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Os benefícios do outsourcing na pandemia

Os tempos difíceis impõem desafios que obrigam todos a se reinventarem, criarem e superarem as incertezas para manter o negócio em pé, gerando rentabilidade e lucro, caso contrário, as chances de sucumbir diante da crise são grandes. Ao longo de 2020, muitas empresas tiveram que repensar o negócio para continuarem entregando serviços, só que dessa vez, a um custo menor, já que muitas tiveram redução nas receitas. 

Segue abaixo o que iremos abordar neste artigo.

  1. Como a redução de custo está aliado ao outsourcing?
  2. Redução de investimento em infraestrutura
  3. Mais tempo para o core business

 

Como a redução de custo está aliada ao outsourcing?

Em um cenário econômico de incertezas, foi preciso pensar na maximização dos resultados e, dentro desse escopo, muitas empresas buscaram medidas para reduzir as despesas sem perder em qualidade. Por isso, nesse último ano, o outsourcing ganhou mais espaço no mundo corporativo, principalmente, nas áreas de tecnologia e inovação. 

De tempos em tempos, as empresas observam novos mercados e caminhos diferentes que podem ajudar a alavancar os negócios e isso acaba modificando as relações de prestação de serviços. Com as soluções em outsourcing tem sido assim. 

Com o investimento na terceirização de alguns serviços, as empresas passaram a ter maior flexibilidade, contando com profissionais capacitados com os recursos necessários para atender a demanda do mercado sem comprometer o caixa da empresa. 

Com a redução de custos, o outsourcing se tornou um aliado da maioria dos negócios, pois, além de reduzir os gastos com uma equipe própria para desempenhar uma função que não faz parte do core da sua empresa, é possível alcançar resultados mais assertivos que irão proporcionar agilidade nos negócios. 

Redução de investimento em infraestrutura.

A empresa não terá a necessidade de investir em infraestrutura ou equipamentos para manter o serviço, já que o terceirizado se encarregará dessa retaguarda.

O outsourcing oferece ainda maior flexibilidade às empresas, sendo possível fazer adaptações, diminuindo ou aumentando os serviços de acordo com a necessidade daquele momento, bastando apenas solicitar ao fornecedor, bem diferente se você mantivesse uma equipe própria na empresa.

Mais tempo para o core business

De maneira geral, a terceirização dos serviços irá possibilitar que a sua empresa amplie o foco no que realmente é importante, no core business dela, poderá também ampliar as estratégias de crescimento e investimentos, otimizar o tempo na execução de tarefas, reduzir os encargos trabalhistas, contar com uma equipe especializada no ramo e ter à disposição mais qualidade na entrega.

Dessa maneira, a empresa e os gestores poderão “descansar” das operações que não fazem parte do core business e concentrar no que realmente importa, pois, sabem que há uma empresa externa especializada para a execução das tarefas e processos operacionais.

Durante a pandemia, a necessidade de implantar o home-office e de “abandonar” a sede física das empresas impulsionaram o outsourcing, que acabou ganhando mais espaço com o trabalho remoto na execução das rotinas que puderam ser terceirizadas, mantendo a produtividade em alta.

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da DIGITALENTS, consultora e palestrante sobre em Marketing Digital e E-commerce. Leciona no MBA da FGV em Marketing Digital e coordena diversos cursos de férias na área digital da ESPM-SP. Atuou como executiva de Marketing por mais de 20 anos e foi executiva de grandes empresas de diversos setores. Bacharel em Administração de Empresas pela FEA/USP, pós-graduada pela FGV/EAESP, possui MBA pela Business School SP com a Toronto University e estudou empreendedorismo na Babson College. Autora do livro “Estratégias de Marketing digital e E-commerce”, publicado pela Ed. Atlas em 2012.

 

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