. Já nas redes sociais, por meio dos anúncios, a política de privacidade segue o mesmo caminho. É possível coletar as informações desde que os usuários saibam quais dados estão fornecendo, quais empresas terão acesso e a finalidade das informações.
Descumprir a LGPD pode resultar em punição e multas que podem chegar a 2% do faturamento das empresas, mas essa penalidade, por enquanto, ainda não está valendo. De qualquer forma, adequar todos os setores da empresa à legislação é fundamental, principalmente, na área do marketing digital pois são alterações que provocam impacto nas campanhas desenvolvidas pelas agências. O quanto antes adaptar as estratégias do negócio para coletar e trabalhar esses dados de forma responsável, fará a diferença para impactar os clientes.
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* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.
Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.